O Vampiro

O Vampiro John Polidori




Resenhas - O Vampiro


66 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Antonio 10/01/2022

Primeiro conto de vampiro
Este conto de Polidori se tornou referência para todo o imaginário de vampiro do ocidente. Redigido no mesmo encontro em que Mary Shelley escreveu Frankstein, é um clássico para quem gosta de histórias de terror.
comentários(0)comente



Lali 07/11/2021

A primeira história do vampiro na figura de um nobre tem pouco foco na imagem do vampiro e muito mais nas consequências de sua presença, o que torna o texto mais interessante.
comentários(0)comente



Almir Junior 17/10/2021

Talvez o 1° vampiro
Interessante conhecer esse clássico da literatura gótica. Pena ser um conto tão curto, se fosse uma história mais completa seria mais marcante. Polidori tem um talento pra histórias dantescas.
comentários(0)comente



Carla 08/09/2021

A verdadeira origem
Esse conto foi escrito por um amigo de Mary Shelley quando ela foi desafiada a escrever um conto de terror.

Polidori tbm escreveu o seu sobre um vampiro que desvirtua a sociedade com sua luxúria, ódio, amargura...

A ideia do vampiro sugador de sangue sai do folclore para chegar à literatura.

O vampiro que estraga tudo que toca e todos que conhece, provavelmente inspirado na figura de Lord Byron, foi originalmente publicado sob a autoria do próprio Byron e só depois da morte de Polidori atribuído ao seu verdadeiro escritor.
comentários(0)comente



Jessie 18/08/2021

O fim do romântico sob a luz da lua
Um conto escrito por Polidori para cumprir o desafio que Byron propôs a ele e aos seus outros convidados: Percy e Mary Shelley. 

A narrativa acompanha Aubrey e Lord Ruthven em suas viagens aos arredores da Grécia, até que alguns acontecimentos atingem o jovem Aubrey.

O conto também apresenta referências românticas ao descrever Aubrey como um garoto que idealiza sua realidade com base nos livros e poesias.

"Em suma, acreditava que os devaneios dos poetas eram a realidade da vida"

Antecedendo as obras Carmilla e Drácula, O Vampiro de Polidori também foi uma grande influência para as histórias desse mesmo ser sobrenatural, sendo nesse conto o surgimento do vampiro aristocrático e hipnotizante.

Mesmo sendo uma narrativa curta, e sendo assim, rápida, é possível perceber as diversas referências nas obras sucessoras. Como a força e o poder da noite sobre essas criaturas, e como as vítimas são afetadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rinaldo 05/08/2021

O Vampiro
Um livro...um conto na verdade desse ser tão enigmático que e um Vampiro...uma história de a época romântica e gótica.
comentários(0)comente



nicolehuberr 20/07/2021

Minha visão sobre a obra
Muito contente por ter concluído essa obra, idealizada por Polidori na auspiciosa noite na residência de Lord Byron, junto de Percy e Mary Shelley. Apesar disso, não me surpreendi com a narrativa, talvez por já conhecer o enredo da obra. Ainda assim, finalizar a leitura da narrativa em que consta a criação do vampiro aristocrático me deixa muito contente, especialmente logo depois de ter lido Drácula, que foi o que me instigou a buscar por este conto.
comentários(0)comente



Julia.Martins 25/06/2021

O vampiro clássico dos clássicos
John Polidori inaugura o mito europeu vampiresco com seu Lord Ruthven, vampiro aristocrático e sedutor que fazia suas vítimas pelas ruas de Londres e outros lugares da Europa. O conto de Polidori é fruto da famosa reunião e aposta entre os amigos e escritores ilustres Lord Byron, Mary e Percy Shelley e John Polidori em uma dia chuvoso na Suíça em 1816. Da aposta entre os amigos saiu Frankenstein de 1817 e O vampiro de 1819 - ambos clássicos do gótico do período Romântico. Carmilla e Dracula continuam sendo meus vampiros favoritos, mas Polidori ganha pelo pioneirismo que influenciou inúmeros autores do período, inclusive Le Fanu e Stoker.
comentários(0)comente



Ninasg 02/04/2021

O vampiro
Muito interessante conhecer a inspiração para os livros de vampiros mais recentes.
Mais uma obra que saiu da noite de encontro com Lord Byron, Polidori e Mary Shelley.
comentários(0)comente



Sarita Helena 15/03/2021

Gostei da leitura. Recomendo. Fico imaginando como foi "louca" a "festinha" do Lorde Byron, que deu origem a este livro e ao Frankstein
comentários(0)comente



aosperfilskoob 17/02/2021

Já tinha lido o conto no livro Góticos antes disso, pois é uma obra muito importante e faz parte de várias antologias.
Aqui o vampiro é apresentado e inaugurado como um personagem importante na obra em prosa, tendo aparecido antes em poemas. Eu adoro o conto e a aura de desespero que ele emana. Dá muita pena do protagonista Aubrey tentando livrar a sociedade (e o mundo) das garras de lord Ruthven. Que aliás, tem a aparência muito semelhante lord Byron... E Polidori era médico do poeta e viajou com ele, assim como Aubrey viaja com Ruthven e conhece seu lado mau.
Não contarei mais para não dar spoiler, mas é um ótimo conto, uma entrada magistral do vampiro na prosa.
comentários(0)comente



Matheus Goncalves 30/01/2021

Polidori descreve, através do seu vampiro, todo o desprezo que possuiu por Lord Byron. Sem saber, ele ajudou a refundamentar a figura mítica que tanto marcou a literatura gótica de forma universal. É graças ao vampiro de Polidori que nasce Drácula de Bram Stoker, e a criatura como crítica à aristocracia europeia.
comentários(0)comente



gabisinabook 06/11/2020

É um livro curtinho, mas isso não tira sua qualidade. Achei muito bom, é legal ver os clássicos do terror, ver as raízes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR