Bela 25/10/2021"Try not to get caught up in antiquated gender roles"Esta edição comemorativa é uma releitura de "Crepúsculo", onde o gênero de todos os personagens estão invertidos, exceto o da Renée e do Charlie. No começo foi difícil desassociar estes novos personagens dos originais e parar de compara-los, mas no final ficou bem natural.
O livro tem algumas mudanças, que se fizeram necessárias, mas em suma o Beau é tão desajeitado e azarado quanto a Bela, apesar das diferenças na narrativa dos dois (ele é bem mais engraçado). A Edythe é um mulherão, super poderosa e os amigos do Beau são mais malvados e babacas, do que no livro original.
E o Beau é tão obcecado pela Edythe quanto a Bella é pelo Edward, ou até mais: "I thought about falling to my knees on porpouse. This was the kind of beauty you worshipped". Isso é um jeito muito legal de olhar pra história, que se propõe justamente a isso, manter a essência da saga em uma situação diferente.
O livro é praticamente igual a "Crepúsculo" até a cena no estúdio de balé, depois vem um final alternativo, mostrando como seria se a saga fosse um livro único, o que eu gostei porque me poupou a queima de neurônios pra tentar fazer a inversão de gênero para os livros posteriores ou querer demais uma continuação da história do Beau e da Edythe, esse final foi bem inesperado também!
Depois que a transformação do Beau se completa, tem a cena do velório, que é muito triste e bem pesada. Algumas coisas dos outros livros apareceram condensadas no final desta releitura, o que foi bem legal mas poderia ter sido um pouquinho melhor trabalhado já que ficou muita informação pro final.
SM é a única autora capaz de me fazer ler a mesma história tantas vezes! Ela é uma autora incrível, fez um livro inteiro só para provar seu ponto de vista de que a história poderia se dar da mesma forma se a pessoa mais frágil da relação fosse um homem e vice versa, simplesmente impecável!
Não só isso, ela conseguiu criar personagens, que mesmo sendo baseados em outros, ganham vida própria, no final eles deixam de ser só o oposto da Bella e do Edward. Eu gostei demais dessa experiência, mas eu ainda gosto mais do final original. O livro é muito bom, vale super a pena para quem é fã!
Well... if i had to die, edythe... isn't this the most amazing way to do it?