Thaisa 09/05/2024
A queridinha senhorita Miss Jane Marple, uma pacata e observadora velhinha que conhece perfeitamente a alma humana e já desvendou diversos mistérios na sua cidadezinha, St. Mary Mead, encontra com uma antiga amiga da época de colégio, Ruth Van Rydock, em Londres. Colocando o papo em dia, Ruth desabafa sobre estar preocupada com sua irmã, Carrie Louise - e arruma um pretexto para que Jane passe algumas semanas no casarão Stonygates, investigando o que está acontecendo com Carrie (que Marple também conheceu quando jovem).
Ao chegar ao local, nossa detetive amadora se depara com uma casa cheia: além da própria amiga, ela também conhecerá seu mais novo (e terceiro) marido, Lewis Serrocold; a filha amarga e rejeitada de Carrie, Mildred; a neta da proprietária, Gina, e seu marido americano; os enteados Stephen e Alexis Restarick, que estão passando as férias; o secretário de Lewis, Edgar Lawson, identificado com esquizofrenia; e o entrado de Carrie Louise de seu primeiro casamento, o bem-sucedido Christian Gulbrandsen, que aparece de surpresa para tratar de assuntos importantes.
Enquanto Miss Marple está conhecendo e analisando cada vez mais os hóspedes de Stonygates, uma tragédia ocorre: Christian é repentinamente encontrado morto - e uma das pessoas ao redor de Jane é o verdadeiro responsável por esse crime do qual não sabemos o motivo...
Esse livro foi simplesmente delicioso, bem fluido, seguindo as histórias mais típicas da autora, em que temos um assassinato em uma casa onde todos os hóspedes são suspeitos. O que eu mais gostei foi ter visto o protagonismo de Miss Marple aqui: a detetive de Agatha, infelizmente, aparece em diversas tramas muito mais como uma personagem secundária, apenas observando e dando seu veredicto, ao invés de ser protagonista - mas como esse enredo a envolve completamente, é interessante acompanhar sua linha de raciocínio, sua própria percepção de tudo e como ela escolhe abordar cada um dos personagens apresentados.
O final é surpreendente de certa forma, mas também levemente fantasioso - porém, é verdade que isso não estragou minha experiência de leitura.
Depois de "Assassinato na Casa do Pastor", essa é minha trama favorita com Marple e um bálsamo pra quem gosta dessa personagem tão querida de Christie!
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!