microfonefofo 24/01/2023
Em choque. Flabbergasted.
Tal qual Fantine merecia a patente da mulher bonita, Les Mis merece a patente do livro bom. Victor Hugo criou a literatura quando escreveu isso, definitivamente. Antes dele não existiam livros.
Recorrendo ao próprio autor, ? e escapando da frase que sempre usam pra resenhas de Les Mis ("enquanto houver lugares [...]" etc) ?, "o livro que o leitor, neste momento, tem diante dos olhos é, do princípio ao fim [...] a caminhada do mal para o bem". E nada resume Les Mis de melhor forma.
Se você acha que o Javert ou os Thénardiers são os vilões você certamente não entendeu o livro. Os únicos vilões de Les Mis são a sombra, a ignorância, a sociedade corrompida e qualquer coisa que se oponha a luz. Não se há vítimas nesse livro, tampouco agressores. Se há o bem e o mal e o conflito entre esses dois, apenas.
É uma aula sobre combate. Contra o que? Contra o homem, contra a sociedade, contra a monarquia, contra a miséria, contra a pobreza... E sobretudo, contra a escuridão.
A história é razoavelmente simples, mas as coisas que Victor Hugo consegue extrair da simplicidade é o que torna ele um dos maiores escritores do século 19. Todo conceito será apresentado de forma lenta e regular, e é bom que o leitor saiba disso antes de abrir o livro. Não espere uma narrativa leve, Les Mis é um livro difícil, mas definitivamente recompensador.
Vinde o fato, não vale a pena ler o livro se você não curtir a ideia de saber exatamente o que o personagem tá pensando e sentindo. Assista os musicais, são igualmente bons. Afinal, possuem os mesmos personagens, e os personagens são o brilho de Les Mis.
Jean Valjean é simplesmente o mais próximo de Jesus Cristo que um homem vivo pode chegar. Cosette é divina, Marius é extraordinário. Javert é possivelmente o melhor antagonista literário. Enjolras, Grantaire e companhia deveriam receber livros só deles. Os Thénardiers são excelentes, narrativamente. E Gavroche! Essa criança vai demorar de sumir da minha mente e do meu imaginário literário, definitivamente. Enfim, o elenco é apaixonante e possui toda construção que você espera pra um livro de 1500 páginas.
Não falarei mais. Minha nota já fala por mim. Leiam Les Mis, não garanto que vão gostar mas garanto que é incrível.