Noah 04/05/2018Eu queria MUITO ter gostado mais dessa história, juro, mas não rolou.Eu gostei da premissa, dos personagens, das ilustrações , e a trama como um todo teria sido maravilhosa (mesmo com aquela explicação estranha para a viagem no tempo), se não fosse uma coisinha: o peso que é posto nas costas desses 5 adolescentes.
Confesso que isso me deixou angustiada e, durante toda a leitura, eu fiquei me perguntando quando isso iria mudar.
Se o mangá fosse sobre ser escolhido para salvar o mundo e etc., estaria tudo bem, mas suicídio é um assunto muito delicado, principalmente num país onde a taxa de suicídio é tão alta (18,5 a cada 100 mil habitantes em 2014, de acordo com a matéria da BBC). Então me incomoda que em momento algum tenham aparecido informações sobre como e onde procurar ajuda (não sei tem algo como o CVV no Japão, mas na edição BR pelo menos poderia ter).
Isso me lembra muito de 13 Reasons Why e todo o sofrimento do Clay. Uma pessoa não pode esperar salvar a vida de outra apenas com gentileza e carinho, as coisas não funcionam assim.
Você pode estar pensando que, por eles serem adolescentes, as decisões que eles tomam fazem todo sentido e eu concordo, mas, de novo, o assunto é delicado e por ser algo destinado ao público jovem, tem a responsabilidade de mostrar que a essa carga não é só deles. Até porque, na vida real, não podemos mudar o passado então pessoas que perderam alguém dessa forma podem estar se sentindo culpadas por não ter dado atenção ou amor o suficiente e ler Orange apenas validaria essa culpa.
Enfim, esse é o porquê das três estrelas.