Juan.Abreu 28/12/2020
Um livro "OK", mas abaixo do esperado.
O livro tem altos e baixos, pra mim o seu início foi muito lento, pareceu-me chato e forçado. Tive a sensação de que era realmente uma transcrição de um discurso falado como ele mesmo cita na introdução.
Essa sensação de ser uma mera transcrição vai até uns 30% do livro, cheguei a desistir da leitura, mas por meta e por já ter desistido de um livro este ano resolvi voltar ao foco nele.
Fiquei satisfeito com a melhora com o passar do tempo o livro ficou mais divertido, trouxe poesias e músicas que deixaram trechos divertidos, mas a verdade é que na minha ótica o livro nunca decolou.
O autor em diversos momentos bate demais em questões políticas e afirma ser de extrema direita embora seja contrário aos direitistas que são agressivos no falar...
Visão política é muito particular não estou nem a discutir se ele é de direita, ou esquerda, só acho que essa discussão na maioria das citações eram completamente sem sentido. Pareceu-me que ele precisava forçar e reforçar a sua posição política para os leitores. Pra mim era completamente dispensável suas colocações políticas. Talvez uma citação fizesse sentido no livro.
Em alguns momentos dá-me a sensação que o livro poderia ser mais sucinto, e seria mais proveitoso. Tenho a sensação de que o livro se estende de mais em algumas questões desnecessárias enquanto poderia fazer com maestria em menos páginas.
É complicado dizer que o autor "encheu linguiça" mas em alguns momentos dá a sensação que se tinha uma meta de páginas a ser cumprida, pois com palavras mais sucintas, ou trechos menores se esclareceria melhor do que com as que foram feitas.
O título da resenha é auto-explicativa uma vez que esperava um livro e recebi outro, esperava algo de 4 estrelas e recebi um de 3 e com boa vontade.
Vi muitos elogios ao livro, muitos mesmo, pessoas dizendo que esse livro se tornaria um material de pesquisa de toda a gente, mas na gíria popular esse livro é "meh". Não me será um livro de pesquisa e poucos trechos me servirão verdadeiramente para o futuro.
Mas talvez esse livro não seja pra mim e seja pra você, leia-o e tire as suas conclusões, vai que a sua percepção seja completamente diferente da minha.