peetacult 05/01/2023
e acabou minha curiosidade com livros da coho..
bom, antes de tudo, eu gostaria de falar umas coisinhas aqui: esse livro NÃO é para todo mundo, NÃO é um romance e não deveria ser vendido como um, esse livro (ao meu ver) NÃO é para menores e deveria ser um entendimento geral. as situações apresentadas no livro são coisas que, infelizmente, vemos no dia a dia, agressão contra mulheres vinda de seus parceiros é muito recorrente, então, eu acredito que se você for ler esse livro visando apenas a ficção, talvez não consiga captar como esse livro é muito mais do que isso. eu acredito que por isso ele é tão comentado e tantas pessoas amam ele, porque, muitas mulheres (infelizmente) se veem no lugar da lily, muitas mulheres já viveram um relacionamento assim e se veem representadas.
dito isso e com isso em mente, eu tenho muitas opiniões sobre esse livro: não acho que ele romantize relacionamento abusivo, muito pelo contrário a escritora deixou claro várias vezes que esse tipo de relacionamento não é aceitável. ela apresentou para gente um padrão que acontece e a gente sabe que acontece. e ela ainda ressalta como sempre nós, como sociedade, criticamos a mulher por não conseguir sair de um relacionamento assim ao invés de criticarmos o agressor.
mas, mesmo entendendo todo peso que o livro carrega e toda mensagem que ele quer passar, eu ainda não consegui gostar do livro. os personagens não me cativaram, achei a escrita da coho mediana sem nada muito uau. eu não consegui me conectar com a história ao ponto de chorar ou me importar a fundo com os personagens num geral; achei os personagens muito rasos em certos pontos. odiei o ryle logo no começo, a lily achei meio chatinha (mulher, pra que escrever pra ellen? tantas formas de sabermos teu passado e tinha que ser assim?), o atlas pra mim não teve nada demais (e fiquei encasquetada que o cara tinha 18 anos e ela 15 na época que eles se conheceram e tals).
num geral foi uma leitura que eu passei mais tempo querendo que acabasse logo do que uma leitura que eu apreciei mesmo. e só queria deixar bem claro que: eu entendo o peso do livro, as situações e tudo mais, não ter gostado do livro ou da escrita da coho não tira todo o peso que ele carrega!