Laís 28/05/2017Genial!Tirza não é o único livro do holandês Arnon Grunberg, mas é considerada sua grande obra prima. Com uma escrita fluida e extremamente instigante, esse romance tem tudo pra te fazer roer as unhas de ansiedade.
Hofmeester é editor desde que se lembra. Seu trabalho não é algo que lhe de grande prazer, porém lhe da oportunidade de ter uma vida boa. É isso que importa para ele - as aparências.
Eis o cenário em que o livro se inicia: sua esposa, depois de três anos sem dar noticias, certa noite reaparece em sua porta. Uma de suas filhas, Ibi, já saiu de casa faz uns anos, pois nunca se deu bem com o pai. E Tirza, a sua rainha do sol, esta prestes a embarcar em uma viagem rumo à África com o seu namorado. Em meio a encontros e reencontros entre os familiares, Tirza e Hofmeester habitam a vida um do outro de uma forma, no mínimo, peculiar.
Desde o inicio, você nota um comportamento estranho nos personagens. O autor os desenvolve com tanta maestria, que ficou difícil não me envolver na loucura de cada um deles. Durante a leitura, passei a me questionar se era isso ou aquilo, criei teorias na minha cabeça e esperei, suando frio, as respostas. Mesmo muito intrigada em descobrir mais, foi perceptível certo incomodo.
O livro é o retrato de uma família que possui sua própria funcionalidade. A loucura de um é alimentada pela loucura do outro. Não foi uma leitura fácil, embora tenha sido muito prazerosa. Com a narrativa em terceira pessoa, Grunberg me prendeu completamente – só sosseguei quando terminei.
Tirza é, acima de tudo, uma obra que discursa sobre a loucura do ser humano. Sobre os seus reais desejos, medos e paixões. Fala sobre aquela vontade que você não quer aceitar, mas existe dentro de você, reprimida pelas regras da sociedade.
Hofmeester é controlador, obcecado, neurótico. E o mais incrível é que, durante a leitura, você passa a ser também. O autor criou um cenário tão impecável que, mesmo quando você termina o livro, a história permanece com você. Fazia um tempo que eu não me deparava com um personagem tão incrível e louco.
site:
https://www.instagram.com/_maniadelivro/