Nívine 30/05/2016
100 CARTAS DE UMA SAUDADE ♥
Do autor Ricardo Tagliaferro, 100 Cartas de uma Saudade, publicado pela editora autografia é um livro intenso, forte, diferente de tudo que já li.
Uma história que segue rigorosamente o seu titulo, 100 Cartas de uma Saudade é um livro que conta a história de Lincoln e sua eterna Manoella por cartas. Contada no frio da Serra gaucha, cada carta no livro transmite um sentimento diferente, uma tonalidade de humor referente ao dia da escrita de Lincoln e sempre se seguindo de um ano qualquer.
Lincoln vê o seu mais puro amor em Manoella, mas como na nossa vida, nem tudo é como queremos que seja, Ricardo retrata bem na história o quão o amor pode ser doloroso. Uma serie de consequências e de ações em cadeias, que todo aquele apaixonado vive: amor, esperança, medo, ilusões... Cada carta mostra o quão dolorosa pode ser quando “ a coisa mais importante da sua vida” se é roubada.
Durante minha leitura, pude perceber o quão a vida pode estar nos dando chances, como coisas podem acontecer e como muita das vezes a nossa felicidade pode estar de baixo do nosso nariz. Lincoln se mostra forte em meio de recaídas amorosas, em meio perda de amigos, distancia da família, sem o seu cachorro, em meio a muitas duvidas e perguntas...
Eu poderia aqui nessa resenha explicar a história em si, trazer vários acontecimentos que me chocaram, mas caso você leia perderia um pouco a magia. O que posso lhes dizer e que durante cada carta, cada dia, você é colocado em afronta com o medo, tristeza, ódio e amor... Mas se o amor e tudo e todas as coisas, como não sentir isso quando se ama?
Em meio a cada carta de saudade, o amor se mostra o quão vivo e como tão descrentes pode nos deixar. Como o primeiro livro do autor americano John Green, o livro do autor Ricardo Tagliaferro é em muitas partes “autobiográfico”, deixando tudo ainda mais vivo, com sentimentos a flor da pele.
O livro possui uma frase logo quando nos deparamos com a capa “ Nem todos que se vão conseguem voltar a tempo...”, e desde o começo da leitura ao seu fim, essa pergunta nos leva a pensamentos distantes e a reflexão: quando seu tempo de espera irá acabar?
Chorei horrores com o livro, me identifiquei muito em muitas partes, além de meus amigos terem sidos obrigados a me escutarem após a leitura de cada carta.
Um final surpreendente, de arrebatar totalmente o leitor, 100 Cartas de uma Saudade mexeu comigo como a muito tempo um livro não mexia, fiquei alguns dias ou semana de ressaca literária mas por uma leitura de encher, em partes, o coração ♥
“Um livro que mostra que nem todas as cartas de amor são clichês e que nem todos que se vão, tem a oportunidade de voltar a tempo.”