O Caminho do Peregrino

O Caminho do Peregrino Laurentino Gomes...




Resenhas - O Caminho do Peregrino


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Marcos5813 27/11/2015

Um olhar para a realidade e o ser
Livro muito bom do Laurentino Gomes e Osmar Ludovico. As pinceladas jornalísticas do Laurentino, hábil com as palavras e o estilo prosaico de escrever, típico de um jornalista, e o olhar ao mesmo tempo teológico e crítico, contam a perigrinação do homem mais importante da história a pissar no planeta terra. Baseado nas Sagradas Escrituras, tenta com êxito alcançar um pouco a profundidade dos ensinamentos e atitudes do Cristo Jesus. Muito bem escrito e muito bem contato de alguns ensinamentos e atitudes de Cristo. O estilo jornalístico faz perder um pouco o aprofundamento teológico, mas necessário para falar de perigrinação, atento a realidade e a trilha rspiritual.
comentários(0)comente



Soutotostes 07/12/2015

Esperava mais
Não dá pra dizer que o livro não é bom, mas esperava muito mais. Na verdade, ao associar a obra ao nome do autor Laurentino Gomes, esperava uma pesquisa maior sobre Jerusalém, como é prometido no título. O livro traz reflexões bíblicas e a palavra de um guru, Osmar Ludovico, que é apresentado de forma pomposa pelo famoso autor de livros de história. O bom do livro é o trecho que parece ter sido escrito por Laurentino, que descreve a cidade de Jerusalém e alerta para os turistas que procuram a cidade santa, que de "santa" parece que não tem nada, pois nem paz entre as religiões dá pra falar que existe.
As palestras do Ludovico poderiam constar separadas no título, que não entrega o que promete. De peregrinação há muito pouco na obra, mesmo que o autor tente ampliar o conceito do que é ser peregrino.
comentários(0)comente



Solfieri 12/04/2017

O livro é extremamente superficial. As meditações parecem com auto-ajuda, eivadas de um sentimentalismo barato e sem nenhum vínculo histórico-institucional com o Cristianismo: estão repletas de banalidades.

Aliás, chega a ser risível comentar o episódio dos vendilhões no Templo da seguinte maneira:

«Que o exemplo de Jesus nos ensine a nos indignar contra o mal, expressar nossa ira e agir com coragem e determinação contra a profanação e a injustiça, mas de forma adequada, não violenta, sem machucar ninguém, sem destruir nada» (p. 100).

A melhor parte do livro são, de longe, os quadros com curiosidades históricas (e.g. que no lugar onde Abraão ia sacrificar Isaac está hoje uma mesquita e já esteve, no passado, o Santo dos Santos do Templo de Jerusalém), mas eles são muito poucos. E, ainda assim, a qualidade da informação é duvidosa, porque de um livro que diz (mais de uma vez) que Constantino tornou o Cristianismo religião oficial do Império em 313 não se pode esperar muita acurácia histórica.
comentários(0)comente



Gaspa 29/11/2018

Pequeno livro escrito a quatro mãos pelo famoso historiador pop brasileiro Laurentino Gomes e pelo conselheiro espiritual Osmar Ludovico, que acompanhou o primeiro em uma viagem de peregrinação à Israel. Gostei bastante do livro, mas reconheço que é bem heterogêneo e com altos e baixos. A primeira parte, a cargo de Laurentino, traz muitas curiosidades históricas e contextualizações deveras úteis. A partir do momento em que se trata das reflexões de Ludovico - que também trazem informações históricas - fiquei com um sentimento de que o texto fica um pouco pueril em alguns momentos. Há um certo exagero nas comparações entre os relatos bíblicos e as situações cotidianas do leitor, ou seja, o autor dá uma 'forçada na barra' quando tenta traçar paralelos entre determinados fatos históricos e nossa vida. A ironia é que uma das características mais marcantes do personagem central - Cristo - é a facilidade e atemporalidade do discurso por parábolas. Isso faz com que o livro não seja exatamente voltado aquele leitor acostumado a literatura teológica e filosófica mais profunda, mas sem dúvidas é uma ótima referência para o público interessado em temas de fé ou, principalmente, quem pretende viajar ou viajou à Israel e território palestino.
comentários(0)comente



danimaccedo 06/08/2020

Todos nós somos, de alguma forma, peregrinos neste mundo.
Laurentino Gomes faz uma breve introdução sobre a Jerusalém dos tempos mais remotos e a Jerusalém atual, tomada pelo comércio religioso e barulho incessante. Além de trazer uma reflexão para o leitor... O que é ser peregrino?

... Há uma diferença entre ser turista e peregrino. O turista olha para fora. O peregrino volta-se para dentro de si mesmo enquanto caminha.
... É possível ser um bom peregrino sem nunca sair de casa ou deixar a cidade em que nasceu. Nesses casos, a viagem se dá para dentro de si mesmo. A peregrinação é uma analogia da própria vida: todos nós somos, de alguma forma, peregrinos neste mundo. A rigor, não sabemos bem de onde viemos, por que estamos aqui ou para onde vamos. Ainda assim caminhamos.

As partes seguintes do livro foram escritas em parceria com Osmar Ludovico e reúne meditações sobre trechos da Bíblia, a vida e a obra de Jesus Cristo, e nos leva a refletir o que Cristo espera de nós enquanto peregrinos nesta terra.

Para quem é um bom conhecedor da Bíblia o livro pode parecer mais do mesmo. Mas para quem não tem muito contato com as escrituras é um bom livro para conhecer um pouco mais sobre a vida de Jesus.
comentários(0)comente



Jeferson Souza 05/08/2021

Para refletir...
Livro escrito em parceria entre dois autores que fizeram juntos uma peregrinação por Jerusalém.

No livro aprendermos a história de Jerusalém que é o berço das maiores religiões monoteístas do Mundo, suas intrigas políticas e religiosas.

Mas o principal objetivo do livro usar dos evangelhos para meditar e refletir e entender um pouco da vida de Jesus Cristo tornando-se assim um verdadeiro peregrino.

"A experiência do peregrino é a de se tornar mais parecido de Jesus Cristo ao longo da vida."
comentários(0)comente



Angelica396 12/09/2024

Eu esperava mais desse livro
Não acho que o livro tenha me acrescentado muita coisa. Nada de novo nem no conteúdo, nem na linguagem. Mais informativo do que espiritual. Mesmo assim recomendo a leitura para quem quer fazer uma revisão sobre o cristianismo.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7