A época da inocência

A época da inocência Edith Wharton




Resenhas - A Época da Inocência


65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Amanda 09/11/2024

A enredo é muito bom.. só que metade do livro é praticamente descrevendo os objetos de luxo das cenas.
comentários(0)comente



maira178 25/10/2024

Inocência?
Numa sociedade guiada por normas sociais restritas, pelo "bom-tom" e "bom gosto", newland archer é noivo da jovem ideal: may welland é inocente e doce, a personificação da ideia da mulher "recatada e do lar".

quando a prima de may, ellen olenska, retorna à nova york buscando fugir de seu cruel marido, a sociedade não hesita em julgá-la, mas archer se encanta.

na obra acompanhamos então esse triângulo amoroso: de um lado, may e estabilidade; do outro, ellen e liberdade. dividido entre as duas possibilidades, newland começa a criticar a hipocrisia da sociedade em que vive.

a obra ganhou o prêmio pulitzer de ficção em 1921, tornando edith wharton a primeira mulher a recebê-lo. achei um pouco cansativa em alguns momentos, mas gostei e o final me surpreendeu.

nota: ????????
comentários(0)comente



trizisreading 24/09/2024

A época da inocência
A maestria de Edith Wharton ao retratar a sociedade burguesa da Nova York da década de 1870 é inegável. Sua habilidade em capturar as sutilezas e pressões sociais desse período faz com que o leitor seja transportado para a realidade rígida e sufocante daquela época. Contudo, apesar da profundidade com que a autora descreve o contexto e os dilemas de seus personagens, confesso que a história, em si, não me agradou completamente.

O protagonista, embora bem construído dentro da lógica da sociedade retratada, me pareceu imprudente e egoísta. Ele está prestes a se casar com uma mulher considerada o ideal daquela época, uma escolha perfeita aos olhos da sociedade, e ainda assim, toma atitudes que beiram a traição. Suas ações sugerem uma busca por algo que ele julga ser "amor verdadeiro", mas para mim, soaram como egoísmo mascarado de romantismo.

Entendo que o objetivo da obra seja mostrar um amor que transcende as convenções e os limites impostos pela sociedade, mas o que vi foi um homem que, mesmo tendo tudo nas mãos, se achava no direito de viver um "grande amor", sem consideração pelas consequências de seus atos. A história parece querer transformá-lo no último romântico, mas para mim, ele foi apenas um personagem que não me cativou.

site: https://www.instagram.com/trizisreading/
comentários(0)comente



Isabela354 29/08/2024

Amando clássicos :)
Incrível! A dramatização dos personagens e suas construções foram muito boas. Adorei este clássico. Realmente me envolveu na história e em seus conflitos. Um amor impossível. Uma "reviravolta" cheia de minúcias.
comentários(0)comente



Cami 19/06/2024

Bom
Demorei bastante tempo para ler esse livro. Ele é muito rico em detalhes e observações, mas isso faz com que o livro, às vezes, fique muito cansativo e entediante. A história em si me cativou por ter assistido ao filme, e em seguida decidi ler o livro. Confesso que com os detalhes do livro, pude compreender muito melhor a mensagem que o filme queria passar. É uma leitura que vale a pena, mas se você se entedia fácil com narrativas longas e em alguns momentos desnecessárias, talvez esse livro não seja pra você. No entanto, se você gosta da temática de Nova York e de toda a sua burguesia e riqueza, talvez esse seja o livro ideal.
comentários(0)comente



Antonio338 13/06/2024

Passei quase duas semanas na companhia de A época da inocência e todas as vezes em que penso no livro eu esboço um sorriso. brilhante, genial e também brutal: desde o título até a última linha, a Wharton retrata delicadamente essa nossa condição humana indivíduo X sociedade, explorando os limites da realização pessoal no meio social.

o homem precisa da sociedade para crescer, para tornar-se ele mesmo; mas ele também precisa de liberdade para ser quem ele é e para escolher quem ele quer ser (um paradoxo). como se realizar em uma época de restrição, de dever e conduta estritos? e aqui falo de um dever que mutila as perspectivas dos homens e das mulheres, tornando-os instrumentos desse sistema de dominação. Wharton não resolve isso de forma fácil, mas inúmeras vezes questiona a formação feminina na sociedade e a necessidade de lhes proporcionar seu direito de liberdade e igualdade, pois só assim a gente iria para frente.

e acho brilhante como os julgamentos do Archer são extremamente errôneos durante grande parte do romance. Ellen é tão inocente quanto May, que é tão não-inocente quanto Ellen. o problema está nos moldes em que esses personagens foram moldados, que impossibilitam qualquer tipo de desfrute de algo mais.

ao final, Wharton tece uma crítica sutil a esse modo de vida, por mais que não se desligue por completo da tradição, reconhecendo a necessidade de uma estruturação da sociedade. é um romance sutil, nada inocente, principalmente levando em consideração alguns aspectos da biografia da Wharton. favorito da vida, ainda vou precisar de muitos anos pra digerir tudo isso.
comentários(0)comente



SamuelSan 06/06/2024

Livro cheio de detalhes de época, mas as referências ajudaram bastante. Alguns capítulos eram apenas uma encheção de linguiça, e outros eram empolgantes. O final não é um clichê o que me agrada bastante.
comentários(0)comente



Yasmin770 04/06/2024

O amor de Newland era tão absoluto
?foi você quem me fez entender que por baixo do tédio existem coisas muito boas,sensíveis e delicadas que tornaram insignificantes até mesmo aquelas que eu mais amava em minha outra vida.?
comentários(0)comente



Haddie 04/05/2024

Mto bom
Um livro que vale a pena ser lido , achei um pouco cansativo de início, mas depois ficou bastante interessante
Um história que se passa antes do ?telefone ? com mtas regras de etiqueta , envolta num ambiente da alta sociedade nova-iorquina
Interessante de comparar com os valores de hoje ? e tbm trazendo a realidade, que nem tudo sai como se planeja , e que muitas vezes o dever fala mais alto
comentários(0)comente



Gabi Garcia 23/04/2024

Olha, ainda em choque com o final, porém não tanto. Se é que me entendem rs. Creio que o livro nos trouxe uma história totalmente pautada nos costumes da época, logo ?. Algumas lógicas atuais realmente não seriam obedecidas. A leitura é linda, e profunda e é sensível.
comentários(0)comente



Paula 28/02/2024

A época da inocência
A época da inocência (1920), de Edith Wharton é um romance publicado após a Primeira Guerra Mundial e ambientado na década de 1970, após a Guerra Civil Americana. Constitui um retrato detalhado da sociedade novaiorquina aristocrata. O enredo gira em torno de Newland Archer, um advogado, noivo de May Welland. Quando a Condessa Ellen Olenska, prima de May, retorna da França, fugindo de um casamento infeliz e buscando divórcio, é vista com maus olhos por sua comunidade. Newland Archer, no entanto, acha sua postura interessante e até defende a liberdade de Ellen em sua roda familiar. Assim, ele se vê dividido entre a estabilidade proporcionada por May Welland e a liberdade inspirada por Olenska.
A autora descreve muito bem - e às vezes de modo intencionalmente maçante - o código de conduta social hipócrita, baseado no bom-tom e nas aparências. O Circunstâncias como adultérios, corrupção e falência financeira são acobertados pela sociedade. O conceito de ?vida perfeita? é trabalhado, por Wharton, como uma ilusão, e esse ainda é um tema muito atual.
Boa leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renata_ Pandora 19/12/2023

Super interessante e inteligente
?ERA A MANEIRA COMO A VELHA NOVA YORK TIRAVA A VIDA ?SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE?: A MANEIRA DAS PESSOAS QUE TEMIAM O ESCÂNDALO MAIS QUE UMA DOENÇA, COLOCAVAM A DECÊNCIA ACIMA DA CORAGEM E ACHAVAM QUE NÃO HAVIA NADA MAIS GROSSEIRO DO QUE UMA ?CENA?, EXCETO A CONDUTA DE QUEM A PROVOCAVA.?
comentários(0)comente



Gabriela.Andrade 03/12/2023

No fim da primeira metade do livro achei que a história deu o que tinha que dar, mas na segunda parte entendi o que a Edith quis passar com a história e só reiterei o que observei ao ler a introdução
Bom livro
comentários(0)comente



cmoiframboise 18/10/2023

Fiz uma excelente escolha de leitira
Comprei esse livro ocasionalmente na bienal e não sabia ao certo o que esperar dele.
Essa obra me surpreendeu positivamente. Fui cativada pela escrita magnífica e pela forma fluída que é narrada a história.
Definitivamente não é mais um clichê de um romance de época datado. É muito mais que isso: uma denúncia da sociedade tradicional de uma Nova York irreconhecível. O que explica bem o título da obra.
Foi interessante ler o livro pensando que o foco seria no casal e, na verdade, a narrativa ser muito mais complexa e envolvente do que uma simples história de amor proibido.
Enfim, as reviravoltas foram muito empolgantes, ainda mais considerando a época em que foi escrito.
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR