Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


ag4th4.oliveira 30/12/2023

Gostei mais do que achei que gostaria.
O livro é bom. Tem uma história bastante interessante e com conflitos envolto de orgulho e dúvidas se algo merece perdão, além de nos mostrar que querendo ou não, o dinheiro está por todas as partes, ditando até mesmo as questões do coração.

Provavelmente por este ser o primeiro clássico que leio, achei a linguagem difícil de ler, com muita descrição e poucas falas, ou falas enormes, mas entendo que é por ser um livro de época. Também achei meio confusa a linha de trajetória e as vezes me perdia no que estava acontecendo.

Mas no geral, foi uma boa leitura. Em alguns momentos achava chato, mas na grande maioria torcia para que o casal se resolvesse, assumissem o amor que sentiam e ficassem juntos de fato.
Rebeca1092 30/12/2023minha estante
É uma leitura prolixo chega a dar sono, mas a história e boa, é um clássico repleto de lições e reflexões sobre vários temas.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gisa Souza 28/12/2023

Reli e...
Quando eu li esse livro, foi no ensino médio e adorei. Tornou-se meu romance da vida e achava Aurélia fodona, mas agora sendo eu já uma senhora calejada, teve momentos que achei ela muito chata e mimada. Reler é isso, você acaba tendo visões diferentes, mas Senhora ainda é meu romance da vida.
Rachel181 07/06/2024minha estante
Comigo foi a mesma coisa, kkkk...
E o pior, fiquei com pena do Fernando. Não sei como ele aguentou toda a chatice dela.
Mas, ainda assim, o livro é ótimo!




Isabele.Souza 28/12/2023

Não me prendeu
De fato nao me prendeu, tanto que demorei meses para Concluir! Juro que esperava mais para ser um classico!
Mas no geral é um livro bom
Acho que só nao funcionou para mim!
comentários(0)comente



Arthur803 26/12/2023

Um romance bem escrito, intenso e refinado.
"Senhora" com certeza foi um dos melhores romances "de época" que eu já li, confesso que não sou fã desse estilo, mas pude aproveitar a obra apesar disso. Estou tentando ler coisas fora do meu costume. Outro ponto, já adianto que não é uma leitura fácil, dependendo do momento da sua vida, ou a ordem da sua leitura anual, pode ser que não aproveite a obra.

Os sentimentos e o ambiente são descritos de forma refinada, o linguajar é rebuscado e característico de clássicos. Personagens têm sua fineza e cultura acentuados, são amantes de poemas, teatros, conhecedores de vários assuntos. Além disso, são educados e seguem as normas sociais de um seleto grupo rico e renomado, dando uma profundidade, principalmente, aos personagens principais.

Mas voltando aos sentimentos, estes sao descritos em sensações dos personagens ou expressos em diálogos, e na minha visão, são perfeitamente colocados, sendo responsáveis pelo brilho do livro. Os personagens realmente sentem, são falhos, mas também acertam, nada preto e branco, muito pelo contrário, durante a leitura é bem capaz do leitor se encontrar em conflito. "Perdoar tal personagem?" "Se render ao amor e esquecer do passado?" "Nada disso, ele merece tal coisa ruim !". Muito bom essa relatividade. A dualidade dos sentimentos é perfeita, a mudança, desenvolvimento, muito bom.

Para os amantes de romance, e também para os amantes dos clássicos, eu recomendo "Senhora".
comentários(0)comente



Wendy Coutinho 26/12/2023

Amor ou dinheiro
Eu gostei muito da leitura, mas apesar de acreditar no amor no fim das contas tudo se trata sobre dinheiro, achei meio chato essa coisa de quase ir o tempo todo, me prendeu por um momento, mas logo me irritou.
comentários(0)comente



Thauany 26/12/2023

Quando o orgulho encontra o amor
Eu gostei bastante da leitura e apesar de ser bem rebuscada nos traz o gostinho de como era viver na burguesia brasileira daquela época.
Sobre o casal cão e gato é aquela afiliação ao longo da história para eles colocarem as diferenças de lado e simplesmente conversarem.
Levando em consideração o contexto histórico é muito bom.
comentários(0)comente



Isa Gomes 22/12/2023

Gostei
Estou me adaptando a ler clássicos, livros da literatura brasileira e amei o livro, uma pena que tive somente a oportunidade de ler digital. Mas ficarei ansiosa para ter em minha estante.
comentários(0)comente



Anna2695 21/12/2023

?Senhora? é um livro interessante, eu sou suspeita pra falar porque tenho tendências a gostar de enemies to lovers. Gosto da escrita do José, porque é detalhada na medida certa e ele sabe como desenvolver os personagens e a história, apesar de que em alguns momentos eu me sentia confusa sobre linha do tempo e etc. Vale a pena ler o livro, mas em uns momentos eu ficava irritada porque o enemies era demais e parecia mais dois adolescentes brigando por besteira e mais pro final isso se torna muito mais comum.
comentários(0)comente



tal_kless 21/12/2023

Não ao capitalismo!!
Nada melhor que um livro criticando a lógica mercantilista imposta em tudo: até em casamento!

Um livro próprio do romantismo, tanto em tema quanto em forma.

Vocabulários que instigam o imaginário, além de que em vários momentos há vocalização dos pensamentos dos personagens e tudo ocorre de uma forma mais peculiar. O próprio final termina com um fechar de cortinas. É uma história bem teatral.

Aurélia se mostrou uma personagem muito interessante que pode ser lida atualmente como feminista, mas na época se comporta de tal forma para escandalizar e fazer com que o marido prove do próprio remédio, com o objetivo de mostrar como ele errou em pensar só em lucro. Existe aí nas entrelinhas a ideia que o amor prevalece tudo.

Li pra facul. Acho que a leitura não teria se desenvolvido tão bem sem um prazo, mas foi massa de qualquer forma.
comentários(0)comente



Jeffin_03 19/12/2023

Alguns comentários de Senhora
Primeiro devo dizer que um dos livros mais difíceis que já li. Segundo, meus comentários.

Na metade segunda do século XIX, a sociedade em sua classe maior, muito se preocupa com aparências. Dessa forma, Seixas é um jovem que gasta o necessário para circular nestes ambientes para que lhe vejam como homem distinto, respeitável, rico. No entanto, é fato real que Seixas não é o que aparenta e suas extravagâncias o levam a quase falência. Neste cenário, Aurélia compra um marido. Compra Seixas que se vende não como pessoa ou marido, mas como coisa.

A convivência diária será suficiente para de fato costurar as almas de Aurélia e Seixas?
comentários(0)comente



Tay.Luz 17/12/2023

Não sei se comento? -_-
Depois de terminar de ler, fiquei pensando: Será que o amor cura todas as feridas, até mesmo a falha de caráter?
Sei que pra época o livro foi polêmico porque criticou a sociedade carioca que institui também o casamento como uma nova moeda para mover o capitalismo. Mas me incomoda a ideia que o autor trás ao final do livro que o amor tudo cura, talvez Alencar fosse muito esperançoso mas a ideia não me convenceu.
Não vou adentrar na história por um lado pela sinopse do livro ser bem conhecida e por outro para aqueles que desconhecem terem uma surpresa. Posso concluir que cada um vai ter uma opinião própria sobre o final. Por ser mulher e viver em uma época diferente de Aurélia simpatizo mais com a protagonista que ao ascender socialmente através da herança, viu nessa oportunidade uma liberdade que as mulheres não tinham e de bônus se vingou. Não acho que Alencar tinham noção de empoderamento mas mesmo assim criou um protagonista que tinha um pouco de poder nas mãos e ao fim o trocou pelo amor do homem que a trocou por dinheiro.
comentários(0)comente



GAssika 16/12/2023

Clássico nacional
Eu amei esse livro, gostei muito de todo o enredo, e apesar de ser um livro escrito a tanto tempo ainda sim me encantou. Gostei demais de toda a vingança, mas gostaria que tivesse mais páginas, principalmente no final.
comentários(0)comente



Joao Vitor 15/12/2023

Me deliciei com a Aurélia derramando sarcasmos e ironia, é uma personagem muito bem construída e acredito que chocante para os padrões da época. Um verdadeiro clássico!
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR