Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
thecia 30/07/2024minha estante
lê luciola agora


THALEX 30/07/2024minha estante
Vou providenciar, mas antes preciso me curar desse ?




Eu.aleitorakeylada 29/07/2024

O livro que eu demorei 2 meses para ler,mas que a cada página era um mini surto diferente. Esse livro tem uma crítica muito boa: casamento arranjado. Ele trata tudo com muita suavidade e isso faz com que vc torça para o enemies to lovers aconteça. Seixas e Aurélia tem meu coração. Só acho que o final ainda ficou um pouco entreaberto,esperava mais do final,mas mesmo assim gostei. Enfim,recomendo demais. ????

"?Pois bem,agora ajoelho-me eu a teus pés,Fernando,e suplico-te que aceites meu amor,este amor que nunca deixou de ser teu,ainda quando mais cruelmente ofendia-te."
comentários(0)comente



Juan262 26/07/2024

"É a moça da cantiga a mulher da criação" somente Aurélia C.
O que dizer de um romance de José de Alencar?
A composição de "Senhora" é uma coisa espetacular. Em pleno século XIX, Alencar traz uma mulher,protagonista, que não é submissa, e que entende o amor como um negócio. E para se vingar dessa amor que à despreza pela sua falta de condições, ela o compra, e mostra que não se pode ser feliz num casamento por conveniência. Salvei várias frases desse romance, e eu tive essa vontade de lê-lo além de pelo enredo, e pela história magnífica, pela personagem. Aurélia Camargo é muitissimo bem trabalhada, e eu quiz aproveitar disso para embasar a personagel de meu romance, essa mulher forte e decisiva. E assim como em "O morro dos ventos uivantes" Aurélia ama tanto à Fernando, e Fernando ama tanto a Aurélia, e se odeiam mutuamente pela riqueza que os separa, e pela obrigação de estarem juntos, que não conseguem ser felizes juntos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Charmssss 23/07/2024

Tão bom quanto um romance de Jane Austen
Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Não sabia o que esperar e me apaixonei pela história.

Aurélia é uma heroína tão incrível quanto as de Jane Austen, ela é uma mulher à frente do seu tempo e que sabe que dinheiro nessa sociedade vale mais que qualquer coisa, até mesmo amor. Por isso, ela compra um marido, mas não qualquer homem, ela compra aquele que partiu seu coração no passado. E é essa história de vingança e orgulhos feridos que acompanhamos no decorrer do livro.

Gostei dos personagens e da construção deles ao longo da história, das críticas, do romance. Além do toque especial de ser uma história brasileira. Estou encantada! ??
comentários(0)comente



Ohai 19/07/2024

Interessante, mas cansativo
Gostei de conhecer outra época e linguagem do Brasil, mas por deus, são diálogos e reflexões tão teatrais...
comentários(0)comente



Gilson 19/07/2024

Confesso que romances de época me pegam um pouco... E esse não foi diferente, acho que ainda não me acostumei com a escrita também, mas sobre a história? Há coisas que não consegui pegar, porém algumas coisas eu destaco, como o papel inverso do homem precisar do dote, ou o papel que a mulher empenha na história, em algum ponto do livro me vi no meio de uma discussão de orgulho e honra, não esperava pelo desfecho que teve, talvez eu uma releitura possa entender melhor.
comentários(0)comente



Mariane596 17/07/2024

Enemies to lovers br
Esse livro é muito bom! Um excelente Enemies to lovers clássico no estilo brasileiro. É muito bom ler literatura brasileira depois de adulta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara A. D. Cassani 14/07/2024

Senhora - José de Alencar
Senhora é definitivamente o romance mais audacioso de Alencar.

O livro narra uma jovem, Aurélia recém rica, sua vida pós herança ao conviver em locais de alto padrão e social e o conflito entre seu antigo amor que a rejeitou por ser pobre.

Audacioso porque a jovem compra o marido, seu antigo amor, o ensina a amá-la, e prova o quanto os sentimento podem ir além do que apenas dotes de dinheiro

Aurélia é incrível, realista e romantista, humilde e arrogante. É uma personagem que causa amor e ódio.

Para mais informações, leia o livro!!
comentários(0)comente



Camila Felicio 13/07/2024

O meu livro da adolescência
Sempre fui alucinada por Senhora e tinha medo de uma releitura, no entanto ao fazê-la me veio uma nostalgia enorme e não me arrependi em nenhum momento!
Não serei anacrônica pois me parece um erro feroz do leitor ao pegar uma obra passada (que eu confesso já ter cometido várias vezes!! Principalmente com autores que não gosto tanto como a Austen). O Alencar não era um revolucionário, mas foi um romancista extremamente competente e se o compararmos a escritores de sua época e movimento, foi sem dúvidas o maior no Brasil. Senhora foi o livro mais "moderninho" do autor mas não poderíamos esperar de Alencar um final impactante e contra regras como o fez Machado e Eça.
Desta forma, evitando anacronismos e ideais do nosso século que me fariam achar a Aurélia um pouco repetitiva e o Seixas um aproveitador que não mereceria arco de redenção, eu amei a leitura! Rememorei detalhes! Sou apaixonada por tudo que representa o byronismo e sempre vi no Seixas um Q dos protagonistas de Byron o que ao reler observei que não só é certo como o próprio Alencar dá a entender que se inspirou no grande poeta e em seu ideal de herói (imperfeito, contraditório e escuro) para criar Fernando e eu amei o fato. Em analogia acordei-me do Rochester de Jane Eyre em que, ainda que por motivos diferentes e incorrendo em outros equívocos, vemos o mesmo perfil de herói byroniano.
Sobre a leitura, a única questão é o excesso de lirismo e a escrita bem rebuscada, eu fiz uma leitura mais analítica que em 2006 (até porque era uma guria novinha) e cheguei a conclusão que seguramente deixei passar muita coisaaaa em prol da história central kkkk e está tudo certo!
Hoje, em 2024, minha nota seria um 4,25 devido a alguns diálogos repetitivos e mais arrastados, no entanto, não posso deixar de favoritar o livro que me fez ler e me apaixonar por clássicos e que marcou demais a guria de 16 anos que eu era, e muito do que sou hoje como leitora eu devo ao Alencar e essa plus me faz dar a nota máxima e o favoritado!
Gleidson 13/07/2024minha estante
Escreveu com a alma, amiga! Certamente um dos lerei em breve. ?


Camila Felicio 13/07/2024minha estante
Deu nostalgia né amigo?? Super indico kkkkk quero reler Luciola kkkk


Gleidson 13/07/2024minha estante
Também quero reler Luciola. Bora?


Camila Felicio 13/07/2024minha estante
Bora amigooo!! Só dar a data! kk




Patricia.Pinzan 13/07/2024

Durante a leitura vamos acompanhar a história de encontros e desencontros entre Aurélia e Fernando. Eles eram noivos, porém Fernando a abandonou por uma pretendente rica com um dote maior, nesse alpinismo social, Fernando deixa Aurélia desolada. Neste meio tempo Aurélia recebe uma herança milionária, ascendendo na escala social. Ainda ressentida ela resolve se vingar de Fernando, comprando-o como marido através de um procurador. Todo trâmite é negociado de forma anônima sem Fernando saber com quem estava se casando. José de Alencar faz uma crítica destinada ao casamento dotal, na época do Segundo reinado (1875), em que os casamentos eram de fato negociados diante de um dote pago ao noivo, esse sistema sempre seu chances ao alpinismo social na época.

A leitura desse livro foi um desafio, diante da linguagem extremamente rebuscada, descrições longas (característica do romantismo) e palavras com sentido complicado. Demorou um pouco para me acostumar com a escrita, porém a história de vingança de uma humilhação com humilhação é muito interessante, os personagens são multifacetados nos criando sentimentos diferentes diante de cada situação. Adorei essa história de romance e vingança, também gostei muito do desafio que essa literatura clássica me proporcionou.
comentários(0)comente



Vick Pipoca 12/07/2024

Senhora
A história do livro é boa mas como é um clássico a línguagem é horrível e isso faz com a leitura seja chata. O livro só começa a te interessar mesmo quando vc se acostuma com a escrita e isso só acontece dps de umas 100 páginas.
Além disso, o final do livro é MUITO enrolado. Toda hora tem uma coisa que faz com que os protagonistas voltem a estaca zero e isso é um saco.
Mas fora isso, a história é realmente boa, acho q se fosse com uma linguagem atual eu teria gostado mais
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR