A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


975 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Bianca Martins 20/12/2023

Que final ruim minhas deusas haha
É isso, o final é péssimo, não sei o que deu na cabeça do autor para querer terminar de maneira tão mal feita, e não digo que foi ruim pq foi clichê ou óbvio, mas pq foi mal escrita mesmo.

Tirando o final, a leiro é simples e rápida.

Eu super entendo que este romance foi escrito em 1844 e o contexto da sociedade era outro, maaaas não tem como não se incomodar como o fato do envolvimento de um rapaz dos seus 18/19 anos com uma criança de 14 anos. Então isso por si só já estragou a experiência de leitura para mim.

De maneira geral eu não recomendo a leitura, acho que temos clássicos melhores por aí...
comentários(0)comente



Yasmin1262 16/12/2023

Outro livro que comecei sem saber nada
Ele é bem curtinho, e dá para ler em uma tarde, conta a história de Augusto, um grande galinha, que acaba conhecendo Carolina, ou moreninha, mesmo tentando resistir a ela, acaba cedendo aos encantos da garota sabichona.

Foi um livro legal, os personagens têm um bom senso de humor, o plot é muito previsível, mas não é ruim.
comentários(0)comente



Nataly 15/12/2023

Romance comovente
Esse livro eu ganhei da minha mãe e foi uma ótima experiência de leitura.
O livro possui poucas páginas, ideal para quem busca uma leitura rápida.
Apesar de ser um livro antigo, a escrita não é difícil como os demais livros da época, o que facilita muito a leitura.
O romance entre Augusto e Carolina é comovente, chegando a ser emocionante. A história de amor entre os dois jovens é trabalhada de uma forma tão delicada que amolece até o mais duro coração.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lima._stephany 13/12/2023

To adorando fazer resenha, apesar de estar tudo errado kk
Esse foi o primeiro livro de literatura brasileira que eu li e adorei, em algumas circunstâncias não era muito a favor, porém entendo o contexto.
Carla1359 09/02/2024minha estante
Oie! Não sei se você já leu Cinco Minutos, se não recomendo bastante se você gosta de romances assim.




yara.dias.7927 11/12/2023

Leitura rápida e fácil, e dei um baita grito de "QUE ISSO?" ao final.

Realmente uma leitura muito importante, aprendi várias coisas sobre a época e o estilo pois precisei consultar significados de algumas expressões algumas vezes.
comentários(0)comente



Flavia.Venturi 10/12/2023

A moreninha
Li o livro pra escola então não gostei muito, mas não é tão ruim, dos que eu li para aula acho que foi o melhor até agora, a história é legalzinha, a linguagem só é meio confusa, e oq era pra ser o plot twist não foi mto twist, na vdd é bem previsível
comentários(0)comente



Geovanna328 03/12/2023

A moreninha
Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardorosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Uma resposta surpreendente será dada ao personagem nas páginas deste agradável livro de Joaquim Manuel de Macedo.
A história é boa, bem interessante mas não é um tipo de leitura confortável, tô tentando me acostumar com leituras assim li para fazer um trabalho de escola e resolvi registrar.
comentários(0)comente



Edden Brito 03/12/2023

Dizem que Augusto seria o próprio Macedo : estudante de medicina que vira escritor. Joaquim M. Macedo era médico, mas foi na literatura que se destacou. Um livro muito bom com personagens com o típico comportamento da escola literária da época.
comentários(0)comente



QuemDisse 22/11/2023

Um clássico é um clássico
O que eu gosto nesse livro é que os personagens são debochados, são divertidos e engraçados. E claro, emocionados como eu.
comentários(0)comente



Aleckssandra0 20/11/2023

A Moreninha
O romance "A Moreninha" inaugurou o romantismo no Brasil, o livro foi publicado em 1844.

A história do livro relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana, em que no feriado de Sant?Ana eles vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe. Augusto, um dos namoradores do grupo, foi desafiado por Filipe a conquistar uma das meninas. Sendo assim, ficou combinado que se ele se apaixonasse por uma delas, deveria escrever um romance. Do contrário, Filipe o escreveria.
E assim se tem o desenrolar da história.

Li esse livro por causa de um trabalho de português, a história é boa porém não é um livro que me cativou, e para mim foi dificil entender algumas coisas por causa de muitas palavras que não conhecia mas foi interessante ler para conhecer sobre livros importantes para a literatura do Brasil.
comentários(0)comente



Tábata Kotowiski 20/11/2023

Tentei, mas não gostei. Sei que tenho que levar em conta a época em que foi escrito, mas é difícil se identificar com um livro machista tão datado. As mulheres estão na história simplesmente para atender os homens. Elas são fúteis, só sabem falar de roupas e mal de outras mulheres (aos olhos dos homens, é claro). Augusto é um personagem raso, chato e tem zero carisma. A história toda é sem graça e previsível. Inclusive o plot twist no final.
comentários(0)comente



vero 12/11/2023

Esperava uma história enfadonha e repleta de palavras difíceis e termos desconhecidos, e o que encontrei foi uma história clichê, que te faz querer chegar ao final ? mesmo que você já saiba qual será esse ?, além de nos levar ao Brasil burguês do séc. XIX. Um amorzinho de história; leve, divertida e romântica!
comentários(0)comente



grlwithatfanci 09/11/2023

Como um bom vinho!
Esse é, para mim, daqueles livros que só melhora com o tempo, sabe? Li há anos e já amei, mas numa releitura, a paixão só cresceu. A leveza da trama e os diálogos animados fazem desse clássico brasileiro um convite perfeito para quem quer se aventurar nos clássicos do nosso país, mas ainda tem algum receio.

Além disso, a ambientação no Rio de Janeiro do século XIX oferece um panorama histórico muito bom. Os costumes da época são habilmente retratados e proporcionam uma viagem no tempo que enriquece a compreensão do contexto cultural. É uma ótima obra do Romantismo brasileiro, recomendo demais a leitura!
comentários(0)comente



Yeda.Jesus 03/11/2023

Foi bom, compreendi bem e acompanhei o ritmo, apesar de no começo me perder um pouco na leitura, o final achei uma dúvida que não foi saciada o que me deixou com gostinho de "Quero mais".
Super recomendo para pessoas que gostam de romances curtos mas completos.??
comentários(0)comente



975 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR