A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Lukas_Gabriel 10/02/2023

Não consigo nem fazer piada sobre isso.
Não sei em que época da minha vida teria sido melhor apropriada para ser convencido por esse livro. É um romance bem "bobinho" devido a inocência que ele propõe. Os personagens são cativantes sem muito esforço mas o começo me freou com sua monotonia, a escrita não me satisfez e eu não consegui tirar da cabeça a idade dos envolvidos nessa relação.

Ela tem 14 anos e ele é universitário, enquanto ela brinca de boneca ele estuda medicina... Isso poderia ser considerado normal na época, mas pedofilia é crime hoje em dia, e esse livro ser recomendado como paradidático nas escolas, para crianças com a faixa etária da Carolina (a Moreninha), é tão "não precisamos pensar sobre isso?".

Além de ter um pouco de bloqueio com clássicos literários, o romantismo foi uma das escolas literárias que pouco me chamou a atenção. Ignorando as idades, a trama é bem atemporal, não me surpreendeu ter feito parte do pioneirismo do romance brasileiro.

A motivação desse romance é bem clichê, apesar de ser de 1844 ainda vemos todos os dias na Sessão da Tarde. Atribuo seus valores para a literatura, mas não consegui me identificar com nada pra ter a chance de me aproximar da história.
Bruno Gordiano 13/02/2023minha estante
Recomendaria você ler Memórias de um Sargento de Milícias, vai amar.


Lukas_Gabriel 14/02/2023minha estante
obrigado pela indicação! vou ler brevemente.




Luað 09/02/2023

A Moreninha
Um clássico da literatura brasileira. É um livro bom, mas não chega a ser espetacular, mas no geral é bom, um pouco difícil de entender por causa da linguagem, mas apenas isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jeane Tertuliano 05/02/2023

Necessário
É relevante que as vozes das mulheres ecoem, e Joaquim foi responsável por tal feito, nesta obra, numa época em que a classe feminina ainda não era tão empoderada.
comentários(0)comente



crowlleyf 31/01/2023

clássicos brasileiros...
Terminei tem pouco tempo meu ensino médio, mas lembro que não gostava muito dos clássicos brasileiros. Não entendia o motivo. Agora sei... a literatura brasileira é bem complicada e acaba fazendo com que muitos de nós adolescentes acabe optando por literaturas de fora, com diálogos mais fáceis. Lendo "Moreninha" tive a experiencia novamente de me irritar com a escrita, mas isso não me impediu nenhum pouco de terminá-la. E um romance simples, mas com muitos detalhes. Algumas palavras desconhecidas, mas de alguma forma sei que serve para enriquecimento. Mesmo com dificuldade gostei do desenrolar da história. Acredito que clássicos não são para todos, muito menos para mim hehehe.
comentários(0)comente



Hidalberto 30/01/2023

Romântico a moda antiga
O Livro é aquele romance típico de Sessão da Tarde com o garotão namorador e uma bela garota que não se entrega fácil aos lances do amor és que temos "A Moreninha". Gostei muito dele, o enredo como disse é esse já tão batido, mas nos leva, e olha que era uma linguagem informal, a conhecermos um pouco da linguagem do início do século XIX.

Conhecemos também a moda do época que era os Folhetins. Que seria os episódios de hoje da Netflix, só que naquele tempo era lançado um de cada vez para prender os leitores desse tipo de gênero.

Gostei também dos conceitos que ele trazia sobre amor. Muito poético e bem interessante. Vale a pena dá uma lida nesse romance. É uma verdadeira aula sobre nossa cultura de antigamente.
comentários(0)comente



Gle 29/01/2023

A Moreninha
"Augusto nunca mais viu a menina e só tinha a joia dela por lembrança. Guardava-a com muito carinho e a conselho do pai. Os amigos de agora riam toda vez que ele falava da sua mulher, sem sequer saber o nome dela. Durante cinco anos, Augusto viveu de lembranças da doce menina e de muito estudo. Mas aí despertou a vontade de amar e ser amado."
comentários(0)comente



gabriela cardoso 27/01/2023

a moreninha
vou viajar pro lugar que dizem que inspirou esse livro e decidi escutar o audiobook... adorei essa experiência, me diverti bastante com esses personagens!
comentários(0)comente



vick_andradety 27/01/2023

obrigado professora por ter me obrigado a ler isso
Lembro que fui obrigado a ler esse livro para uma atividade avaliativa da escola. Logo, senti uma grande preguiça de ler por causa de um preconceito com clássicos brasileiros ( preconceito que sumiu após essa leitura ) mas li e me encontrei apaixonado por essa história. Os personagens, a leveza e a inocência que se tornam os pilares dessa narrativa é de fazer o leitor suspirar. Sem contar que temos um plot muito bom que nem sequer estava esperando. Com toda certeza irei fazer uma releitura em breve.
comentários(0)comente



Ricardo743 26/01/2023

Que surpresa boa! Sempre achei que esse livro seria muito arrastado e totalmente monótono, mas não, ele é viciante. Te prende do início ao fim e arranca boas risadas em muitos momentos.
comentários(0)comente



Rafaelly43 23/01/2023

emocionante!!
Terminei o livro com o olho cheio de lágrimas e o coração quentinho. No começo você não dá nada pela história mas depois ela vai te prendendo e você começa a simpatizar com os sentimentos e pensamentos dos personagens, perfeito, um clássico que recomendo a todos!!
comentários(0)comente



Bianca379 21/01/2023

Um romance com linguagem simples,cheio de intrigas amorosas com final feliz. Uma leitura prazerosa que vai te cativar desde o começo ao final impossível não se apaixonar pela Moreninha!
comentários(0)comente



Tatynobre.Almeida 20/01/2023

Um clássico curtinho e lindo.
Uma narrativa que descreve o contexto histórico da época com um casal cão e gato, um juramento de infância e um plot twist sensacional.
comentários(0)comente



Black Flower 18/01/2023

A Moreninha
A trama se passa em uma ilha, a qual vive Dona Ana e Carolina, avó e irmã de Felipe, respectivamente. Faltando um dia para o feriado de Santa Ana, Felipe e seu amigos Leopoldo, Augusto e mais um que compõe a turma dos dos alunos do 5 período de medicina fizeram uma aposta. A aposta consistia em que, ao irem passar o feriado na casa da avó de Felipe, na Ilha de..., Augusto, o galanteador que nada mais queria saber de compromissos sérios com as damas da distinta cidade do Rio de Janeiro, se enamoraria por uma das primas de Felipe, que também estaria lá na casa de sua avó. Augusto aceitou aposta. Ao chegar a ilha, logo se encantou com Carolina, irmã de Felipe. Mas, não querendo perder aposta feita com amigo, tentou fugir dos encantos da pobre "diabinha". Em uma bela noite, Augusto confessou-se com Dona Ana ao pé de uma antiga gruta, que todos cream ser "mágica". Em suas confissões, ele fala de um antigo amor que teve em sua infância. Com passar dos dias, ele foi se apaixonado cada vez mais por Carolina, a moreninha. E ela por ele. No fim, mal sabia ele que era aquela pobre diaba, a mulher que ele jurou casar quando criança. Considerações: Esse romance exalta a figura feminina de uma forma angelical, como era à moda do romantismo da literatura brasileira. Obra bem construída e buscar exaltar a beleza da mulher brasileira.
comentários(0)comente



ray 15/01/2023

escola
li esse livro muito rápido para escola, não gostei da história, me senti empacada nesse livro, precisava ler pra terça (amanhã) então acabei deixando passar alguns detalhes, mas a diferença de idade deles me incomodou MUITO não leria fora da escola
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR