Fabio Shiva 24/01/2021
Miss Marple explica
Outro livro de Agatha que releio, para minha diversão e alegria. Dessa vez, não sei ao certo se lembrava alguma coisa da trama ou se o mistério é mesmo fácil de desvendar, mas desde o início já havia atinado com a solução. É certo que os romances protagonizados por Miss Marple, via de regra, são mais fáceis de desvendar que as histórias que trazem Poirot como o detetive.
Curioso como nesse momento em que o Brasil vive sob as garras de um insano genocida, tudo acaba evocando a triste figura de nosso desprezidente, como foi o caso dessa passagem:
“- Francamente, Mr. Serrocold, me parece que ele deveria ser recolhido ao manicômio. Gente que anda por aí dando tiros de revólver para resguardar o amor-próprio...! É preciso pensar na comunidade, compreendeu?”
Freud explica, como diria a própria Agatha, que nesse livro chega a trazer uma inesperada pitada de psicanálise para o seu mistério de assassinato:
“- Tudo o que se faz é intencional. Cada vez que o senhor esquece um nome ou um rosto, inspetor, é porque, inconscientemente, quer esquecer.”
E se Freud não explica, Miss Marple certamente explica...
https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/01/um-passe-de-magica-agatha-christie.html
site: https://www.facebook.com/sincronicidio