Júlia Fortuna 31/01/2024
Feito por fãs para fãs.
Como uma entusiasta de Guerra nas Estrelas, este livro me encantou. Ele serve como uma excelente porta de entrada para aqueles que desejam explorar o universo expandido de Star Wars e Legends. Cada elemento do livro é apresentado com maestria, proporcionando um guia completo e diversas curiosidades sobre o vasto universo criado por George Lucas.
Como os Jedi constroem sabres de luz? Qual é a diferença entre um Cavaleiro e um Mestre Jedi? Quantas pessoas vivem na Estrela da Morte? Quais são as referências escondidas que você nunca percebeu nos filmes? Qual o melhor caminho para entender o cânone e o universo expandido? Estas e muitas outras são perguntas que todo fã já se fez. E as respostas estão todas neste livro
Também exploramos as façanhas incríveis realizadas por fãs desse universo tão querido. É surpreendente saber que em 2013, uma petição assinada por 30 mil norte-americanos foi enviada à Casa Branca, solicitando a construção da Estrela da Morte no espaço. Além disso, o livro apresenta uma linha do tempo da filmografia, um quiz com perguntas sobre o universo e muito mais.
Eu gostei bastante da seção de recomendações do livro para quem já assistiu Star Wars. Por exemplo, para aqueles que apreciam ficção no espaço e já assistiram Guerra nas Estrelas, há sugestões como Star Trek (tanto as séries quanto os filmes), 2001 - Uma Odisseia no Espaço, Interestelar, Guardiões da Galáxia e Wall-E. E assim como eu, essas indicações estão certamente no catálogo de qualquer amante de ficção científica. No entanto, uma recomendação que o livro não mencionou, mas que aprecio bastante, é Perdidos no Espaço de 1965, uma série que eu assistia com minha mãe na infância, transmitida em canal aberto junto a várias outras séries antigas que eu amava, como Star Trek de 1966 e Mulher-Maravilha de 1984. Ademais, tem indicações para aqueles que curtem alienígenas fazendo contato, pela afinidade com aventuras, assim como uma jornada do herói, ou até mesmo pelo interesse em robôs, androides e tramas políticas.
Em suma, acredito que toda pessoa que é fã do tão falado universo de Guerra nas Estrelas deveria dar uma chance para esse livro.