@admiravel_leitura 05/09/2024Um Clássico da Literatura Brasileira com Enemies To LoversSe você ama histórias românticas com a dinâmica de inimigos que se apaixonam, então precisa ler “A Moreninha”. Afinal, quem não ama um casal de língua afiada e um libertino que se apaixona perdidamente?!
A dinâmica entre os protagonistas é cativante e divertida. A mocinha, Carolina, é uma jovem espirituosa que adora se divertir pregando peças nas pessoas, sobretudo no convencido Augusto, ao qual ela deseja conquistar apenas para fazê-lo perder a sua aposta. E se de início reina uma leve antipatia entre eles, logo essa primeira impressão se desfaz e ambos passam a se divertir juntos, formando um laço de amizade cativante.
Apesar de ser um clássico, asseguro que a escrita de Macedo é simplória e não tanto rebuscada quando se trata da composição do cenário paradisíaco da Ilha de Paquetá. Em questão de ambientação o autor discorre de forma fluída e leve os locais e as ações de seus personagens, sem utilizar termos arcaicos.
No entanto, os diálogos se mostram o contrário, assumindo de forma complexa a forma coloquial de comunicação da época, contendo termos rebuscados e inúmeras referências a arte.
Para além, vale ressaltar que o livro possuí uma construção de personagens simples. Apenas Augusto e Carolina detêm um desenvolvimento aprofundado de suas personalidades, todos os coadjuvantes atuam apenas para compor a narrativa, não possuindo um destaque significativo na trama.
“A Moreninha” é um clássico da literatura nacional pertencente a Escola do Romantismo, sendo uma obra com caráter romântico que explora o início da relação de dois personagens. Um livro fofo e divertido, perfeito para quem deseja se distrair com uma leitura leve.