Arcanjo 14/04/2020
História simples. Terror para adolescentes.
Não me entendam mal com o título, não é uma crítica.
História Simples:
Um enredo que acontece sem dificuldade, que flui sozinho, rapidamente e é gostoso de ler. Esta não é uma história cheia de arcos, personagens, obstáculos mil. Não, é uma história simples de acontecer e rápida.
Terror para adolescentes:
Aqui já temos um problema. Quando eu tinha meus dezesseis, dezessete anos, essa história teria funcionado muito mais para mim. Hoje, com a mesma idade do protagonista, ela não funcionou tanto quanto eu gostaria.
Por que não funcionou?
Hoje em dia, como amante do terror, já me dei ao luxo de ler muita coisa relacionada ao assunto? e assistir também.
A história de Ben e suas desventuras na Colina de Darrington a princípio me pareceu bem cativante, eu de fato consegui ver as cenas (logicamente não digo isso baseado nas imagens que contém no livro) na escrita e na atmosfera que o autor nos proporcionou. É um livro muito visível, e sim, as imagens ajudam, obviamente, mas novamente me refiro a escrita e as situações criadas por ele.
Mas, as situações, por melhoras que elas fossem, me davam a impressão de que é um livro para adolescentes, ainda que a temática seja forte. Não consegui enxergar uma escrita profunda para um livro que fosse sugerido para jovens adultos ou adultos mesmo.
Vejam que ambíguo.. falei que a escrita era boa e agora eu coloco a culpa na escrita?
De certa forma sim. É justamente pela escrita que eu acho que é um livro para uma faixa etária mais nova. E não estou criticando ou falando mal, longe de mim. Mas a forma como o autor se refere a situações, personagens é na linguagem simples para adolescentes. É como ler um Percy Jackson de terror. Comparação um pouco infame, mas não tenho esperanças de que alguém leia a resenha até aqui KKK.
Enfim.. eu disse que a história era simples e sua escrita também é simplória. No entanto é bem fluída.
Vale a pena. Em todos os capítulos curtos acontece algo que te instiga a mastigar o livro de uma vez só e isso é excelente. De verdade.
Infelizmente o livro só funcionou pra mim até a metade. Eu não consegui mais me apegar tanto após a aparição repentina de determinada personagem para ajudá-lo fisicamente, quem leu me entende, e a partir daí virou algo que pra mim não funciona. Não é o tipo de leitura que eu goste.
Gostei até os momentos sombrios, o mistério e tudo o mais.. esse tipo de coisas me atrai.. o resto é algo que já não sou fã. Me deixa desconexo da história.
LONGE DE MIM criticar o autor. Não tenho nem culhões pra isso. O cara trabalhou, esmiuçou as ideias, varou noites.. eu sei como é escrever um livro.. REALMENTE SEI. Então eu não crítico não. O cara conseguiu, puta mérito dele. Está de parabéns.
Só que não funcionou para mim, apenas isso. Mas funciona para mais gente e é o que importa. É uma leitura gostosa e um livro de sucesso.
E sim, eu recomendo para quem gosta do gênero. Tem clichês, tem momentos previsíveis, mas é um terror gostoso de se ler, de verdade.