Regis2020 12/05/2023
Primeiro romance tipicamente brasileiro.
A Moreninha é uma obra do Romantismo lançada em 1844 e possui um valor documentário importante além de ser uma obra com várias edições e comumente indicada como leitura no ensino médio. O livro também é considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro.
Essa é uma releitura que eu estava ansiosa para fazer, apenas para saber se minha opinião havia mudado muito desde o ensino médio. E não mudou! A história de Augusto e Carolina ainda funciona, me envolveu e me arrancou algumas risadas com o jeito espevitado da protagonista. Claro que ainda tenho ressalvas com alguns aspectos da obra, como a idade da Carolina, mas sei entender que é pelo contexto da época.
O amor que nasceu na infância e uma promessa feita que anos depois ressurge enlaçando os personagens da o contexto de A Moreninha, um romance com um enredo simples narrado em terceira pessoa que conquista leitores desde o século XIX. Uma história corriqueira que consegue transmitir o espírito da época de um jeito agradável, com os costumes da sociedade, festas, tradições, amores, pequenas intrigas e um mistério simples.
Com temas como casamento arranjado pelos pais e a fidelidade ao amor de infância esse é um livro típico do Romantismo, mas sem a tragicidade costumeira de outras obras dessa escola.
O autor Joaquim Manuel de Macedo deu origem com seu livro, A Moreninha, ao primeiro romance romântico brasileiro, foi patrono da cadeira de n° 20 da academia brasileira de letras e era muito apreciado nos círculos sociais da elite carioca. Essa foi a única obra dele que eu li, mas pretendo ler outras.
Gostei de ter feito essa revisita a essa história singela e recomendo para todos essa leitura.