Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


anna_tavora 06/02/2024

Victor Hugo, eu te amo
Os Miseráveis, o que falar sobre essa obra tão excêntrica???

De longe uma das obras mais diferentes que eu já li! Tudo começou como um desafio: "E se eu ler esse livro enoooorne?" mas, a leitura foi fluindo TÃO bem e a história acabou se tornando tão envolvente, repleta de reviravoltas e conexões entre as partes que o desafio que, inicialmente, era tão difícil, havia se transformado numa imersão completa da realidade francesa durante o século XIX, e simplesmente me vi mergulhada na escrita filosófica e realista que Victor Hugo possui. Essa obra me trouxe uma grande salada de frutas de sentimentos. Dei gargalhadas, suspiros de indignação e dezenas de lágrimas de dor e luto foram derramadas. Aos 45 do segundo tempo, Os Miseráveis entrou na seleta lista de apenas 3 livros que me fizeram chorar em toda a minha vida. Obrigada, Victor Hugo, por realizar um trabalho tão bem feito e continuar emocionando e cativando leitores até os dias de hoje!!!
Tadeu Jr. 06/02/2024minha estante
Estou com você. O final foi de pra testar o coração mesmo. Que obra incrível!!!


Eva199 06/02/2024minha estante
muito emocionante esse livro. apenas.




Cristiano.Vituri 20/11/2016

Jean Valjean
Correr uma lágrima na página 1949 é absolutamente normal...
Fantine 18/12/2016minha estante
Que parte é essa? Minha edição é diferente da que vc leu


Cristiano.Vituri 20/12/2016minha estante
Ahhh não, esse é um comentário meu sobre o final...




May 15/07/2021

?Morrer não é nada, horrível é não viver.?
Se um miserável soubesse, o quão inspirador é, não pela miséria de fato, mas pela força de espírito, talvez ele deixasse de ser um miserável. A obra é amarga, real, intensa em sua essência e mais ainda em seus extremos. E de tão realista, conseguiu me deixar tensa em diversos momentos; sempre com receio de acontecer algo negativo: um olho aberto pela curiosidade e o outro fechado ao temer o abismo. Abismo que muitos tiveram encontro e nele se afogaram. Talvez por não existir meio termo (ou se mata ou se morre).

Determinação é uma característica em comum entre todos, nunca pararam de lutar por aquilo que acreditavam, nunca desistiram.

?Seja Fantine, que sempre quis ser uma ótima mãe, a qual doou corpo e alma para concretizar tal ideal;
?Seja Éponine, que amou alguém genuinamente até o fim;
?Seja Gavroche, que amava a vida, que foi o que foi sem medo de ser;
?Seja Javert, que amou seu trabalho e acreditou em algo sua vida toda, se perdendo na dualidade da alma;
?Seja Jean, que por necessidade roubou um pão, construiu coisas lindas e quando estava só, se deparou com a redenção, não querendo roubar mais nada, nem mesmo um nome. Queria ser aceito como era sem se apegar aos detalhes mas estes são e foram os mais importantes.

Incompreensão, os meios nunca justificaram os fins aqui e Valjean sabia disso. Não é a primeira impressão que marca, é a última, o último ato, o ultimato e se você receber um título por isso, pode ser seu fim ou sua salvação.

Não é a toa que é um clássico. A escrita de Victor Hugo é cativante, cheia de detalhes. A história é fechada, fadada ao imperecível.

Se você pretende ler, espere receber alguns apertos no peito. E tá tudo bem, uma obra só cumpre seu papel, se te impactar de alguma forma. Esta, te impacta do início ao término. Boa sorte.
Carolina.Gomes 15/07/2021minha estante
Essa obra é muito impactante. Eu me emociono muito c a narrativa de Hugo. Adorei a resenha!!


May 15/07/2021minha estante
Concordo plenamente e fico feliz que tenha gostado da minha resenha!!




brunorocha686 19/01/2024

Sobre minha leitura
Gostei bastante, basicamente ele fala a história de um homem que saiu da cadeia que ficou muito tempo fugiu aí para frente veio mudando a história que ele quando ele saiu ele pediu ajuda para o povo ninguém ajudou aí um padre chamado bispo ajudou ele aí aparece a cossete ,e tbm mi confundi algumas vezes pq eles falavam que era aquela pessoa aí foi ,chegou no final ele e cossete voltou pra casa do pai aí depois ele morreu pelo o que endeti e isso ,Gostei bastante! basicamente não sei se vcs endeteram mais e isso.
Ester479 19/01/2024minha estante
Acho que não foi você que se confundiu, a edição deve estar confusa. Impossível resumir um livro de 1500 páginas, pra 100.


brunorocha686 19/01/2024minha estante
Endeti




Juliana 09/07/2021

necessário.
nao sei pq demorei tanto pra ler mas eu vou indicar pra todo mundo que me perguntar. mau posso esperar pra ler a versao completa!
Yasmim1030 10/07/2021minha estante
Pq essa versão tem menos páginas?


Juliana 20/01/2022minha estante
@yasmim é a versão paradidático




TioBriel 12/01/2024

Não consigo dar outro título pra resenha que não: ?????
Um comentário inicial: demorou muito, mas valeu a pena.
Este livro é um dos clássicos daqueles difíceis de ler. Porém este não foi só difícil, foi demasiadamente difícil lê-lo. Não só por conta das grandes exposições de Victor Hugo (que podem parecer prolixas mas não são nem de longe) mas também pela miséria, melancolia, desgraça e tristeza narrada em cada uma de suas páginas.
Este livro é sobre história de Jean Valjean. Absolutamente ele é o personagem principal. Não é Cossete, não é Marius, quem dirá Fantine, ah pobre Fantine! Muitos críticos e estudiosos poderiam escrever artigos provando que se trata de uma história sobre a França, ou talvez não, o fato é que eu prefiro acreditar que se trata sobre um martírio de humildade.
Depois do Bispo e do Jean, não conheço outra persona que não tenha propagado tanto bem e tenha sido tão injustiçado a não ser Jesus.
Estou dizendo que Jean é semelhante a Jesus? Não. Tem uma grande diferença entre os dois e essa diferença é importante: Jesus nunca errou. Já Jean sim. Mas o que Jean Valjean fez? Roubou um pão porque sua família estava com fome. Ele nem sequer pensou em si.
A narrativa de Victor Hugo apesar de longiva conseguiu exprimir muito bem questões da moral e da lei que perpetuam nos dias atuais: a que ponto um homem deve ser punido em razão dos seus atos? Porque deve-se levar em conta os motivos e as singularidades de cada caso concreto?
Há tantas coisas que eu gostaria de dizer sobre esse livro, mas não acho que uma resenha deva ter o tamanho de um artigo. Sendo assim resumo minhas palavras em: Foi muito difícil ler esse livro, mas foi mais difícil ter postergado tanto essa leitura, pois eu precisava lê-lo.
Sheilla.Souza 12/01/2024minha estante
Ameei a resenha, quando terminei de ler fiquei totalmente sem palavras, impossível não chorar com o final do livro ??. É um calhamaço que vale a pena ler cada página e cada fato histórico ??


TioBriel 12/01/2024minha estante
Sim um mix de emoções a cena da cama e o monólogo do Jean ah ei chorei tantoooi




Deza 31/12/2023

Poucos livros me fizeram chorar dessa forma. A injustiça de toda uma vida, que até quando recebia recompensa merecida, esta lhe era arranacada. Jean Valgean foi um miserável, que dentre todos dos miseráveis, era o de maior coração.
Neyxa 01/01/2024minha estante
Vou retomar essa leitura, esse livro é muito bom


Deza 01/01/2024minha estante
É surreal de bom. Mesmo com todas as reflexões que tem no meio da história, você ainda se mantém na linha de raciocínio dos personagens ??




Daniel Fessler 22/11/2017

Ode à empatia
Uma história que comove do início ao fim, com personagens magistralmente construídos. Finalizado o livro, Jean Valjean, protagonista da história, tornou-se imediatamente um de meus personagem favoritos na Literatura em todos os tempos.
A descrição da conjuntura política e social da França pós-Revolução foi a aula de História mais impressionante e fascinante que eu já tive. Victor Hugo teve o cuidado de contextualizar tudo com precisão, não deixando passar nenhum fato histórico relevante.
O livro exala consciência social e empatia, sem ser panfletário. A trama é muitas vezes triste e angustiante, mas nunca deixa de ser bonita.
Ler este livro é uma experiência absolutamente engrandecedora. Os Miseráveis é um verdadeiro presente para a Humanidade.
Elisangela.Maximiano 16/12/2017minha estante
e assim que me sinto quando leio . ja li duas vezes e pretendo reler novamente.


Daniel Fessler 24/01/2018minha estante
Reler esse livro será um grande presente que me darei esporadicamente. Imagino que me ajudará a evoluir como ser humano.




leiturasdaursula 14/02/2021

Uma jornada enfim vencida!
Que luta foi chegar ao final deste livro! Entendi o porque de ser uma obra tão aclamada e favoritada por tanta gente! Mas, para mim, foi uma leitura de altos e baixos! Em vários momentos eu amei, não conseguia parar de ler. Mas VH quebrava o clima da narrativa com divagações e descrições excessivas de locais e acontecimentos históricos. O final me deixou muito triste, porque fiquei com a sensação de que o mal sempre vence. Enfim, obra memorável, mas desafiadora! Recomendo a leitura, visto que é um clássico grandioso e importante!
Thais 14/02/2021minha estante
Esse é meu livro favorito da vida!! Mas concordo com você, as descrições em excesso quebram o clima, E o final, esperava mais de certos personagens, fiquei triste tbm...mas continua sendo meu livro favorito


leiturasdaursula 14/02/2021minha estante
Ah, Thais, tbm queria ter favoritado este livro, mas estaria sendo desonesta comigo, já que algumas partes quase me fizeram abandoná-lo! Porém, estou feliz de ter conhecido a obra e apreciei esta leitura!




jurripe 25/02/2021

desgastante
Não é porque é um clássico, muito menos um calhamaço que eu vou passar pano.
Não gostei, simples. Mas vou tentar justificar o porquê para ninguém ficar assustado, e também para levar em consideração de que essa foi a minha experiência de leitura; para você pode ser completamente diferente e está tudo bem.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que, se você não gosta de calhamaços mas queria conhecer a história do livro, leia QUALQUER versão resumida, porque sua experiência de leitura vai ser mil vezes melhor do que lendo a versão original.
Bom, vamos lá: foram 2 meses de leitura conjunta do clube de clássicos da Patricia Lima (recomendo demais participarem do clube), cerca de 32 páginas por dia, e confesso que na primeira semana eu estava gostando do livro. A escrita do autor era fluída e a história me envolvia. Porém, quando os capítulos de teor crítico começaram a surgir, deixando a narrativa de lado, minha paciência começou a ir embora, dando lugar para a frustração dominar. Eu estava esperando muito desenvolvimento da história e recebi capítulos sobre um convento, a batalha de Waterloo, gírias e o esgoto de Paris (esses foram os que eu me lembro dos nomes, mas foram inúmeros) que para a história não foi nem um pouco interessante, mas como um estudo sobre a sociedade parisiense do séc XIX talvez tenha sido.
O que eu quero dizer é: seria mil vezes mais fácil e prático se Victor Hugo tivesse escrito 2 livros: a versão ficcional e a crítica não ficcional. Sem contar que economizaria muito o tempo de quem, assim como eu, só estava interessada em saber mais sobre Jean Valjean, Cosette e Marius.
Mas, honestamente, quem me dera se só esses capítulos que quebram o fluxo da narrativa fossem o único problema. O pior é que a narrativa também é um saco.
Temos Jean Valjean retomando sua história a cada 100 páginas (o que, pro tamanho do livro, não é um intervalo muito grande sem contar que a gente já consegue entender tudo sobre ele na primeira apresentação de seu passado, fora isso que ele fica nessa constante dúvida entre fugir ou se entregar para justiça. Nossa, que saco que foi acompanhar essa trajetória.
Outro personagem chatíssimo também é o Marius que quando descobre sobre Thenardier ainda fica na DÚVIDA se o ajuda ou não. Gente???
Sério, eu só não abandonei porque comprei o livro, porque eu hein, a história me desgastou e não ia pra frente NUNCA e quando ia, tinha uma pausa de 40 páginas para Victor Hugo comentar uma coisa nada a ver.
Enfim, não recomendo. Sério. Levem em consideração o que eu escrevi acima. Não é porque é um dos clássicos mais renomados do ocidente que a gente tem que terminar a história aplaudindo. Se você não gostou, admita que vai ser mil vezes mais libertador do que seguir essa modinha de cultuar lteratura clássica.
Fora que no final foi usado a típica tática de apelar para o sentimental para o leitor chorar e pensar "se eu chorei, foi porque o livro me tocou e merece ser favoritado". Inacreditável.
Passo longe de Victor Hugo depois desse estresse quase que interminável.
Izabelle 04/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK


Izabelle 04/03/2021minha estante
Meu deus que bom poder compartilhar dessa opinião. Eu tô desde agosto do ano passado tentando terminar esse livro e simplesmente NÃO AGUENTO MAIS. Sentia horrores de culpa por ter achado o livro extremamente chato apesar de tudo que ele representa. OBRIGADA PELA SINCERIDADE.




Toshiko.Pri 01/01/2023

Livrão!
Livrão em todos os sentidos, por ser enorme e por conter tantas preciosidades dentro dele.

Entrei nesse mundo de clássicos agora, e talvez tenha sido bem arriscado pegar esse gigante logo nesse início.

Pra mim foi muito cansativa a leitura nas partes em que o autor para tudo para discorrer sobre os conteúdos históricos e explicações, então, nessa questão não gostei muito da forma que ele resolveu inserir esse conteúdo, apesar de ser muito interessante e informativo, obviamente.

Não é a toa que demorei meses para ler, pura preguiça. Haha.

Mas é um clássico, uma obra maravilhosa, triste, emocionante, dilacerante.

Personagens que marcaram o meu coração pelas suas histórias, Jean Valjean deveria ter tido um final diferente!
Alex 06/01/2023minha estante
Não ter desistido já é de grande valia.


Toshiko.Pri 06/01/2023minha estante
Obrigada! Foi difícil, mas venci..rsrs




Rodrigo 15/02/2021

Um aprendizado
Victor Hugo consegue, com essa obra-prima, nos arrebatar e mexer com cada um dos nossos sentimentos: amor, ódio, paixão, raiva, pena, compaixão, respeito, humanidade, humildade, empatia...
Uma verdadeira aula de como se tornar um ser humano melhor e mais HUMANO.
Jacy 07/06/2021minha estante
Aê!!!!!


Jacy 01/11/2021minha estante
Concordo em gênero, número e grau!!!! Maravilhoso!!!!




Wania Cris 30/08/2020

Nunca ninguém escreveu tão bem sobre sentimento como Victor Hugo
“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo (acertou, miserável!!)

Terminei essa obra de arte escrita não faz dez minutos. Estou completamente devastada.São 1512 páginas de tão excelente qualidade que me sinto indigna de ter lido.

Uma jornada épica às profundezas dos sentimentos humanos, pelo que há de melhor e de muito pior no homem e na sociedade. Personagens tão íntegros de um lado, outros tão desprezíveis do outro lado. E o leitor ali mergulhando em tudo aquilo...

Falam-se muito sobre as divagações de Victor Hugo durante algumas passagens do livro, mas ali não tem nada "passando". Exaustivo, sim, sobrando, não. Tudo foi desenvolvido para tornar única a ambientação da estória, a construção dos personagens, a consolidação da obra. Cada divisão do livro o valida ainda mais a ser a epopeia que atravessa os tempos como uma das melhores obras literárias de todos os tempos.

Todas as partes do livros nos trazem personagens grandiosos, como o Bispo Bievenu cuja presença repercute em todo o livro. O pequeno Gavroche, a alegria em meio à miséria como um brado de resistência àqueles que querem vencê-lo. O sorumbático Javert, tão refém de seus princípios. O grandioso Jean Valjean a quem palavras jamais alcançaram a sublimidade de sua construção.

Os Miseráveis entra para o rol de melhores livros da minha vida e, dificilmente, será superado por qualquer outro. Que livro, gente! Que livro!!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Não se pode viver sem ler esse livro. Bela resenha!?


Vivi 05/09/2020minha estante
Disse tudo o que eu queria!!!




Antonio 10/01/2023

Recomendo muitíssimo¡
Admito que esse livro me surpreendeu, acabei lendo depois de conhecer um pouquinho sobre tais lugares na França. Onde a história se passa.
Mostra como a bondade e honestidade pode transformar um ser humano por completo...
brunaponce 05/08/2023minha estante
Quando você ler o livro completo, com certeza se tornará seu livro favorito da vida!


Antonio 05/08/2023minha estante
Com certeza vou ler!




vitória 02/08/2020

terminei o livro em prantos.
Li a versão adaptada e serviu para abrir o apetite para a versão original (sério, peguei pra ler essa versão sem saber que existia a oficial).

João Valjean é o grande amor da minha vida. Eu só consigo me concentrar em quem ele é. Tudo se ofusca quando olho para ele. O amor tudo transforma, tudo pode, é corajoso, é piedoso e, revolucionário. Cosette é fruto de amor.

Por ser a versão adaptada, infelizmente, não conseguir absorver todo o contexto histórico do livro, digo que pouco. Mas a desigualdade social não passa em branco.

Ao final do livro, quis matar o Mário. Pra falar a verdade, terminei o livro assim, com raiva dele. E chorando. Nossa, chorando muito.

Me despedir do João foi horrível. Mas as palavras finais dele ecoam na minha mente "Morrer é quase nada; o horrível é não viver."
"Amem-se, meus filhos. É o que há de mais puro no mundo."

Leiam, leiam, leiam!!!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Leia a versão original. Tenho certeza que vai amar ainda mais e entender melhor o contexto histórico. E Jean Valjean é meu grande amor literário também.


vitória 21/09/2020minha estante
Menina, comprei a versão original. Não consegui começar ainda, mas tô doida pra embarcar nessa!!




2315 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR