Tiago.Cecconello 01/07/2024
UMA PÍLULA DE NEGATIVIDADE
Byung-Chul Han é um filósofo que, ironicamente, assim como todo cidadão do século 21, está cansado. Seus livros, em forma de pequenas pílulas, de rápida leitura, são, de certa forma, um reflexo da própria crítica que o autor faz.
Porém, não se apresse em achar que estou criticando Byung, pois, como ele mesmo diz em seu livro, existem duas formas de cansaço. O cansaço de Han é um cansaço-nós, para ti! Um cansaço fundamental que confia no mundo, que não é calado, cego, dividido.
Essa pílula de Han não é um rivotril, que apenas mascara dores, angústias e medos. A pílula de Han tem um efeito negativo, pois ela te desafia, ela te incita, ela se coloca como uma pedra no seu sapato, como um homem raivoso que se coloca na sua frente pronto para dar um soco no meio do seu nariz.
Para quem tiver bons olhos, esse livro, esse pequenino livro, que é de FILOSOFIA, NÃO DE AUTOAJUDA, serve como a mais poderosa terapia contra depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc. Afinal, os grandes sábios da humanidade sabiam que o segredo para uma vida boa está em saber contemplar e olhar demoradamente a vida.