Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Mandy 28/11/2023

Empoderamento feminino
Por ser um clássico pensei que seria chato, mas não é. a história te prende, ótima escrita, e que personagem empoderada e forte, principalmente para época. Aurélia mulher forte, dona de si, exemplo que serve até os dias atuais. vale muito apena ler, vc até esquece q é clássico e não romance de época.
comentários(0)comente



Clari 27/11/2023

Um clássico atemporal. Uma historia de vinganca, briga de egos, o poder do dinheiro, a volatilidade dos relcionamentos na corte carioca
comentários(0)comente



julianabfigueiredo_ 26/11/2023

Clássico sendo clássico
Apesar da leitura ser densa (mas oq poderia se esperar de um clássico né? Rsrs) é gostoso de ler! Se vc não tem uma vibe pra clássico, melhor não tentar, vc vai se entediar do livro, mas se gostar de história de amor de época vai amar, verá tantas diferenças entre o amor de antigamente, apesar desse contar a história de um amor arranjado, com os amores líquidos de hoje em dia, com milhares de opções disponíveis em meio a aplicativos de relacionamento que temos hj em dia. Definitivamente, nasci na época errada ?
comentários(0)comente



Tracinha De Livros 20/11/2023

Admito que quando eu comecei a leitura fiquei surpresa com a construção da protagonista. Aurélia é uma das personagens femininas mais inteligentes que já li, ( estou me referindo aos livros clássicos) fiquei muito surpresa em ver tal desenvolvimento em um livro de 1875.

Agora vamos para a estrutura, quando falamos de um livro do gênero romântico, já é de se esperar um drama ( põe drama nisso) a narração chega ser cansativa em alguns trechos, isso me cansou muito, mas eu continuei por curiosidade ( para ver como são as obras românticas) e a trama é muito interessante. Para mim valeu muito a pena ler essa obra, já que li não apenas pelo enredo mas também para conhecer o gênero Romântico.


Confesso que fiquei triste com o final kkkkkk queria outro?.
comentários(0)comente



GraAa39 19/11/2023

Os clássicos são necessários
Releitura finalizada depois de anos do meu primeiro contato com esta obra. Continuo amando o requinte literário de José de Alencar, porém hoje tenho um melhor repertório que deixa mais clara as alusões de um romance de época (porém ainda atual), do século XIX, com uma análise mais madura e consciente comparada a de uma adolescente vestibulanda, mas que mesmo com a imaturidade da idade foi tocada por este romance que marcou minha adolescência à época.

Os clássicos são necessários para conhecermos o passado e seus costumes, absorver o que há de bom neles e não se lançar nos preconceitos sociais normalizados à época e que infelizmente se configuram ainda em nossa sociedade patriarcal e conservadora.
comentários(0)comente



rafaelbelmont 17/11/2023

Póstumos sem nem mesmo terem morrido
A história é bem envelhecida, de toda maneira ela consegue cativar o leitor muita das vezes. Inicia lentamente e conforme os personagens vão sendo apresentados, as adversidades e problemas surgem junto. Não há uma vasta lista de personagens, mas são desenvolvidos até certo ponto. É uma boa leitura para refletir sobre o valor de honra de uma pessoa.
Dito isso, o melhor personagem é o Lemos.
comentários(0)comente



Maria.Cecilia 14/11/2023

Magnânimo!
Como não se derreter com a forma poética de escrever do magnânimo José de Alencar, o grande romancista que inspirou tantos outros escritores?



Um dos seus últimos romances, Senhora, escrito em 1875, traz a tona a crítica à sociedade fluminense, à burguesia em ascensão e inaltece o amor sublime.



A protagonista, Aurélia Camargo, moça formosa e rica, tem um passado de pobreza. Fernando Seixas, jovem garboso, foi seu namorado na época em que ela ainda era pobre. E apesar de amá-la, renuncia esse amor por conta de um grande dote, o da jovem Adelaide Amaral.



E o destino irônico faz com que a menina desprezada receba uma grande herança, que a fará ter um plano maquiavélico: casar-se com Fernando, que através de seu tio Lemos oferece um imenso e irrecusável dote, sem que ele conheça a futura esposa.



