O confidente

O confidente Héléne Grémillon




Resenhas - O Confidente


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Camila1856 31/05/2024

O Confidente é um livro impactante: não consegui parar de ler!
Confesso: tenho esse livro há bastante tempo e me vergonho de nunca o ter lido até o presente momento. Escrito pela francesa Héléne Grémillon que hoje já escreveu outros livros (não publicados no BR), mas que na época O Confidente era seu romance de estreia, publicado originalmente em 2010 e aqui no Brasil em 2015, o volume se tornou um fenômeno de vendas e foi traduzido para diversos países.

Estou tão efusiva que nem sei por onde começar: O Confidente é um livro que desde a primeira página me empolgou bastante, quase não conseguia parar de ler e, quando o fazia, a história ficava às voltas na minha cabeça.

Aqui iremos acompanhar, basicamente, duas histórias: uma que acontece no presente e cuja personagem é Camille que após a morte de sua querida mãe começa a receber cartas de condolências, porém, ao abrir uma delas se depara com essa carta diferente; a outra história é narrada através dessas cartas que que relatam a história de duas pessoas: Louis e Annie. Ambos se conheceram na infância e se separaram devido a aproximação de Annie com uma senhora que se mudou para o vilarejo deles. Essa história das cartas aconteceram entre o ano de 1938 e 1942.

Camille fica confusa ao receber essas cartas misteriosas e, a princípio, acredita que é de um escritor anônimo (pois ela é editora de livros), mas depois imagina que sejam cartas destinadas a outra pessoa. Sem informações sobre o remente, ela fica sem saber o que fazer. No entanto, à medida que lê as cartas, percebe semelhanças com a sua própria vida, levando-a a questionar se realmente são para ela e se essas revelações podem transformar tudo o que ela sabe sobre sua existência. Não, isso não é spoiller, pois essa dedução é feita bem no começo do livro e qualquer leitor pode fazê-la sem dificuldade.

Como já mencionei, O Confidente, traz uma narrativa conduzida em primeira pessoa por Camille e pelas cartas que recebe de um desconhecido e posteriormente pelo envio de um "diário". Isso proporciona uma compreensão bem detalhada tanto da história passada quanto das emoções e reações de Camilla ao ler; A força dela, ao enfrentar a morte da mãe, as descobertas sobre seu passado e sua gravidez, tudo isso é impressionante. Consegui empatizar com a história tanto do passado quanto do presente de uma forma ímpar.

Finalizei O Confidente tão eufórica e soltei um palavrão para externar minhas emoções, porque a autora, Héléne Grémillon , conseguiu transmitir sentimentos de maneira intensa e envolvente, criando uma experiência absolutamente marcante para o leitor. A incerteza que paira em toda a narrativa e também sobre o desenrolar da trama, sobretudo, porque temos alguns plots mantêm o leitor engajado.

Sem dúvida, O Confidente é uma história rica em emoções e personagens fortes, ambientada também durante a Segunda Guerra Mundial (tema do último livro que tinha lido antes deste: O Segredo da Livraria de Paris) é capaz de nos deixar sensíveis ao vermos esse fato histórico sob outras perspectivas, ao passo que também vai trabalhar a relação de mãe, filho e família. Simplesmente amei e recomendo demais para quem curte romances históricos centrados em eixos familiares.

site: www.delivroemlivro.com.br
comentários(0)comente



Juliana990 16/05/2022

Não conhecia a autora, mas história muito interessante. Passado e presente se encontram e o desenrolar se dá por meio de cartas escritas por um desconhecido. Ótima leitura!
comentários(0)comente



anabeaz 23/05/2021

Muito legal, merecia bem mais reconhecimento
Fiquei impressionada com o final, é incrível
comentários(0)comente



Nina 29/01/2021

Livro doentio do início ao fim
Sem dúvida, o pior livro que já li. Apesar de envolvente e surpreendente, contém uma quantidade absurda de características que mostram as piores faces do ser humano. Apresenta inúmeros gatilhos para pessoas mais sensíveis, envolvendo temas como pedofilia, abuso psicológico e morte. Apesar de ter lido até o fim, me arrependo de não ter tido força suficiente para largá-lo pela metade, já que me provocou sentimentos tão negativos que gostaria de, simplesmente, poder apagá-lo de minha memória.
comentários(0)comente



Sparr 16/08/2020

Uma Surpresa Incrível e interessante!!
CONTÉM GATILHOS
Comecei a leitura pensando que me depararia com um romance de época, me deparei com uma trama para esconder a verdade, em meio aos acontecimentos da invasão alemã em Paris durante a Segunda Guerra.
É difícil lidar com a inocência se perdendo por escolhas e também pelas sombras da guerra. Mudam a geografia, mudam as pessoas, mudam todas as coisas...
Camille precisa lidar com uma vida cercada de mentiras e então com muitas verdades, todas igualmente dolorosas. O livro traz para a cena discussão de temas como: o que é o corpo da mulher, abuso psicólogico, pedofilia, suicídio, gravidez e aborto, tudo isso ainda se torna mais complicado dada à época e o cenário: Segunda Guerra Mundial em pleno poderio do Reich Alemão... Apesar do peso, gostei da leitura, e me senti envolvida demais para largar até terminar. A narrativa ocorre em primeira pessoa e epístolas. A escrita varia entre a linearidade e a profundidade. Uma experiência que gera impacto e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre grandes aspectos de nossa atualidade. Gostei muito mesmo.
comentários(0)comente



Aventura de aprender 31/12/2018

O livro é excelente, apesar de lento e meio confuso no começo. Por essa razão, é até difícil fazer uma resenha sobre ele. Não posso dizer mais nada além da sinopse para não dar spoilers, mas alerto que a história apresenta três pontos de vista. Esse recurso no começo confunde bastante porque os relatos em alguns pontos são muito diferentes, mas no final entendemos que cada um quis “puxar para o seu lado”, e o que conecta cada uma das narrações.

Há várias cenas muito indecentes e outras bem nojentas (como métodos antigos usados no passado), mas pelo menos para adultos não é desaconselhável. Apesar de todos os erros e pecados expostos, podemos ver claramente que eles não foram justificados como coisas normais ou corretas. A autora do livro mostra claramente que pecados e más escolhas tem consequências irremediáveis, tanto do passado quanto do presente:

“Fingindo salvar a mulher da escravidão da maternidade, o aborto lhe impõe uma outra forma de escravidão: a culpa (...) Se não formos mais responsáveis pela vida que criamos, onde é que vamos parar? Seremos responsáveis pelo que?”.

A partir das consequências das nossas ações podemos escolher entre viver em estado de negação que por fim vai nos destruir, dar um novo rumo para a vida, ou assumir os erros e tentar fazer diferente. Os personagens do livro tomaram essas decisões e vemos claramente os resultados.


site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46176609-outros-livros-lidos-em-2017
comentários(0)comente



Karini.Couto 07/04/2016

A história se passa na França e conhecemos Camille que perdeu a mãe recentemente e após essa perda ela passa a receber cartas de pêsames; porém em meio a essas cartas, Camille se depara com outras que contam uma história, algo intrigante e diferente das outras, mas que promete mudar o rumo de tudo ao seu redor.

As cartas contam a história de Louis e Annie no período da segunda guerra mundial, duas pessoas que se conheceram ainda quando crianças e cresceram sempre unidos, mas as coisas mudaram quando Annie se tornou amiga de uma senhora que foi morar no vilarejo. As cartas parecem estar fora do contexto deixando Camille acreditar que as mesmas estão sendo enviadas a pessoa errada, infelizmente não há remetente para que possa informar o ocorrido a quem quer que as esteja enviando. Porém logo Camille se dá conta de que tem muito em comum com o que está sendo relatado nas cartas e começa a acreditar que as mesmas não são apenas um engano.. E é aí que Camille acorda para a vida e percebe que essas cartas prometem revelar muitos segredos horríveis e desoladores e que irão mudar sua vida para sempre!

A cada carta ficamos pensativos e absortos em tudo que está sendo relatado, aos poucos percebemos que mentiras levam a mais mentiras e podem mudar o curso de uma história, mas que jamais a mentira fica oculta por muito tempo e quando reveladas terão caráter impactante no presente, como teve no passado.

Este livro foi uma grata surpresa por toda sua delicadeza na escrita; narrado em primeira pessoa percebemos os sentimentos que envolvem cada carta e também cada momento que Camille concluía sua leitura. O livro é recheado de surpresas e Camille é um personagem muito forte, intrínseco e que faz toda a diferença no enredo que foi desenvolvido.

O Confidente traz uma história que irá mexer com o leitor e transformar sua leitura em algo fantástico com emoções que saltam às páginas, o livro tornou-se muito especial!
Crica 07/04/2016minha estante
Adorei já pus na minha lista




Ana Lima 02/03/2016

Surpresa boa
Camille trabalha em uma editora e é a responsável por receber os originais de autores interessados em publicar suas histórias. Após a perda de sua mãe, uma enxurrada de cartas de pêsames chega pelo correio, as quais Camille apenas anota o remetente para posteriormente responder com palavras genéricas em agradecimento.

Dentre essas cartas, uma lhe chama a atenção: é endereçada a ela, porém sem remetente. Ela abre e se depara com muitas páginas, assinadas como Louis. A princípio Camille pensa ter recebido por engano - quem sabe não é uma outra Camille quem devesse estar lendo aquela história? - ela então passa a procurar quem pode ser o destinatário original, mas as cartas continuam a chegar, provando que ela é realmente quem deve ler aquela história.

As cartas contam a vida de Annie, uma garota de um pequeno vilarejo na França que passa a frequentar a casa da misteriosa senhora M. A história é contada do ponto de vista do próprio Louis, que a conheceu durante a infância e mantinha uma paixão secreta por ela. Aos poucos, os acontecimentos na vida de Annie se misturam à invasão da França pelos Alemães na segunda guerra mundial.

A cada página vamos conhecendo mais da história de cada personagem - Annie, senhora M, Louis, Camille, sua mãe... São histórias dentro de outras histórias, contadas por cada um dos envolvidos. Esse foi o principal ponto que me fez não conseguir desgrudar do livro. Cada capítulo deixava um gancho para o próximo, sendo impossível fechar o livro antes de descobrir tudo!

Além disso, a forma como os episódios da Segunda Guerra são contados não deixam a história principal em segundo plano, sempre contextualizando a trajetória de Annie dentro dos acontecimentos históricos da época. Isso, de alguma forma, me ganhou!

Vale lembrar também que não só a história de Annie, Louis e senhora M. são contadas. Temos também, em paralelo e em capítulos intercalados, a históra de Camille, que vai aos poucos descobrindo que aquela misteriosa história entregue pelos correios tem muito mais a ver com sua própria vida do que ela imagina.

Enfim, esse livro foi uma das grandes surpresas que tive atualmente, e com certeza durante o ano de 2016, apesar de ainda estar no início! Foi emoção e surpresa a cada novo capítulo e o livro me surpreendeu até a última página - e digo isso literalmente mesmo! Quero agradecer à editora Aeroplano pela oportunidade de conhecer essa obra e com certeza recomendo a todos que gostam de histórias surpreendentes que fogem do normal.

site: www.poesiadestilada.com
comentários(0)comente



Fernanda 12/02/2016

Resenha O confidente
RESENHA NO BLOG

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/02/resenha-o-confidente-helene-gremillon.html
comentários(0)comente



Livros e Citações 11/01/2016

História completa, repleta de sentimentos e emoções
Autora: Hélène Grémillon
Editora: Aeroplano
Páginas: 256
Classificação: 4.5/5 estrelas

http://www.livrosecitacoes.com/?p=149400

Após a morte de sua querida mãe, Camille começa a receber cartas de condolências. Quando finalmente tem coragem, ela inicia a leitura delas, e descobre, entre elas, uma carta que não é exatamente como outras. É destinada a ela, mas, se trata de uma história sobre duas pessoas: Louis e Annie. Ambos se conheceram na infância e cresceram juntos, porém se separaram quando Annie virou amiga de uma senhora que se mudou para o vilarejo deles.

