Yorgos 18/01/2024
Dificilmente leio sinopses e por mais que seja uma história bem conhecida, eu não sabia o que me esperava. No começo foi um pouco difícil me situar no contexto e me habituar com a escrita rebuscada e floreada, onde um dialogo simples toma formas longas e hiperbólicas. Precisei dar uma insistida, demorei quase um mês para finalizar a leitura, no início estava lendo realmente com o dicionário aberto e anotando os significados das palavras...mas aos poucos fui me acostumando, as palavras foram se fazendo entender por si só e, amigos, que diálogos incríveis!
O livro nos conta sobre Aurélia, a mulher mais linda que já se viu na face da terra, uma mulher pobre, que ao receber uma herança milionária, se tornou senhora de si e dona do seu futuro. Forte, determinada, muito inteligente, e...vingativa.
Aurélia escolhe se casar com Fernando, um jovem de caráter duvidoso, que foi seu amor enquanto era pobre e a trocou por outra moça com mais posses. Ao se ver rica, ela comprou Fernando por um dote maior.
Fernando só soube quem era a noiva durante a cerimônia de casamento e ao descobrir que se casou com Aurélia, a moça mais desejada de toda a corte, Fernando pensou ter tirado a sorte grande. No mesmo dia, recebeu um balde de água fria por ela deixar bem claro que se casou por vingança e que eles não seriam felizes juntos.
E assim, ao longo do livro, vamos conhecendo os personagens, dramas familiares, posicionamentos na sociedade, passados, justificativas, desejos, ciúmes, vendo suas mudanças pessoais ao longo desse casamento de aparências, acompanhando esses diálogos de gato e rato e torcendo para que fiquem juntos de fato. Ou não.