Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



berserkgirl 05/09/2024

Aurélia a primeira loba da literatura
Aurélia é retratada como uma mulher forte e determinada, que usa sua riqueza como meio de exercer controle em um mundo dominado pelos homens. Ou seja, ela é uma LOBA.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



NB. 02/09/2024

Senhora
Sendo o primeiro clássico da literatura brasileira que eu li, eu até que gostei. Minhas partes preferidas foram "quitação" e "posse", porque são as partes do livro onde a história fica mais interessante e/ou mais fácil de ler. Meu único problema são as descrições de lugares e, as vezes, de sentimentos. Todas as questões que o livro traz sobre a avareza, o materialismo e o casamento arranjado são interessantes e eu me divertir muito lendo os questionamentos e ironias entre Aurélia e Seixas. Não gostei do final pelo simples fato de Aurélia se humilhar pelo Seixas, mas, o livro como um todo, é bom.
comentários(0)comente



Laura1170 01/09/2024

Senhora - resenha
Livro da escola de novo porque agora minha vida é essa, mas a história é ok, mas muuuito descritiva e ficou cansativo de ler, linguagem difícil e tinha umas 50 páginas só de enrolação mas acontece
comentários(0)comente



Neidinhap 01/09/2024

Um bom clássico
De repente me deu uma vontade de ler um clássico, como li Lucíola de José de Alencar e gostei, resolvi pegar outro dele..
Porém não gostei tanto, é uma história desses romances exagerados, que tem uma linguagem bem difícil, o que tornou bem demorado um livro de pouco mais de 200 Págs..
Indico, mas com uma ressalva, tenha um dicionário do lado...
comentários(0)comente



Jandira.Antunes 30/08/2024

Senhora
"**Senhora**," de José de Alencar, é uma das obras mais emblemáticas do Romantismo brasileiro, publicada em 1875. O romance aborda temas como o amor, a vingança, a moral e as convenções sociais, com uma crítica velada à sociedade da época.

A trama gira em torno de Aurélia Camargo, uma jovem pobre que, após receber uma grande herança, torna-se uma das mulheres mais ricas e desejadas do Rio de Janeiro. No passado, Aurélia havia sido apaixonada por Fernando Seixas, um homem ambicioso que a abandonou para se casar com outra mulher por dinheiro. No entanto, com sua nova condição financeira, Aurélia decide comprar o casamento com Fernando, invertendo os papéis tradicionais de poder entre os gêneros.

A narrativa é dividida em quatro partes: "O Preço", "Quitação", "Posse" e "Resgate". Cada uma dessas seções simboliza etapas do relacionamento entre Aurélia e Fernando, que evolui de um acordo comercial para um envolvimento emocional mais complexo. Ao longo da história, José de Alencar explora as tensões entre o amor verdadeiro e o interesse econômico, questionando a autenticidade dos sentimentos em uma sociedade onde as relações são frequentemente mediadas pelo dinheiro.

Aurélia, como protagonista, é uma personagem forte e determinada, que desafia as expectativas de seu gênero e classe social. No entanto, ela também é retratada como uma figura trágica, presa em sua própria trama de vingança e orgulho. Fernando, por outro lado, é um personagem que passa por uma transformação ao longo da narrativa, de um homem superficial e ganancioso a alguém capaz de reconhecer e valorizar o amor sincero.

"Senhora" é uma crítica à hipocrisia e às convenções sociais do século XIX, ao mesmo tempo em que oferece uma reflexão sobre os papéis de gênero e as relações de poder. A obra de José de Alencar permanece relevante até hoje, sendo um exemplo clássico do romance romântico brasileiro, com suas complexidades emocionais e sociais.
comentários(0)comente



julindinho 28/08/2024

Não é um livro ruim, massss por ser romance de época não me interessou logo de cara
a experiência foi boa
comentários(0)comente



Pedro4513 28/08/2024

Senhora... De quem?
"Senhora" foi mais uma das minhas tentativas de adentrar o universo da literatura clássica brasileira, e, devo dizer, contribui para que futuramente eu me arrisque em outras obras do conjunto.
José de Alencar me surpreendeu com a história de Aurélia, uma senhorita muito perspicaz que apesar da pouca idade já estivera frente a demasiados infortúnios da vida. Tornou-se uma mulher astuta e imperiosa, uma vez que percebeu a influência que o dinheiro exerce sobre as pessoas, mas mesmo assim conservou seu espírito altruísta. Nessa trama também tenha parte o Senhor Fernando Seixas, um jovem que apesar dos tropeços busca conservar suas crenças e convicções.
O principal motivo para eu ter gostado dessa história é Aurélia, sua personalidade me cativou, pude acompanhá-la em seus caprichos e também tive o prazer de ver seu espírito desvanecerse em alguns momentos, onde a jovem moça de 18 anos se aparta, mesmo que por instantes, da Senhora.


PS: Eu compreendo que é uma questão da época e que era natural escrever dessa forma, mas por vezes o texto tomou forma numa complexidade aterradora, alguma vezes tive que reler trechos duas ou três vezes e outras apenas ignorei as palavras mais resbucadas, apesar disso, aproveitei bastante.
comentários(0)comente



Luis Fenelon 27/08/2024

Estou convencido que esse aglomerado incompreensível de palavras que alguns ousam chamar de livro na verdade é um instrumento de tortura usado nos detentos na Prisão de Guantanamo
comentários(0)comente



Dani 25/08/2024

Um clássico brasileiro
Que livro maravilhoso! José de Alencar você arrasou muito. Uma grande crítica a sociedade burguesa e ao casamento por conveniência/interesse para ascensão social. Nele temos Fernando e Aurélia, personagens fortes e muito reais.
Um verdadeiro "enemies to lovers" em solo brasileiro. Aqui vemos que tudo que faltava era uma singela conversa, abrir mão do orgulho e se permitir no amor. Que casal complexo viu! Mas o final foi demais... Excelente
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



frangolline 21/08/2024

AMEI
Achei o livro maravilhoso, acho que os problemas com linguagem estavam presentes só porque eu não estava tão habituado. História incrível, faz com que vc queira sempre ler mais um capítulo e eu com certeza relerei no futuro. Recomendo demais se você quer uma história com pingos de romance que se baseia bastante em relacionamentos que acontecem ainda hoje. Além de todas essas qualidades, é um clássico brasileiro, o que faz nós valorizarmos nossa cultura.
comentários(0)comente



Rika.is.reading 19/08/2024

Senhora de mim!!
"Sou senhora de mim, e pretendo gozar da minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo".

Eu amei esse livro!!! Aurélia é uma personagem espetacular, objetiva e poética. Quando vamos lendo, vamos compreendendo sua motivação e sua razão de viver.
Apenas leiam!!
comentários(0)comente



dear-moon 18/08/2024

Senhora, você realmente é sem hora
Li esse livro para fazer um trabalho avaliativo, eu não estou acostumada com a escrita nessa linguagem, acho um pouco mais complexa para minha mente entender algumas definições, porém a história daria uma nota de dois de cinco. Tem muitas descrições desnecessárias e os personagens simplesmente não tem um diálogo real, parecem que Aurélia e Fernando estavam tentando vencer um ao outro pelo cansaço e ambos conseguiram me deixar cansada da leitura, se eles sentassem e tivessem um diálogo normal não seria necessária todas essas páginas.
Geralmente não dou nota baixa para os livros, mas esse tipo de livro não me agrada muito, porém em alguns momentos me vi realmente interessada na história e não apenas lendo por "obrigação"
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |