spoiler visualizarAtenasis 06/11/2022
Nem amor nem vingança
Olha, sinceramente, para um clássico eu fiquei bem decepcionada.
Li por conta da escola e obviamente as coisas que falarei aqui são da minha opinião :)
O livro começa bem promissor, a ideia base é muito chamativa. Tem tudo para ser um ótimo livro de enemies to lovers versão época brasileira (de certo modo é), mas a partir do meio do livro eu... Não consigo mais suportar.
Sinceramente eu juro que tentei ler contextualizando com a época, mas a Aurélia é uma decepção. Típica personagem mulher descrita por homem. Eu fiquei tão decepcionada. Mesmo sendo descrita como inteligente, suas ações são completamente contraditórias e ela se mostra cada vez mais fraca.
Seixas é, com todo respeito, um babaca. Sério ele é um egoísta que em nenhum momento pensou em sua família ou em alguém além dele mesmo e o dinheiro. (Vai virar resenha com spoiler pois eu não vou aguentar). No fim nada vai mudar meu pensamento. Ele não devolveu o dinheiro pois ?a amava? ELE DEVOLVEU PELO SEU ORGULHO. PELA LUTA QUE TRAVAVA COM ELE MESMO. Em momento algum ele pensou na Aurélia ou pediu desculpas por literalmente troca-la por 20 contos de réis.
O livro é bom quando a Aurélia é apresentada como inteligente e Seixas como o babaca que é. Durante a noite de núpcias que a coisa deslancha, COMO QUE PODE SER CONSIDERADA UMA VINGACA SE AURÉLIA ESTÁ CHORANDO NO CHÃO? Olha sinceramente que decepção.
Quando em aula discutimos sobre o livro e mostraram uma cena da série (pela record) onde a Aurélia se portava como ?a maioral? eu fiquei indignada.
Ela não é uma personagem nada forte e, com todo respeito, nada inteligente. Se ela queria se vingar, não faz sentido nenhum ter dado ao Seixas tudo que ele mais queria, ou seja, dinheiro. Se ela queria amor não faz sentido nenhum ter o humilhado (mesmo que se humilhando junto), como ele amaria ela de volta assim?
A melhor parte do livro é a volta ao passado e a vida dela ANTES DO SEIXAS.
Sinceramente, após a saída da noite de núpcias, é só uma enrolação até um final bem ruim.
Não sei mais o que posso falar, já demonstrei meu descontentamento. Apenas gostaria de comentar sobre o final do livro onde Aurélia literalmente se ajoelha para ficar com Seixas. ELE QUE DEVERIA TER SE AJOELHADO ELE QUE TE TROCOU. Aurélia foi fiel até o final e, de certo modo, nunca fez mal algum a Seixas visto que o deu dinheiro.
Além disso tudo, Aurélia também fez um quadro e dizia amar apenas o ?velho Seixas?, ou seja, O SEIXAS QUE A TROCOU. NÃO FAZ SENTIDO NENHUM, NENHUM!
Como eu contei muitos spoilers nem vale dizer se eu recomendaria ou não... Mas eu recomendaria sim kkk
É um livro brasileiro que possui vibes enemies to lovers de época e necessita ser exaltado, mesmo que ao ser criticado.
Mas livros que me fazem ficar com raiva são os que mais gosto também, pois, muitas vezes, deixam a leitura mais divertida (não foi o caso desse mas enfim kk)
É isso, não gostei da construção dos personagens e os conflitos poderiam ser, além de melhor construídos, resolvidos.