Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


the.v4mpx 25/01/2023

livro legal, mas achei a escrita mto arrastada, tem partes mto chatinhas de ler, mas a história em si é envolvente
comentários(0)comente



Ana lu 25/01/2023

eu demorei muito para terminar de ler esse livro, pq eu to numa ressaca literária desde o meio do ano passado, mas esse livro é incrivelmente delicioso de ler, eu acho lindo o jeito que o livro foi escrito, apesar de isso ser uma adaptação. inclusive quero muito ler o original
comentários(0)comente



Julia.Dezordi 24/01/2023

obg escolaa
lembro que li esse livro na escola e amei muito até hoje quero ler o original, mas fico postergando kkkkkk
comentários(0)comente



microfonefofo 24/01/2023

Em choque. Flabbergasted.
Tal qual Fantine merecia a patente da mulher bonita, Les Mis merece a patente do livro bom. Victor Hugo criou a literatura quando escreveu isso, definitivamente. Antes dele não existiam livros.

Recorrendo ao próprio autor, ? e escapando da frase que sempre usam pra resenhas de Les Mis ("enquanto houver lugares [...]" etc) ?, "o livro que o leitor, neste momento, tem diante dos olhos é, do princípio ao fim [...] a caminhada do mal para o bem". E nada resume Les Mis de melhor forma.

Se você acha que o Javert ou os Thénardiers são os vilões você certamente não entendeu o livro. Os únicos vilões de Les Mis são a sombra, a ignorância, a sociedade corrompida e qualquer coisa que se oponha a luz. Não se há vítimas nesse livro, tampouco agressores. Se há o bem e o mal e o conflito entre esses dois, apenas.

É uma aula sobre combate. Contra o que? Contra o homem, contra a sociedade, contra a monarquia, contra a miséria, contra a pobreza... E sobretudo, contra a escuridão.

A história é razoavelmente simples, mas as coisas que Victor Hugo consegue extrair da simplicidade é o que torna ele um dos maiores escritores do século 19. Todo conceito será apresentado de forma lenta e regular, e é bom que o leitor saiba disso antes de abrir o livro. Não espere uma narrativa leve, Les Mis é um livro difícil, mas definitivamente recompensador.
Vinde o fato, não vale a pena ler o livro se você não curtir a ideia de saber exatamente o que o personagem tá pensando e sentindo. Assista os musicais, são igualmente bons. Afinal, possuem os mesmos personagens, e os personagens são o brilho de Les Mis.

Jean Valjean é simplesmente o mais próximo de Jesus Cristo que um homem vivo pode chegar. Cosette é divina, Marius é extraordinário. Javert é possivelmente o melhor antagonista literário. Enjolras, Grantaire e companhia deveriam receber livros só deles. Os Thénardiers são excelentes, narrativamente. E Gavroche! Essa criança vai demorar de sumir da minha mente e do meu imaginário literário, definitivamente. Enfim, o elenco é apaixonante e possui toda construção que você espera pra um livro de 1500 páginas.

Não falarei mais. Minha nota já fala por mim. Leiam Les Mis, não garanto que vão gostar mas garanto que é incrível.
comentários(0)comente



cris.naka.1 24/01/2023

Não se sai da miséria, se transforma nela
Esse livro me acompanhou por 2 meses, todos os dias, por inúmeras horas, e por isso mesmo não consigo expressar o que senti lendo ele, só o que aprendi.
Essa história, caso algum desavisado chegue interessado em ler, não tem como foco contar a história de Jean Vajean, Cosette, Marius, nem do pequeno Gavroche. Esse livro tem como personagem principal a França, sobretudo Paris. Assim, se usa como atrativo as ficções e tramas criadas pelos personagens citados, mais como isca a se aventurar pelo estudo sociológico da França, do que de seus desenvolvimentos pessoais em si.
Victor Hugo, de forma belíssima, faz críticas e reconta eventos, que variam desde às condições dos esgotos parisienses, até a famigerada batalha de Waterloo.
Essas famosas divagações, algumas mais trabalhosas que outras na minha opinião, agregam para o texto muito mais densidade do que se meramente fossem citadas. Ademais, porque são os objetos narrativos principais, trouxeram importantes perspectivas para a política da época.
Vale lembrar à despeito disso, que esse é um texto de 1886 e portanto vários de seus ensaios filosóficos inovadores à época, hoje, podem parecer banais, mas foram revolucionários.
Entender ?os Miseráveis? é se aprofundar na filosofia, política, moda, costumes e principalmente história de um período transformador. Sugiro muito procurar a ordem os reis da França e história da ascensão de Napoleão antes de começar a leitura!
comentários(0)comente



Agnes55 23/01/2023

Marcante!
Comecei esse livro em dezembro, mas só terminei agora por conta de uma ressaca literária, mas ela com certeza não foi causada por ele. Essa versão é curtinha e rápida de ler, a história se desenvolve bem. Eu adorei esse livro, o jeito que as histórias dos personagens estão todas ligadas, e são todas fortes, a forma que ele mostra que até pessoas "ruins" tem seu lado bom (e vice e versa...), que a justiça muitas vezes pode falhar, assim como nossos julgamentos. Acho que o texto escrito na contra capa do livro é uma boa prévia, ou explicação do que acontece no livro. Agora estou pensando seriamente em ler a versão original kkkkkkkk.
comentários(0)comente



Carol Bazanini 22/01/2023

As vezes tudo o que precisamos é que alguém acredite em nós e nos dê esperança de iluminação.
comentários(0)comente



Kaah 22/01/2023

Simplesmente intenso e marcante!
Não sou muito boa com resenhas mas acho que preciso falar algo sobre esse baita calhamaço.

Eu senti um misto de sentimentos ao decorrer da história, é um livro que acho que todas as pessoas deveriam dar uma chance algum dia. Apesar dele ser enorme, a leitura flui até rápido e tem personagens super bem construídos. Teve algumas partes que foram cansativas de se ler, mas nada que atrapalhasse a história! Acredito que por ser um clássico, esse seja um daqueles livros que se você ler muito rápido não vai acabar entendendo a mensagem que ele quer passar. Digo isso por experiência própria em relação às partes cansativas, que li com mais calma para entender melhor.

Os Miseráveis é um livro que te faz refletir sobre os julgamentos que fazemos às pessoas sem saber por qual motivo elas fizeram algo. É sobre injustiças, justiça, bondade, amor, riqueza e pobreza.

Foi uma história que me marcou em vários pontos e várias frases jamais vou esquecer. Foi uma experiência ótima embarcar nessa leitura gigantesca!
gustavovillella 22/01/2023minha estante
Parabéns por ter lido! Esse livro é enorme!!! =]




Dida 21/01/2023

A gente pode resumir esse livro em: o pobre não tem um dia de paz!!!!!
Embora paris seja a grande protagonista desse livro, as personagens que são retratadas aqui são de fato o motivo do título. É desgraça atrás de desgraça, vc até esquece seus sofrimentos (caso vc tb seja pobre, como eu) do tsnto que esse povo sofre, em especial Fantine, Jean Valjean, Cosette e Gavroche. O livro é gigantesco, Victor Hugo descreve MUITAS coisas da cidade, até do esgoto kkkkk, mas é tudo tão bem escrito q as vezes dá raiva pq só ele mesmo pra fazer a gente querer continuar lendo sobre a história dos esgotos de Paris. Enfim, esse livro acima de tudo é também uma aula de história. Recomendo muito ler na edição da finada Cosac Naify (q se encontra ainda por aí pela internet) ou na da cia das letras q acredito eu ser a mesma tradução e ter as mesmas notas pq essas notas são de MUITA ajuda, faz muita diferença mesmo. Enfim, leiam esse classico que vale a pena demais!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brie 19/01/2023

Comecei triste e terminei no fundo do poço
Os miseráveis sempre foi um dos meus clássicos favoritos, apesar de só ter visto o filme e o musical. Poder ter a experiência de ler essa obra foi fantástica e me fez amar ainda mais cada personagem e suas peculiaridades.
Essa história me ensinou muitas coisas e com certeza se eu estivesse disposta a ler de novo (quem sabe daqui uns anos pq é muito longo kkkk) sei que aprenderia ainda mais.
Se você não se importa de chorar um bocado, então esse livro é pra você. Mas se você se importa, acho bom ler também.
Só não dei nota 5 porque me incomodo muito com os cortes na história (eu encalhei em Waterloo) eles me tiram muito o foco e acabou que minha leitura não fluiu tanto assim.
comentários(0)comente



Tati 19/01/2023

Amo amo e amo
Um dos melhores livros que ja li na minha vida.
O amor de Jean por Cosette. O ensinamento sobre amor ao próximo, injustiça... É lindo de ver.
Amo demais.
comentários(0)comente



dieizon 18/01/2023

Clássico da literatura
Nesse clássico de Victor Hugo nos deparamos com suas percepções a respeito da miséria que vive o povo francês em contraponto aos que os exploram e nada fazem. Acompanhando a trajetória de Jean valjean mostra a incrível influência que esse personagem sofre ao receber em sua vida um ato de bondade o qual transformou sua vida e a de quem ele se encontrou, alem das várias outras tramas aos quais os personagens tem suas vidas cruzadas.
comentários(0)comente



Jonathan 15/01/2023

Há muito do que quero ser em toda essa história.
Sempre defendi a importância da leitura, da interpretação e do incentivo à imaginação. Mas jamais imaginei que haveria um livro que me fizesse chorar, sentir-se envergonhado, compreendido, inspirado e inúmeras vezes espirituoso.

Há o quem vem pra entreter e há o que bem pra transformar! Nas minhas conjecturas, imagino que se eu tivesse em uma situação ?naufraga? rumo a qualquer ilha, e pudesse levar alguma coisa comigo eu levaria com certeza ?os miseráveis? pra mim serviria de contemplação, conversa, conhecimento, sabedoria e o alinhamento dos princípios mais bonitos da humanidade! E talvez ali não pudesse por em prática a bondade anônima de Marius, a ousadia de Gavroche, a paciência e mansidão de Dom Bienvenu, e a caridade de Jean Valjean, mas contemplaria Deus na natureza, na leitura, no infinito que tudo ele é!

Não consigo descrever de outra forma a não ser falando da significância pra mim, de querer agir como Jean Valjean, lembrar-me do ?mendigo que dá esmolas? ou do orgulho bonito do Marius de ser digno, simples e bondoso, ou evoluir tão grande em espírito e conexão e ser um dia um reflexo do que foi Dom Bienvenu.


É como dito ?livros como estes se fazem necessário?? obrigado, Victor Hugo.
comentários(0)comente



Isadora1250 14/01/2023

caras, que SABOR
"enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis"

1500 páginas que passaram fluindo por mim, que história maravilhosa! ?
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR