Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa




Resenhas - Musashi


114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/06/2024

Musashi, escrito por Eiji Yoshikawa, é um romance histórico que nos transporta para o Japão feudal e narra a vida e as façanhas do lendário espadachim japonês Miyamoto Musashi. Publicado originalmente entre 1935 e 1939 em capítulos no jornal Asahi Shimbun, o livro se tornou um clássico da literatura mundial e é a obra literária mais vendida da história do Japão, ultrapassando 120 milhões de cópias em suas diversas edições1.

A história começa de forma antológica: Musashi recupera os sentidos em meio a pilhas de cadáveres após a famosa batalha de Sekigahara, em 1600. Ele perambula por um Japão em crise, onde samurais desbaratados, condenados ao desemprego e à miséria, semeiam a vilania ditando a lei do mais forte. Musashi, inicialmente um pequeno tirano, é capturado por um monge armado apenas de malícia e preceitos filosóficos zen-budistas. Sua jornada rumo à plenitude espiritual e guerreira o levará a enfrentar diversos adversários e a buscar a perfeição em sua arte da espada.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574480077
comentários(0)comente



spoiler visualizar
rscmenezes 02/06/2024minha estante
Espera só até você ler a parte 2. Fica ainda melhor!




Ogaiht 04/05/2024

O Maior Samurai do Japão
Miyamoto Musashi foi o mais célebre samurai da história do Japão. São tantas narrativas acerca de sua pessoa que às vezes é difícil distinguir o Musashi histórico do lendário.
Neste calhamaço de quase mil páginas e primeiro volume de dois, o autor Eiji Yoshikawa narra a história de Musashi desde o início quando volta vivo da batalha de Sekigahara, conflito que definiu os rumos do Japão e consolidou o xogunato da família Tokugawa pelos próximos 300 anos. Musashi volta da batalha com seu melhor amigo Matahachi, mas se envolvem com uma mulher e sua filha, que usam Matahachi para sair de onde vivem. Musashi, abandonado por seu amigo decide voltar sozinho para sua cidade natal, mas devido a seu temperamento agressivo entra em conflito com algumas autoridades locais e acaba sendo preso. Porém, fica sobe a guarda do monge Takuan, que o prende numa torre, onde fica por anos. Após ser libertado e passado anos estudando na prisão, Musashi viaja por todo Japão em busca de aprender com os melhores espadachins e evoluir sua técnica.
Apesar de ser um livro enorme, a escrita de Yoshikawa é muito prazerosa e leve, descrevendo a jornada de seu protagonista de uma forma bela e poética e misturando-a a própria historia do Japão.
comentários(0)comente



Henrique56 13/04/2024

Musashi: Um duelo entre o Amor e a Espada
Confesso que demorei para ler, porém quando a leitura engrenou, não quis mais parar, isto porque, de uma maneira fluída, Eiji Yoshikawa nos conta a história. Claro que há centenas de notas de rodapé, mas isso só melhora a experiência, já que por elas, é aprofundado temas como a paisagem e cultura, mas principalmente o contexto histórico e político vivenciado no Japão feudal do século XVI e XVII.

O livro retrata, desta forma, a vida de um espadachim itinerante, denominados ronin, após o desfecho da batalha de Sekigahara (1600), onde Myamoto Musashi, o protagonista, inicia sua jornada de aperfeiçoamento no caminho da espada. Pela história, nos é apresentado personagens importantes e que influenciam na vida de Musashi e que, consequentemente, a conturbam. Entre eles, uma bela moça que inicia o embate mencionado no título.

Pode se pontuar também que os primeiros livros: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento e O Céu, são uma referência ao gorin, os cinco elementos básicos de que se compõe, segundo o Budismo, toda e qualquer matéria, ou ainda os ciclos por que passa o espírito humano para alcançar a perfeição, começando pela terra impura até atingir o estágio mais alto, o céu. Levando para a concepção de Yoshikawa, cada um representa um estágio no aperfeiçoamento do guerreiro que Musashi virá a se tornar, começando pelo estágio mais baixo e chegando até o estágio mais alto.
comentários(0)comente



Alex 11/03/2024

Isso é uma obra prima
Essa não será uma resenha, pois esse volume 1 representa apenas metade dessa obra-prima.

Miyamoyo Musashi foi o rounin mais ilustre de todos os tempos, sua fama se espalhou pelo Japão, Asia e ocidente. E essa é uma das obras que o imortalizou. Não é uma biografia, mas a vida do samurai romanceada.

Nesse primeiro livro, veremos a vida do espadachim, desde a batalha de Sekigahara até o eletrizante duelo com uma verdadeira legião de samurais.

Posso dizer que, até aqui não entendi porque ele foi tão importante e marcante na história samuraica, mas acompanhamos apenas 7 a 8 anos de sua vida adulta. Porém, o final do livro da uma boa dica, de como ele se imortalizou através do caminho da espada.

Sobre a obra, digo que não tenho absolutamente nenhuma crítica, são quase 1000 páginas que eu li com prazer absoluto. Não há nenhum ponto a desmerecer o autor ou sua obra prima.

Musashi foi escrito para transformar o homem em lenda, para servir quase como hagiografia do velho bushi e é visível essa intenção, na essência do texto. Carregado de floreios e descrições que flertam com os contos e lendas orientais, mas, em nenhum momento, há elementos sobrenaturais. A composição é incrível, me senti lendo O Tigre e o Dragão sem os voos, sem a mágica, mas na mesma atmosfera encantadora e virtuosa.

Essa não é uma resenha, é apenas um apanhado de comentários, a resenha virá no final do volume dois. Por hora digo, vale cada minuto, cada página, a obra é belíssima, e eu estou absolutamente envolvido, num Japão feudal do século XVII e na trajetória do rounin sem eira nem beira, que ficou conhecido como um kansei (santo da espada).
comentários(0)comente



Rodrigo Arlindo 06/03/2024

Coisas que gostei nessa leitura:

A ambientação histórica desse tipo de romance sempre traz um apelo cultural muito forte para nós ocidentais: diminuir nossas ignorâncias sobre culturas orientais.

A relação de Musashi com a ideologia bushi numa sociedade em que ela parece não ser mais seguida tão à risca pela maior parte dos que se consideram samurais.

A diversidade de personagens que corrobora e demonstra a supracitada ambientação histórica.

site: https://www.instagram.com/p/Cewyenlrtge/
comentários(0)comente



Fran 15/01/2024

Lendário
O livro é Excelente e empolgante. Gosto muito dos personagens coadjuvantes como o Joutaro e Otsu. Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada. Mas vale muito a pena se entregar a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Moya2 07/11/2023

Pra chover no molhado: simplesmente épico
Demorei para criar coragem e ler esse calhamaço.
Que leitura fluida e agradável, apesar da violência impregnada do começo ao fim.
O aperfeiçoamento contínuo do samurai itinerante versus a abdicação da esperada vida cotidiana faz o personagem se remoer diversas vezes, equilibrando entre se entregar de corpo e alma ao estudo das artes marciais ou abrir mão de tudo por um motivo maior.
Bora pro segundo livro!
comentários(0)comente



Vitor Cano 10/08/2023

Aproveite a longa jornada
Foi uma leitura bastante demorada (>900 pág), principalmente porque eu costumo ler poucas páginas por vez nos deslocamentos entre casa-trabalho. Ainda assim, me prendeu do início ao fim.

Não é muito fácil gostar dos personagens principais, pois todos tem diversas ações questionáveis ao longo do livro. Mas é interessante como até certo ponto essas falhas humanas contribuem para caracterizar cada personagem e suas ambições e desejos. O livro tbm é uma ótima fonte para aprender sobre costumes do Japão, que reverberam até hoje.

Mas o que mais me prendeu foram as conexões que foram sendo desenvolvidas aos poucos entre os personagens, com alguns sendo inseridos ao longo da narrativa e criando novos conflitos. Nesse aspecto, me lembra bastante uma novela ou um Dorama clássico - espere por personagens exageradamente habilidosos e vários encontros improváveis ocorrendo por "coincidência" com certa frequência.

Recomendo a leitura. E, inclusive, fiquei com vontade de ler o volume 2
comentários(0)comente



Wolney.Garcias 11/06/2023

"Ai está uma oponente implacável" - Musashi falando sobre Osugi
Um livro para você ler durante um ano (Literalmente) - Que o amor que você tem por alguém seja o mesmo que Osugi tem por matahachi (e não ao mesmo tempo!). Fora esses dois elementos fundamentais nessa obra, é cada momento de reflexão que valem para a vida, além de ensinar que nem sempre tomar a iniciativa nunca é simples assim para tomar decisões. "Uns vivem na morte, outros morrem em vida." - Eiji Yoshikawa
comentários(0)comente



Gabriel 03/04/2023

Incrível
Musashi foi um achado maravilhoso que fiz em um sebo e que achei inicialmente que seria uma leitura cansativa e arrastada.

Graças a deus, eu estava errado: fiquei simplesmente chocado com tamanha fluidez e perfeição que é feita a narrativa desse livro. Foram 900 páginas que passaram voando, adorei cada tomo (achei o do fogo o mais lento) e fiquei admirado com a naturalidade com que os caminhos dos personagens sempre estão se cruzando, sem parecer algo forçado.

Parece que o livro foi escrito nos tempos atuais e não décadas atrás. Vale a pena demais ler pra conhecer a história dessa figura chamada musashi!
comentários(0)comente



Edu021 23/01/2023

Musashi - Volume 1
Livro bom, independente do tamanho, se lê com a maior facilidade. Cara, que história gostosa de ler. Passou que eu nem vi, já vou engatar no volume 2.
comentários(0)comente



114 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR