smarinacastro 28/06/2024
Esse livro é ABSOLUTAMENTE incrível! Um estudo justo, bem embasado e, mais importante de tudo: realista. Os dois primeiros capítulos, que falam sobre o início da luta anti-imperialista na Coreia e a Guerra, são muito esclarecedores. O terror pelo qual o povo coreano passou durante o domínio japonês e, principalmente, durante os MASSACRES REALIZADOS PELOS EUA E ACOBERTADOS PELA ONU, justificam completamente a super militarização do país, como um recurso de dissuasão. Além disso, mais pra frente, o livro também aborda questões socioeconômicas e de diplomacia, principalmente relacionadas a China e a União Soviética. Nos últimos capítulos são discutidas questões mais atuais, como o governo do Kim Jong Un e suas repercussões internas. A última seção, que fala sobre a RPDC vista por dentro, é super interessante.
Eu gostei muito da escrita do autor. Apesar de ser um texto bem denso e cheio de informações, a leitura não é chata. Muito pelo contrário.
Enfim, seria cômica, se não fosse meio trágica, a quantidade de desinformação que circula como verdade absoluta sobre a Coreia do Norte no Brasil (e talvez na maior parte do mundo). O senso comum é quase 100% baseado em histórias ridículas que, como o autor menciona na introdução, são sistematicamente introduzidas pelo governo estadunidense, numa campanha de demonização de uma nação que, incrivelmente, se tornou poderosa demais para o gosto deles. É muito importante se livrar dos fantasmas ideológicos que os Estados Unidos criam para justificar o seu domínio no mundo inteiro. E essa série de livros faz exatamente isso. Recomendo demais!
"Por toda parte há sinais de que hoje, como no passado, há jovens que não estão dispostos a aceitar o mundo tal como se configura em nossos dias. Mas, quaisquer que sejam as formas de lutas escolhidas, é preciso conhecer as experiências revolucionárias do passado".