its ranna 28/11/2022
Todos deveriam ler
É a terceira vez que leio esse livro e sempre me emociono e aprendo algo novo. Fala, em uma linguagem muito fácil de se entender, sobre uma família rica na época da escravidão no Brasil, através dos olhos de uma das filhas que era solteirona, a gente pode acompanhar a vida de todos naquela época: tanto brancos quanto escravos. Percebemos como a vida massacra nosso orgulho e às vezes nossa felicidade.
Mana Rosa fala sobre a vida de seus pais, sua casa muito feliz cheia de irmãos e primos, e quando sua irmã mais bonita, Maria Letícia, se casa com o amor de sua vida, ela vai viver com eles pra ajudar com as crianças. Após sofrer muito, Maria Letícia que era muito orgulhosa, se torna uma mulher madura que pensa muito no próximo. Antes da Abolição, a gente acompanha todo o caminho que levou até a liberdade dos escravos e como isso afetou a todos. O livro ainda acompanha a abolição e um breve período após, momento em que todos os fazendeiros se empobreceram por falta de mão de obra, procurando imigrantes para trabalhar desesperadamente.
O livro obviamente tem muitas frases racistas e preconceituosas contra os negros, e também percebemos o machismo em toda a estrutura social daquela época, mas isso era algo normal naquela época e apesar de doer o coração saber que era assim, devemos ver que superamos grande parte disso.
Eu com certeza acho que esse livro deveria ser mais conhecido, é bem semelhante á outra obra da escritora "Éramos Seis", apesar de não ser tão conhecido quanto. Acho ele incrível e recomendo á todos