Camille não entende o motivo de estar recebendo tais cartas. Ela acredita ser um engano, que estejam enviando para a pessoa errada. Mas como não tem nenhuma informação de remetente, ela não sabe o que fazer. E se as cartas, na realidade, fossem para ela mesmo? Camille começa a acreditar nisso quando a história das cartas progride e ela percebe algumas semelhanças com a sua vida. E se as informações contidas nessas cartas mudassem tudo que ela sabe sobre a sua vida até aquele momento?

Recebi esse livro como cortesia da editora Aeroplano e não sabia muito bem o que pensar sobre ele. Na verdade, não esperava muito dele. Mas, ao pesquisar, descobri que O Confidente é um sucesso na Europa e que foi escrito pela jornalista Hélègene Grémillon.

"Nunca sabemos como é morrer até morrermos de verdade."

Não contei muitos detalhes da história, acredito que uma das melhores maneiras de o ler é sem saber muito sobre o que irá acontecer. Durante a leitura, eu não fazia a menor ideia do que aconteceria a seguir e há todo momento eu tinha uma surpresa diferente. Esse foi um dos maiores motivos por ter gostado tanto dele.

O Confidente tem sua narrativa feita em primeira pessoa por Camille e também pelas cartas que a mesma recebe, escritas por um desconhecido. Dessa forma, conseguimos entender melhor a história que ocorreu no passado e o que a personagem está sentindo e como está reagindo a isso. Fiquei impressionada pela força dela, ao lidar com a morte da mãe, com o que está descobrindo e com sua gravidez. Ao invés de ficar se lamentando, ela conseguiu enfrentar tudo e sozinha.

"Não são os outros que nos infligem as piores decepções, mas, sim, o choque entre a realidade e o entusiasmo da nossa imaginação."

O sentimento que a autora conseguiu nos passar através dessa história foi incrível. Até agora não sei como lidar com todo o enredo e o que faria se fosse eu no lugar da personagem. O Confidente é uma história completa, repleta de sentimentos e emoções, com personagens fortes e intrigantes, como plano de fundo a segunda guerra mundial e o maior amor que pode existir: o amor entre mãe e filho.

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com/
comentários(0)comente



Biblio Indicativa - Ana Luiza 07/01/2016

Minha nossa senhora dos livros, que tapa na cara levei! Blog Spoiler Literário!
Minha nossa senhora dos livros, que tapa na cara levei!
Bem, "O Confidente" se passa na França (por isso que tem a Torre Eiffel na capa) e o formato de como a história é contada é bem diferente. A princípio mostra a Camille que é uma editora lidando com a recente morte da mãe, com todos aqueles lamentos, lembranças e cartas de consolo que realmente deve ser terrível, porém, em toda terça feira ela vem recebendo cartas anônimas com uma história do passado e é aí que se encontra o outro período. A história das cartas ( que não são esclarecidas se são verdadeiras ou não até o final ) se passa na época da segunda guerra mundial comandada por Hitler, onde a Alemanha atacou a França que é o local onde se passa a história de Anne, Paul, Louis e Elisabeth.

Meu ponto de vista com relação nessa obra é bem simples até : somente o considero como um clássico! Sinceramente não sei como as pessoas não chegaram a colocar esse livro em um pedestal kkk brincando, mas creio que se tu ler ele vai ter a mesma sensação que tive ao ler tantas obras "fascinantes" (como o próprio The New York Times publicou).

Um conselho pra ti que não leu o livro e está na tua estante, coloque ele no topo da sua meta de leitura e pra você que ainda não possuí um exemplar, não perca tempo pois esse vale a pena investir!

Parabéns a Editora Aeroplano por trazer esse tesouro para nosso idioma (o Inglês tiro de letra mas o Francês quebra minhas pernas) e obrigada pela oportunidade de permitir que eu tenha o privilégio de ler tal obra magnífica.
comentários(0)comente



Flávia Nunes 13/12/2015

Que livro é esse? Tá explicado o grande sucesso na Europa, já está na minha lista de melhores leituras. Surpreendente e arrebatador, um romance único e cheio de suspense. Muito bom!




Camille é uma editora de livros que acabou de perder sua mãe, em meio as várias cartas de pêsames ela começa a receber algumas cartas sem remetente contando uma história misteriosa, e é essa carta que não te deixa largar o livro.

A história das cartas fazem um relato histórico sobre a vida de Louis e Annie. A cada carta um novo acontecimento, que te faz pensar até onde você iria por um desejo.

Tudo gira em torno de uma mentira (que gerou várias outras), uma manipulação. A história só prova o quanto uma atitude pode mudar nossa vida para sempre e tirar a nossa paz. Há momentos que você não acredita em tamanha maldade, quando tudo fica esclarecido e todas a versões da história são contadas você precisa parar para respirar e pensar.





Mesmo se passando em Paris, 1975 é fácil ver as semelhanças com a atualidade do Brasil. A mulher sofre preconceito sim, todos tem a imagem que se casou é preciso gerar filhos e se isso não acontece a pressão é intensa, tanto por parte da família quanto da sociedade. Casada há cinco anos e sem filhos, sou a prova disso! Hahaha ...


Todos os envolvidos tiveram algo a esconder e ao fim o ponto de vista de cada um é exposto. Achei sensacional! Eu gostei de todos os personagens, até aqueles que fizeram o que eu considero uma crueldade, quando li o seu ponto de vista, a sua explicação para os fatos eu até senti dó, queria abraçá-la e consolá-la. Me fez pensar em quem é o verdadeiro vilão ou vilã da história.

Quanto ao final da história, me deixou com gostinho de quero mais. Queria saber quais atitudes Camille iria tomar diante de tantos fatos e cheguei a desconfiar de algo do senhor Loius que não sei não hein, rsrsrs ... Será que tem continuação?

Está recomendadíssimo! Aos amantes de um bom romance, um bom suspense, aos amantes de Paris e aos historiadores. É MUITO BOM!

site: www.sobrevicios.com.br
comentários(0)comente



Marcia Lopes 05/12/2015

Um final interessante
Foi um grande prazer ler este livro, ele é daqueles livros que quando você começa não pára nem para um cafezinho. (risos)
Assim que a mãe de Camille morre ela começa a receber cartas anonimas contando a história de Annie e Louis, ela pensa primeiro que era um engano, depois que alguém estava se aproveitando pra lançar um romance, mas logo percebe que se trata da história dela ou que tinha tudo a ver com ela.
Enquanto lia as cartas que chegavam sempre na terça feira, fazia pesquisa em busca de quaisquer indícios de que aqueles lugares pudessem existir.
Ela descobre fatos horríveis e tristes, quase inacreditáveis ... Mas enfim a verdade!
Eu fiquei triste por Louis por nunca saber toda a verdade, que ele só chegou atrasado!
Me apaixonei por Paul e Annie e por Louis e Annie.
E quanto a Senhora M? Uma mistura de desprezo, pena e satisfação pelo seu final.
O bacana da narrativa que há o ponto de vista de todos os envolvidos, só queria que Paul tivesse sabido de toda a verdade, embora acredito que ele desconfiasse.
E toda história acontece durante fatos históricos sobre a segunda guerra mundial, quando os alemães invadiram a França.
Quando terminei a leitura fiquei me perguntando e agora? E continuo imaginando trilhões de situações para um recomeço
Amei gente! O livro é recomendadíssimo

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-o-confidente-de-helene-gremillon/
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR