A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


975 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


VivyBKV 15/11/2024

Booklovers não tem como ser uma adolescente e nao amar esse romance. Engoli o livro com 3 dias!!! Não conseguia parar de ler.
Afinal é linda a história de Augusto e Carolina ?????.
comentários(0)comente



maria22510 12/11/2024

Livro da era romântica nacionalista, então não tinha muito o que esperar de diferente quando se fala de costumes.
em si, a história é fofa, aquela coisa beeeeeeem romântica mesmo (tirando quando você para pra ver os fatores históricos?)
é uma leiturinha mais robuscada, mas dá pra entender super
comentários(0)comente



Miguel.Neuberger 11/11/2024

Como leitor, achei A Moreninha uma história leve e divertida, cheia do encanto do primeiro amor. O romance entre Augusto e Carolina é simples, mas cativante, e o cenário do Rio antigo traz um charme extra. É uma leitura rápida, ideal para quem gosta de romances românticos e cheios de inocência.
comentários(0)comente



Miguel.Neuberger 10/11/2024

O melhor livro de literatura que eu já li até agora!!
Eu simplismente AMEI. Tem um plots twist gigantesco no final do livro. só leiam!
comentários(0)comente



Lipe 03/11/2024

Releitura - Romantismo Brasileiro
Considerado um clássico da Literatura Brasileira, desde 1844, A Moreninha, retrata a idealização do amor que nasce na infância, mas permanece ao longo do tempo entre Augusto e Carolina. Com uma linguagem simples, referências religiosas, ambientação da natureza carioca (RJ) e final feliz esse clássico do Romantismo Brasileiro arrebata gerações.
comentários(0)comente



Nah 31/10/2024

Surpreendente
Eu comecei e larguei esse livro pelo menos três vezes, mas depois que a leitura engatou eu fiquei completamente absorta. Me senti passeando pela ilha de Paquetá e teletransportada para o século XIX. A escrita de Macedo pode assustar um pouco pelas palavras desconhecidas, mas quando se passa por elas o que se vê é uma narrativa fluída e muito tranquila de acompanhar! A dinâmica de Augusto e Carolina lembra o poema "Teresa" de Manuel Bandeira:
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna

Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)

Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.

E assim acontece com Augusto que se apaixona perdidamente pela Moreninha que julgou no começo ser apenas uma menina travessa e incoveniente. Além disso, o livro tem um humor que me pegou totalmente desprevenida e que rendeu boas risadas. No geral, é uma leitura agradável, romântica (obviamente) e muito gostosa de acompanhar, então eu recomendo muito ?

PS: assim como nas novelas, "Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada", então saiba que sim, teremos problemas com o age gap dos personagens e também com certas falas.
comentários(0)comente



driliotti 30/10/2024

Superou toda e qualquer expectativa.
Confesso que sempre ouvi falar desse romance, mas comecei sem nenhuma expectativa.
Mas que romance, leve, que não foi nada difícil de ler.
Personagens incríveis, nos primeiros capítulos, confesso que me confundi com os nomes dos rapazes, afinal são 4, e precisei voltar algumas vezes para lembrar quem era quem. Mas isso foi confusão da minha cabeça mesmo, não do livro.
"A balada do rochedo", dentro de todo o contexto da história, foi uma das coisas mais bonitas que já li.
Me apeguei demais na Moreninha, que personagem mais bonita.
O livro é muito característico do romantismo, que tem o "morrer de amor", e que a gente lendo, sente de verdade, eu pelo menos né ?
Enfim, que delícia de livro, deveria ter lido antes.
comentários(0)comente



letiicoelho 30/10/2024

A moreninha
Achei o livro de fácil compreensão, em algumas partes eu me perdi já que ele é de 1844 e possui algumas palavras que não são mais utilizadas no nosso cotidiano, mas não foi algo tão fora da casinha.
Li ele por causa do colégio e sinceramente não me arrependo o livro é um sátira bem interessante, o final é maravilhoso, alguns personagens são bem interessantes para um livro pequeno. E uma obra que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida
comentários(0)comente



camila1856 29/10/2024

A moreninha
Escrita super tranquila, não foi uma leitura muito difícil e essa versão facilita e muito nas questões de entendimento de algumas palavras, pois existem muitos comentários faciliitadores para a compreensão.
A moreninha em si - personagem, é muito chata, confesso, mas o livro em si é bem engraçadinho.
Pontos negativos: diagramação horrível, letras pequenas em Folha BRANCA
Mas apesar dos pesares, boa leitura!
comentários(0)comente



Ceciiiiiiii 18/10/2024

Carraspana, carraspana
Um romance entregue do século XIX, nunca havia lido um clássico desse jeito, tive pequenas dificuldades no início da leitura, pois, o português dessa época, é meio difícil, mas depois fica muito bom.

Amei muito o fim, a cena da rosa, da gruta, é um livro muito bom, irei interpretar a Carolina dia 31/10/24, e não sei com quem roupa vou KKK que Deus me ajude!
Livia0622 20/10/2024minha estante
Li esse recentemente, achei a coisa mais linda ???




Maria.Eduarda 18/10/2024

Mais um lido da escola
Achei ele bem chato e decepcionante. Entendo as problemáticas e o contexto da época. Mas mesmo ignorando isso, ele ainda é um livro bem fraco e chato de ler, com personagens nada carismáticas e uma narrativa pobre de história.
comentários(0)comente



Jessica 14/10/2024

Um clássico bem humorado, de fácil leitura, apenas com algumas palavras em desuso, mas nada que dificulte a leitura. Se passa no período imperial, o que é um ponto positivo para conhecer os costumes da época.
comentários(0)comente



Miguel662 12/10/2024

Divertido e engraçado.
Um livro com uma história divertida e cômica. Na minha opinião, o melhor dessa história é o humor.
A história retrata os costumes da alta sociedade carioca no século 19. Quatro amigos planejam passar o feriado na casa da avó de Filipe, onde também estarão sua irmã, algumas primas e amigas. Filipe então propõe uma aposta, sabendo que Augusto é volúvel quando se trata de relacionamentos: se Augusto passar o feriado sem se apaixonar, Filipe se compromete a escrever um romance. Mas, caso Augusto se apaixone por alguém, ele mesmo terá que escrever o livro.
comentários(0)comente



dhezinha 08/10/2024

A esmeralda e o camafeu
?A Moreninha?, um clássico da literatura brasileira, me surpreendeu de todas as formas. Comprei este livro em um sebo no ano passado e, desde então, estava adiando a leitura. Até que decidi lê-lo, e não me arrependo.

Estou me fascinando pelos clássicos da literatura brasileira, e este me encantou do início ao fim. Augusto, que se autodenominava inconstante, fez um acordo com seus amigos: se, após três dias na ilha, ele saísse apaixonado por alguma moça, teria que escrever um romance sobre isso. O que ele não esperava era que se reencontraria com alguém importante de seu passado.
comentários(0)comente



Canteli Marcio 06/10/2024

A linguagem rebuscada, com palavras e expressões que já caíram em desuso, é o charme desse livro que também retrata costumes de uma época que já passou.
Dá pra acompanhar bem a história, então considero isso um ponto positivo.

A Moreninha é bastante danada e peculiar, o que rende situações engraçadas e divertidas.
Augusto também é um personagem divertido e interessante de se acompanhar.

Ri várias vezes nesse livro, pelo menos uma vez em cada capítulo.
Um clássico da literatura nacional #recomendo
comentários(0)comente



975 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR