Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Raphael 20/07/2024

O problema com os "miseráveis", a meu ver, é o mesmo de "Moby Dick". O leitor mira com entusiasmo um clássico da literatura universal e, aqui, encontra um imenso tratado de história/política da França do século XVIII. No caso de "Moby Dick", o tratado era sobre embarcações e baleias. A comparação, no entanto, encerra-se por aí. Considero "Moby Dick" imensamente superior ao romance aqui comentado.

O livro começou bem, narrando a vida monótona de um padre que já não me recordo sequer o nome. Foi de lá, dos primeiros capítulos do primeiro livro, que fiz alguns poucos grifos. Deixo como exemplo uma bonita citação encontrada no meio dos documentos do padre:

"Ó vois que sois
O Eclesiastes vos chama de onipotência; os Macabeus, de criador; a Epístola aos Efésios, de Liberdade; Baruc, de imensidade; os Salmos, de Sabedoria e Verdade; João, de Luz; os Reis vos chamam de Senhor; o Êxodo, de Providência; o Levítico, de Santidade; Esdras, de Justiça. a criação vos chamas de Deus; o homem, de Pai; mas Salomão diz que sois Misericórdia, e este é o mais belo de todos os vossos nomes."

No mais, e ainda, nos primeiros capítulos em que paira essa atmosfera religiosa, há uma discussão entre o padre e um materialista qualquer, em que se lê coisas tais como:

"(...) sacrificar a terra ao paraíso é deixar a presa por uma sombra. Ser logrado pelo infinito! Nunca eu seria tão burro. Eu sou nada (...) Por acaso eu já existia antes de nascer? Não. Continuarei a existir depois da morte? Não. Que coisa sou, então? Um pouco de pó incorporado num organismo qualquer. Qual a minha missão nesta terra? É minha escolha: ou sofrer ou gozar. Para onde me conduzirá o sofrimento? Ao nada; e, no entanto, sofri. Aonde me levará o prazer? ao nada; e, no entanto, gozei. Minha escolha está feita. É preciso comer ou ser comido. Prefiro comer. É melhor ser dente que erva. Essa é a minha sabedoria(...)"!

E o resto? o enredo, os personagens, o desenvolvimento? O resto você deixa pra lá. Vá ler outra coisa. Há mais ou menos 14 anos tenho uma relação de amor, deleite e entretenimento com a literatura (não sou do ramo, não sou professor, leio apenas por prazer). Esse livro, no entanto, me fez questionar se gosto realmente de literatura.
Pereira 23/07/2024minha estante
A passagem de Fantine é simplesmente espetacular.




Maria18997 20/07/2024

Os miseráveis
Demorei mt tempo pra ler, mas valeu muito a pena.
Um livro definitivamente muito romântico, mas nem por isso ruim. Apesar do excesso de detalhes, são eles que fazem a diferença na história, com os diversos personagens e suas histórias.
Se tornou um dos meus livros favoritos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria Regina 16/07/2024

Livro maravilhoso! Com muitos personagens que, de alguma forma, acabam tendo suas trajetórias / vidas cruzadas. " Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis. - Victor Hugo"
comentários(0)comente



Thaina435 16/07/2024

Esse livro é uma verdadeira obra-prima da literatura mundial. Embora a quantidade de informações possa tornar a leitura um pouco cansativa em alguns momentos, a história é extremamente interessante e consegue prender a atenção do leitor do início ao fim.

O romance aborda temas profundos como a justiça social, a redenção e a luta pela dignidade humana, centrando-se na vida de Jean Valjean, um ex-prisioneiro que busca redenção enquanto foge do inspetor Javert. Além disso, Victor Hugo traz eventos históricos e sociais da França do século XIX.

Em resumo, apesar de sua extensão e densidade, "Os Miseráveis" é uma leitura gratificante e envolvente, oferecendo uma visão profunda e tocante da condição humana.
comentários(0)comente



Adriana791 15/07/2024

Perfeição em forma de livro.
Como não li esse livro antes?

O livro mais perfeito de todos.

Virou meu preferido, com certeza!

Jean Valjean me fez chorar muito. Que ser incrível, quantas nuances da humanidade em um só personagem.

Ainda bem que Victor Hugo desobedeceu seu pai e realizou seu sonho de escrever. Nasceu pra isso mesmo.

Quando era adolescente, li Os trabalhadores do mar e me apaixonei pelo autor. Já li O corcunda de Notredame umas três vezes.

Mas, faltava essa obra imensa em todos os sentidos!

Não se assustem com o tamanho! Vale cada minuto de leitura!
comentários(0)comente



eevlsn 12/07/2024

É um dos melhores romances que já li. Hugo expõe na obra, temas como desigualdade social, miséria e injustiça que era mostrado na época.
comentários(0)comente



Alice 11/07/2024

O primeiro clássico que eu li, e me surpreendeu positivamente, achei que fosse odiar por não estar acostumada com o tipo de leitura.Acho que por ser a versao adaptada foi super fácil e leve de ler, a história é muito interessante.
comentários(0)comente



10/07/2024

Num primeiro momento, quando começamos a ler essa obra prima, acreditamos que se trata da história de Jean Valjean, um homem que foi condenado às galés por ter roubado um pão. Depois de muitos anos, quando solto, por ter muita dificuldade de se reinserir na sociedade por se tratar de um homem marcado, acaba cometendo um crime novamente justamente na casa de um Bispo, que foi o único que teve compaixão dele. O Bispo o salva novamente dizendo que as coisas que ele roubou foram um presente e dessa forma causa uma transformação inacreditável na vida de Jean Valjean, que passa ser um homem respeitado no lugar que escolheu para viver e transforma para melhor a vida das pessoas no local. Mas muitas reviravoltas vão acontecer na vida desse homem e outras personagens importantes vão entrar na vida dele.
Porém a importância do livro está na análise histórica, sociológica e filosófica do que foi a França após a Revolução Francesa até meados do século XIX e tudo que isso influenciou no mundo afora, revoluções, movimentos de independências em geral. Victor Hugo se coloca em primeira pessoa no texto e se posiciona, se coloca na história. Ele acreditava que havia ainda muita injustiça com o povo e por isso o nome Os Miseráveis. Seus personagens, que acabam servindo de pano de fundo para que a história fique mais interessante e tenha um apelo emocional, representam aqueles que ficam à margem da sociedade e pelos quais se tentava lutar pelos ideais de igualdade. Personagens como Fantine, Cosete e Gavroche nos emocionam.
É difícil mensurar a real importância desse livro no que diz respeito ao que a França, com suas revoluções no final do século XVIII e por toda metade do século XIX, influenciou no mundo e nos modelos de Constituição como Carta Magna nos países democráticos. Livro lido por pensadores da época e que mostra a bravura desse povo e dos revolucionários que eram capazes de dar a vida por seus ideais.
comentários(0)comente



kiliamm 10/07/2024

Os miseraveis
Foi um livro que meu professor de português me indicou com grande entusiasmo. Quando ele me disse que o livro era emocionante, logo me interessei, porém quando finalmente peguei o livro para ler, a história começou a não me chamar mais os olhos, o que era para ser emocionante, infelizmente, se tornou entediante. Talvez me falte uma perspectiva melhor para realmente entrar na história.
Espero que no futuro eu consiga encontrar uma conexão com o livro.
comentários(0)comente



anapm28 08/07/2024

O melhor que a escola passou até agora
Me envolvi no romance, nas aventuras e desafios, em cada farsa de Jean Valjean e, além de tudo, na forma como Victor Hugo mistura ficção com realidade. Recomendo esse livro a todos e quem sabe, no futuro, eu leia a versão original. A única coisa que me incomodou (e o motivo de eu não dar 5 estrelas) não está relacionado a história, mas sim a editora: um monte de personagens foram cortados e tem partes que ficaram meio distorcidas devido a escrita confusa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MARYNHA 07/07/2024

OS MISERÁVEIS,
Repostando pois exclui por engano a resenha...que pena
LIDO em 2023, no meu insta tem videos e outros igs indicados com resenhas.

Esta resenha eu fiz no dia dos pais em homenagem a JEAN VALJEAN.

OS MISERÁVEIS, com O EXTRAORDINÁRIO JEAN VALJEAN.
Eis aqui um pai na figura do protagonista JEAN VALJEAN, um pai que nunca teve esposa ou mesmo uma namorada, um jovem que foi preso por, no desespero da fome, não dele, mas dos sobrinhos, roubar um pão. Pão rima com prisão, com degradação, com aniquilação. Por um pão roubado em um inverno que não havia trabalho ele foi preso por 20 anos de sua vida. Saiu vivo, um homem já maduro, mas sem absolutamente nada de Esperança, nada de nada. Jean Valjean não era nada, não tinha nada, apenas sua vida. O que ele não sabia era que a Providência só precisava disso dele, a vida e a coragem, e isso ele tinha de sobra.
Ele pagou a pena ? sim, mas para a sociedade não. Era e sempre seria um ladrão. E numa recaída de erro ele encontrou alguém que comprou a alma dele com o perdão e o amor ágape. Comprou para ele mudar de vida, e ele CREU e mudou, fez o bem, prosperou, ajudou centenas de pessoas, transformou a sociedade !! Mas havia uma sombra o tempo inteiro atrás dele e quando ele pensou que tinha se redimido de tudo na vida e pago a promessa que fizera pelo perdão, aparece algo maior que ele, O AMOR DE PAI. E em mais um ato de coragem, justiça, misericórdia, ele adotou uma criança que lhe deu o sentido da vida novamente. Era COSSET, uma criança órfã muito sofrida, cuja mãe deu a vida por ela, e a Providência lhe providenciou um pai, não de sangue, mas de afeto, de proteção, de cuidado, amparo, zelo, e um amor tão grande que, se não tinha um porque JEAN VALJEAN viver ...tinha um POR QUEM.

UM livro maravilhoso e indispensável a todos que se considerem leitores. Para todos este livro.

Leiam com outras pessoas se acharem dificil ler sozinhos pelo calhamaço que é, mas nao seria quem ele é se nao fosse calhamaço.




site: instagran @miniarte21 @livroscit tik tok @livroseamigos @livroscit @taisa.goi.f
comentários(0)comente



Henrique1213 06/07/2024

Não há palavras que expressem a sensação que o leitura desta obra proporciona ao leitor, simplesmente uma aula de desigualdade social, uma reflexão profunda sobre os atos humanos, preconceito e justiça
comentários(0)comente



Gaby 04/07/2024

Começar 2023 com essa leitura, certamente foi uma boa ideia. Embora seja uma adaptação, de um livro de 1511 páginas, a obra tem o seu valor e cumpre bem sua proposta, trazendo acessibilidade a um clássico universal. A narrativa segue coerente e muito emocionante, cativando o leitor desde o início. Percebe-se o cuidado e respeito por parete de Walcyr Carrasco ao fazer a adaptação do livro de Hugo. Infelizmente não tenho como compara-lo a obra original pois nunca tive a oportunidade de lê-la, coisa que anseio muito. Sou apaixonada pelo musical desejo poder trazer a resenha da obra de Victor Hugo o mais breve possível. Enquanto isso gostaria de recomendar essa adaptação com muito carinho, pois além de ser uma leitura muito gostosinha, é um excelente presente presente para nossos leitores juvenis.
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR