100 Cartas de uma saudade

100 Cartas de uma saudade Ricardo Tagliaferro




Resenhas - 100 Cartas de uma saudade


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Mari 13/12/2020

Preferido
É o preferido do meu coração.
Um amor que resiste ao tempo ?
Ricardo Tagliaferro sabe como envolver o leitor com maestria. Livro muito bem escrito, cartas de uma vida! Eu amo esse livro, uma obra-prima que tenho em minha estante e releio sempre que o coração pede por amor.
comentários(0)comente



Mandy Nerújo 27/03/2020

Extremamente deprimente e dramático
Uma história curta que tem uma premissa interessante mas peca pelo excesso. Excesso de melancolia e drama que em nada agregam a história. Por vezes me peguei criando teorias para o fim da história mas nenhuma delas se cumpriu. Um pouco decepcionante, dramático de mais e no fim não convence... :|
comentários(0)comente



Douglas 22/01/2017

Minha pequena caixa de cartas.
Alguns livros são como um convite para uma grande jornada, seja ela no ambiente onde a história acontece ou na mente do personagem principal. O livro "100 Cartas de uma saudade" do escritor Ricardo Tagliaferro é uma viagem para as terras gaúchas onde conheceremos o personagem principal da trama: Lincoln. O personagem conta através de cartas sua vida sem o grande amor da sua vida, Manoela, como a conheceu e a dor de viver cada dia sem ela, seus medos, suas pequenas alegrias, seus momentos que estão guardados eternamente em sua mente solitária e todo o vazio que sente em todos os dias.



A cada dia Lincoln escreve cartas para Manoela, algumas cartas são irônicas, várias são de cortar o coração em pedaços onde percebemos que ele viveu um grande amor onde a enxerga com olhares amáveis, a vê como uma pessoa perfeita. Será que Manoela era assim? Ou a paixão de Lincoln fez dele um tolo?



Cada carta é um novo capítulo em uma vida cinza, no ambiente agradável do Sul com os seus vinhos, o clima frio está em muitas cartas. Um ponto que devo mencionar é como o escritor descreveu cada lugar, senti que estava vivendo naquelas paisagens e criei essa visão em minha mente. Depois que li o romance fiz uma pequena busca no Google e todas as imagens mentais eram parecidas com as imagens reais daqueles lugares, o poder da imaginação tornou tudo vivo, novo e belo como as passagens do livro que me agradou em todos os sentidos. Sim, em alguns momentos reviver a dor de Lincoln e sua paixão foi bem doloroso, mas no amor nem tudo são cartas bonitas, flores ou sensações maravilhosas.



A escrita de Ricardo Tagliaferro é tocante, agradável e sabe conduzir o leitor, fazendo pequenas perguntas para pensar e refletir com as ações dos personagens que foram elaborados com cuidado, com detalhes essenciais que me fizeram sentir que conhecia aqueles personagens que estarão em pequenas memórias que fui guardando na minha mente. E em cada carta parece que a história vai seguir um rumo diferente, mas cada peça vai encaixando e nos capítulos finais parece que tem algumas peças que não foram mencionadas ou estão perdidas (será?). Vários sentimentos passaram pela minha cabeça com esta leitura e tudo valeu a pena, em alguns momentos me peguei sorrindo, em alguns derrubando uma lágrima solitária e em muitos momentos notei a esperança e a certeza que tudo ficará bem.
comentários(0)comente



Nívine 30/05/2016

100 CARTAS DE UMA SAUDADE ♥
Do autor Ricardo Tagliaferro, 100 Cartas de uma Saudade, publicado pela editora autografia é um livro intenso, forte, diferente de tudo que já li.
Uma história que segue rigorosamente o seu titulo, 100 Cartas de uma Saudade é um livro que conta a história de Lincoln e sua eterna Manoella por cartas. Contada no frio da Serra gaucha, cada carta no livro transmite um sentimento diferente, uma tonalidade de humor referente ao dia da escrita de Lincoln e sempre se seguindo de um ano qualquer.
Lincoln vê o seu mais puro amor em Manoella, mas como na nossa vida, nem tudo é como queremos que seja, Ricardo retrata bem na história o quão o amor pode ser doloroso. Uma serie de consequências e de ações em cadeias, que todo aquele apaixonado vive: amor, esperança, medo, ilusões... Cada carta mostra o quão dolorosa pode ser quando “ a coisa mais importante da sua vida” se é roubada.
Durante minha leitura, pude perceber o quão a vida pode estar nos dando chances, como coisas podem acontecer e como muita das vezes a nossa felicidade pode estar de baixo do nosso nariz. Lincoln se mostra forte em meio de recaídas amorosas, em meio perda de amigos, distancia da família, sem o seu cachorro, em meio a muitas duvidas e perguntas...



Eu poderia aqui nessa resenha explicar a história em si, trazer vários acontecimentos que me chocaram, mas caso você leia perderia um pouco a magia. O que posso lhes dizer e que durante cada carta, cada dia, você é colocado em afronta com o medo, tristeza, ódio e amor... Mas se o amor e tudo e todas as coisas, como não sentir isso quando se ama?
Em meio a cada carta de saudade, o amor se mostra o quão vivo e como tão descrentes pode nos deixar. Como o primeiro livro do autor americano John Green, o livro do autor Ricardo Tagliaferro é em muitas partes “autobiográfico”, deixando tudo ainda mais vivo, com sentimentos a flor da pele.
O livro possui uma frase logo quando nos deparamos com a capa “ Nem todos que se vão conseguem voltar a tempo...”, e desde o começo da leitura ao seu fim, essa pergunta nos leva a pensamentos distantes e a reflexão: quando seu tempo de espera irá acabar?
Chorei horrores com o livro, me identifiquei muito em muitas partes, além de meus amigos terem sidos obrigados a me escutarem após a leitura de cada carta.
Um final surpreendente, de arrebatar totalmente o leitor, 100 Cartas de uma Saudade mexeu comigo como a muito tempo um livro não mexia, fiquei alguns dias ou semana de ressaca literária mas por uma leitura de encher, em partes, o coração ♥
“Um livro que mostra que nem todas as cartas de amor são clichês e que nem todos que se vão, tem a oportunidade de voltar a tempo.”
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR