Ana Lima 02/03/2016Surpresa boaCamille trabalha em uma editora e é a responsável por receber os originais de autores interessados em publicar suas histórias. Após a perda de sua mãe, uma enxurrada de cartas de pêsames chega pelo correio, as quais Camille apenas anota o remetente para posteriormente responder com palavras genéricas em agradecimento.
Dentre essas cartas, uma lhe chama a atenção: é endereçada a ela, porém sem remetente. Ela abre e se depara com muitas páginas, assinadas como Louis. A princípio Camille pensa ter recebido por engano - quem sabe não é uma outra Camille quem devesse estar lendo aquela história? - ela então passa a procurar quem pode ser o destinatário original, mas as cartas continuam a chegar, provando que ela é realmente quem deve ler aquela história.
As cartas contam a vida de Annie, uma garota de um pequeno vilarejo na França que passa a frequentar a casa da misteriosa senhora M. A história é contada do ponto de vista do próprio Louis, que a conheceu durante a infância e mantinha uma paixão secreta por ela. Aos poucos, os acontecimentos na vida de Annie se misturam à invasão da França pelos Alemães na segunda guerra mundial.
A cada página vamos conhecendo mais da história de cada personagem - Annie, senhora M, Louis, Camille, sua mãe... São histórias dentro de outras histórias, contadas por cada um dos envolvidos. Esse foi o principal ponto que me fez não conseguir desgrudar do livro. Cada capítulo deixava um gancho para o próximo, sendo impossível fechar o livro antes de descobrir tudo!
Além disso, a forma como os episódios da Segunda Guerra são contados não deixam a história principal em segundo plano, sempre contextualizando a trajetória de Annie dentro dos acontecimentos históricos da época. Isso, de alguma forma, me ganhou!
Vale lembrar também que não só a história de Annie, Louis e senhora M. são contadas. Temos também, em paralelo e em capítulos intercalados, a históra de Camille, que vai aos poucos descobrindo que aquela misteriosa história entregue pelos correios tem muito mais a ver com sua própria vida do que ela imagina.
Enfim, esse livro foi uma das grandes surpresas que tive atualmente, e com certeza durante o ano de 2016, apesar de ainda estar no início! Foi emoção e surpresa a cada novo capítulo e o livro me surpreendeu até a última página - e digo isso literalmente mesmo! Quero agradecer à editora Aeroplano pela oportunidade de conhecer essa obra e com certeza recomendo a todos que gostam de histórias surpreendentes que fogem do normal.
site:
www.poesiadestilada.com