Quando ele aceita o acordo e conhece enfim a noiva, todo o passado volta para perturbá-lo. O amor, o ciúme, a mágoa e a vingança se misturam nessa arrebatadora obra.





Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!
comentários(0)comente



Stefanny 14/11/2023

Aurélia, personagem forte, singular e romântica. A protagonista vive em uma sociedade onde o casamento é prioridade. Mas, ela o via como um ponto de equilíbrio de amar e ser amada. Apesar dos altos e baixos ocorridos na vida de Aurélia, sua história iniciou a luta por igualdade e respeito na vida das mulheres. Um avanço na luta do feminismo.
comentários(0)comente



Lu R. 14/11/2023

É um livro sensacional e compreensível ser um clássico da literatura romântica brasileira. Deixei de lado algumas coisas que me aborrecem por conta da data que o livro foi publicado. Mas achei as reviravoltas extraordinárias e a Aurélia incrível.
comentários(0)comente



Leo 12/11/2023

A história é sobre uma pessoa, mas o foco é em outra.
Entendo que seja um clássico de época, escrito em um período em que a mentalidade era outra, mas tenho umas ressalvas sobre o livro. Apesar do livro se chamar Senhora e ser teoricamente sobre Aurélia, fica a impressão que o personagem principal é o Seixas, e em alguns pontos de certa forma coloca Aurélia como vilã, contradizendo algumas das afirmações do autor sobre a personagem.
comentários(0)comente



covattimarquesyasmin 11/11/2023

Senhora
Nesse clássico da literatura brasileira, acompanhamos a história de Aurélia Camargo que ascendeu socialmente após receber uma herança de seu avô.
Ao longo da narrativa, conhecemos o passado e o presente de Aurélia. Além de conhecer o "marido" dela e a história que os dois mantém em segredo, até deles mesmos.
O romance mostra uma versão feminista da mulher, ao retratar Aurélia como a chefe e, também faz uma crítica aos casamentos por conveniência ao trata-lo apenas como uma transação comercial.
comentários(0)comente



Carla.Parreira 09/11/2023

Senhora
No livro o autor faz uma crítica a decadência de valores do Segundo Império. Através do romance de Aurélia e Fernando ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: preço, quitação, posse e resgate. Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixona-se por Fernando Seixas, homem ambicioso a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio Lemos de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. Ele abre seu coração para ela, porém, na noite de núpcias, ela deixa claro que comprou-o para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Eles desde o princípio dormem em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregarse a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois. Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amálo, é vencida pelo amor. Aurélia mostra para Fernando um testamento, escrito após o casamento deles, em que ela deixa toda sua herança para ele, e assim, eles descobrem que realmente se amam. É um romance que faz-nos ficar com uma louca vontade de chegar a última página exatamente para ?saborear? essa união final.
preta velha 09/11/2023minha estante
adorei tua resenha! ?




Lilian.Cava 09/11/2023

Que mulher!
Livro 8 - 2023: Senhora, José de Alencar (Brasil, 1875) ??

Já fazia muitos anos que não lia nada do José de Alencar, mas queria muito ler mais algum dele. Lucíola foi uma experiência diferente pra mim: não gostei tanto assim na primeira leitura e amei na releitura.

Em Senhora temos a história de uma protagonista extremamente forte, dona de si e do seu futuro, com ideias e ações bem a frente do seu tempo. Depois de ser magoada quando ainda era pobre e humilde, decide arquitetar sua "vingança" após receber uma fortuna de herança.

Apesar de ter um pouco da barreira da linguagem pela data de publicação da obra, ela traz uma história bem interessante e dramática, com reviravoltas. A protagonista é sensacional, com atitudes totalmente controvérsias para a época. É uma leitura relativamente rápida e vale super a pena.

Nota: 4 ?
comentários(0)comente



Pâm 07/11/2023

Senhora
Esse foi meu segundo encontro com a escrita de José de Alencar e tenho de dizer que foi bem mais proveitosa. Fiquei muito entusiasmada com a posição de Aurélia, em várias situações esperava um desfecho inocente, mas me surpreendi. Um romance urbano, retratando um desencontro, mas com vários elementos interessantes, desde a sociedade, costumes, hábitos e locais do Rio de Janeiro. Leitura agradável e fluída.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR