Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria.Fatima 19/02/2024

Que livro meus amigos...
O livro tinha tudo para ser perfeito, só não dou 5 estrelas pelo fato de não ter mostrado a vida deles após a reconciliação, esperei o livro inteiro para no final não ter quase nada.
Tirando isso, o livro foi ótimo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AlineLucia 09/02/2024

Releitura
A primeira vez que li Senhora eu estava no colegial e torci do início ao fim para o casal ficar junto. Pois bem, aí está a graça de reler um livro tantos anos depois: os pontos de vista mudam!
Dessa vez eu queria que a Aurélia se livrasse desse embuste do Fernando, um almofadinha perdulário defensor das aparências! Ele nunca foi um homem à altura de Aurélia.
Acho que a melhor forma dela se vingar do Fernando seria ter sido muito feliz na companhia de um homem de caráter que lhe desse valor, como era o Eduardo Abreu.
Ainda que Aurélia fosse esperta e independente, o desenrolar da situação em que ela mesma se colocou a transformou numa mulher passiva e tola. Dessa vez a história não me agradou.
Ok, eu sei que devemos sempre nos lembrar a época em que o livro foi escrito: por fazer parte do Romantismo, era de se esperar que tivesse um final feliz. Mas bem que José de Alencar podia ter complicado um pouco mais a vida do Fernando.
Camila Felicio 12/02/2024minha estante
medo de reler kkkkkkkkkk eu amava no colegial e é um favorito da vida


AlineLucia 12/02/2024minha estante
Pois é, os anos passam e nossa visão de mundo muda, né? Fernando despencou no meu conceito hehehehe




Sabrina758 04/02/2024

Dentre os clássicos brasileiros que li, um dos melhores. Um romance que foge à fórmula da época em que foi escrito e, ainda assim, mantém-se fiel a esta.
Lindamente escrito.
comentários(0)comente



Loba 04/02/2024

Um dos meus livros favoritos da vida
Aurélia, a protagonista, destaca-se pela sua força e inteligência, desafiando as normas sociais da época. A trama explora a dinâmica dos relacionamentos e as diferentes facetas do amor, questionando a influência do dinheiro e da posição social nesses laços. Alencar utiliza uma prosa envolvente para pintar um retrato vívido da sociedade carioca do século XIX, revelando as tensões entre tradição e progresso. "Senhora" é uma leitura fascinante que transcende sua época, deixando reflexões duradouras sobre a natureza humana e as relações interpessoais.
comentários(0)comente



Stefany Santos 30/01/2024

Ah um motivo pra esse livro ser um clássico!
Foi uma leitura envolvente, que me prendeu do início ao fim, o José de Alencar narrou o livro de modo poético e ao mesmo tempo cirúrgico dando o que o romantismo precisava sem o tédio de enormes descrições enfadonhas.

Sério, caso decidam ler um clássico precisam colocar esse na lista. Mas já adianto que a escrita é um pouco complicada, nada impossível, mas requer um hábito de leitura.

Só não dei cinco estrelas pelo fato das últimas 100 páginas serem meio monótonas e isso poderia ter sido evitado com facilidade. Mas nem de longe atrapalha a leitura.

Esse vai pros meus favoritos!
comentários(0)comente



Larissa.Queiroz 29/01/2024

Senbora representa o ponto mais alto da ficção urbana do autor. O romance é uma metáfora do luxo, do desejo e do dinheiro. Como bem disse um critico: reflete a decadência de valores do Segundo Império.
comentários(0)comente



Juliana.Xavier 21/01/2024

Começando a gostar de obras do período do romantismo BR
Mesmo a narrativa seguindo a linha do romantismo, em que o amor sempre vence qualquer mal. Também traz elementos do realismo (período que mais gosto), como críticas à sociedade da época e detalhamento da psicologia dos personagens, foi o que me fez gostar desse livro.
Os protagonistas me irritaram um pouco com toda aquela animosidade fingida. Eles têm defeitos e qualidades palpáveis, dá para ver poderiam ser pessoas reais.
Só não dei cinco estrelas por que achei que ficou muito repetitivo as partes em que eles se alfinetavam.
comentários(0)comente



Yorgos 18/01/2024

Dificilmente leio sinopses e por mais que seja uma história bem conhecida, eu não sabia o que me esperava. No começo foi um pouco difícil me situar no contexto e me habituar com a escrita rebuscada e floreada, onde um dialogo simples toma formas longas e hiperbólicas. Precisei dar uma insistida, demorei quase um mês para finalizar a leitura, no início estava lendo realmente com o dicionário aberto e anotando os significados das palavras...mas aos poucos fui me acostumando, as palavras foram se fazendo entender por si só e, amigos, que diálogos incríveis!
O livro nos conta sobre Aurélia, a mulher mais linda que já se viu na face da terra, uma mulher pobre, que ao receber uma herança milionária, se tornou senhora de si e dona do seu futuro. Forte, determinada, muito inteligente, e...vingativa.
Aurélia escolhe se casar com Fernando, um jovem de caráter duvidoso, que foi seu amor enquanto era pobre e a trocou por outra moça com mais posses. Ao se ver rica, ela comprou Fernando por um dote maior.
Fernando só soube quem era a noiva durante a cerimônia de casamento e ao descobrir que se casou com Aurélia, a moça mais desejada de toda a corte, Fernando pensou ter tirado a sorte grande. No mesmo dia, recebeu um balde de água fria por ela deixar bem claro que se casou por vingança e que eles não seriam felizes juntos.
E assim, ao longo do livro, vamos conhecendo os personagens, dramas familiares, posicionamentos na sociedade, passados, justificativas, desejos, ciúmes, vendo suas mudanças pessoais ao longo desse casamento de aparências, acompanhando esses diálogos de gato e rato e torcendo para que fiquem juntos de fato. Ou não.
comentários(0)comente



Ana Nobre 17/01/2024

Que livro maravilhoso, linguagem, enredo... consegui visualizar cenas e personagens. Quero ler tudo do autor José de Alencar.
comentários(0)comente



Farleyzinia 16/01/2024

"Senhóra"
Há muitos anos atrás fiquei encantada com a premissa da história de Alencar ao me deparar com a referência à 'Senhora' em um episódio da série "Tudo que é sólido pode derreter" que passava na TV cultura.
Na época não podia ler, e creio que eu o acharia arrastado também. Mas agora tenho certeza que li no momento certo, valeu a pena a demora.
Me encantei com a Aurélia de cara, que personagem corajosa, decidida, inteligente e humana, a Aurélia passa por todas as emoções possíveis sem perder o prumo de sua inteligência, talvez no final, mas daí partimos do meu lado avarento e não o da personagem.
Quanto a Nandinho, nosso Seixas desse eu guardei ressentimento tal qual a Senhora, de início de índole fraca e frívola, mas ao decorrer acho que ele de fato se regenerou, e foi divertido acompanhar ele no seu embate com sua 'Senhóra'.
Enfim, primeiro clássico que eu não fico chateada e irritada com o desfecho.
comentários(0)comente



Juliana.Oliveira 16/01/2024

Senhora
Alguns anos atrás "fui roteirista" de uma peça, na qual foi apresentado este enredo. Como ainda não o havia lido, o retrato das cenas não condiz fielmente com algumas passagens. Como gostaria de ter feito a leitura na época, Aurélia e Fernando teriam sido mais bem explorados. A leitura em si, bastante carregada, mas nada que pudesse me deter, que romance!, em nenhum momento foi monótomo, os embates entre os personagens foram muito vivos. E o final, simplemente arrebatador!
comentários(0)comente



thai :D 16/01/2024

Há muito tempo um livro não me despertava a vontade de ler initerruptamente.

Enredo extremamente interessante que te prende aos acontecimentos, um retrato muito fidedigno do Brasil do século XIX, comentários críticos do narrador com tom extremamente satírico e atuais, além de textos de apoio muito bons da edição da Saraiva.
comentários(0)comente



booksdalaus 15/01/2024

Senhora
Senhora é um dos últimos romances escritos por José de Alencar. Publicado em 1874, em meio ao Romantismo do século XIX, Senhora antecipa já alguns aspectos do Realismo e do Naturalismo, que dominariam a literatura brasileira nas décadas seguintes.

O casamento por interesse, a sociedade de aparências e a hipocrisia são alguns dos alvos atacados por Alencar na obra.

A senhora do título é Aurélia, moça rica da sociedade carioca, mas com um passado de orfandade, miséria e sofrimento.

Embora rodeada por pretendentes, Aurélia opta por um casamento arranjado. Por um grande dote, convence Seixas, que a desprezara quando era pobre, a casar-se com ela.

Assim tem início seu plano de vingança e redenção. Senhora é a obra máxima da série de "perfis de m ulher" de Alencar - que inclui outros romances como Lucíola e Iracema.

Vemos neste livro a construção de uma personagem forte e marcante da literatura nacional.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR