Sheyla 06/03/2016
HORROR NA COLINA DE DARRINGTON
Horror na Colina de Darrington e o primeiro livro do escritor brasileiro Marcus Vinícius Almeida de Barcelos. O livro conta a história e a experiência horrenda que o jovem Benjamin Francis Simons, vivenciou na Colina de Darrington em South Hampton na casa de seus tios. A história é narrada pelo próprio Ben, que conta detalhadamente o que se passou com ele há onze anos, quando sua tia Julia sofre um derrame, e ele é obrigado a se mudar para a casa dos tios para cuidar dela e de sua prima, a pequena Carla de cinco anos. Quando o garoto chega na casa, coisas estranhas começam a ocorrer a sua volta e o jovem acaba descobrindo que por trás desses acontecimentos obscuros sua prima corre um grande risco.
Ben faz o máximo para não acreditar. Ele não quer acreditar. Mas, quando a prima diz que está vendo uma garota pendurada em seu quarto, ele percebe que foi uma deixa para que tudo de ruim passasse a acontecer. Ben, corre contra o tempo para salvar a prima de uma famosa ceita, e quando menos vê, está envolvido no caso de uma forma que nunca poderia imaginar e certamente jamais poderá esquecer.
Minhas impressões: Uma das primeiras cenas narradas no livro por Ben foi a que me deixou arrepiada, quando ele acorda de madrugada para beber água e algo muito estranho acontece, a partir de então Ben irá vivenciar a pior experiência de toda a sua vida, em uma casa cercada de acontecimentos estranhos e sobrenaturais. Mas não apenas o sobrenatural é o pior, iremos nos deparar com a maldade dentro das pessoas também o que me deixou mais indignada em toda a história.
O interessante deste romance é que os fatos se interligam de uma forma instigante, as primeiras partes dos capítulos contém trechos de jornais, de entrevista, de arquivo da polícia que se encaixam perfeitamente na história transparecendo um ar de realidade em uma narrativa de ficção. Um livro incrível, com uma história instigante e cheia de horror, suspense e loucura. A pesquisa do livro foi muito bem feita, a construção do personagem principal e da trama foram bem elaboradas, mantendo o suspense e as incertezas do começo ao fim.
Trama: O livro é narrado em primeira pessoa, 11 anos depois do acontecido, por um Benny que já não sabe mais se é louco ou são, se aquilo foi real ou um pesadelo e onde exatamente começa um e termina o outro. A narrativa é fluída e a linguagem atual.
A narrativa mescla um terror sobrenatural com um terror psicológico. Os capítulos são precedidos por trechos variados como registros policiais, recortes de jornais e fragmentos de pensamentos. Os textos que antecedem os capítulos não seguem uma ordem cronológica correta. O autor consegue fazer com que o leitor realize viagens temporais entre passado, presente e futuro em ordens diversas. A história, embora curta, é bem complexa. É como se fosse um quebra-cabeça onde o leitor tem que colocar as peças no lugar certo.
O terror presente em "Horror" é muito bem escrito, e apresenta traços de boas produções cinematográficas e elementos essenciais para um livro se viralizar entre o público fanático por suspense e fazer bastante sucesso entre os amantes de literatura. Um dos pontos fortes é o poema "Dança da Escuridão" que retrata muito bem o que se passa na história. A escrita do autor é muito boa. Ele consegue descrever com uma imensa qualidade as cenas que envolvem violência e sangue: Todo o desenrolar da trama é digno de um filme.
Diagramação: Não posso deixar de mencionar o capricho da editora Novo Século nesta edição, além da capa assustadora o livro tem todo um efeito nas páginas deixando ele mais aterrorizante ainda.
A escrita mescla entre rebuscada e de fácil compreensão. Bom vocabulário. Bons personagens. Bom título. As páginas são escurecidas, as letras grandes com uma fonte confortável e a revisão também é uma das melhores que já vi. A diagramação ficou muito bem feita, a textura das páginas, as ilustrações, enfim, todas as partes do livro se juntam e formam um todo que se condiz com o sentido real da história.
O livro é simplesmente lindo, uma das diagramações mais bonitas que eu já vi. As bordas das páginas são escuras, dando a impressão de algo antigo, macabro que combina perfeitamente com o clima de terror da história. Além disso, antes de cada capítulo existe uma introdução (laudo médico, transcrição de uma ligação, matéria de jornal) que aumenta a sensação de veracidade da história e dá algumas pistas inteligentes para os leitores atentos.
Conclusão: A historia é curtinha, mas super intensa. Cheia de emoções fortes e revelações assustadoras! Com uma escrita envolvente, o leitor é capaz de sentir o cheiro da carnificina e experimentar as dores dos personagens devido aos detalhes tão perfeitos e tão bem explicados. Fiquei apaixonado pelo livro e pela escrita do autor que logo, no romance de estreia, já deu um show de criatividade.
Além disso, é ótimo ver escritores nacionais se arriscando em temas diferentes do que a nossa literatura costuma trazer. Ainda mais com uma edição impressa tão bonita e criativa, que contribui para aumentar o ar de suspense. O livro é bem pequeno e o leitor consegue ler rapidamente em algumas poucas horas. Ao passar as páginas o leitor se surpreenderá e ficará fixado na leitura. O final apesar de satisfatório deixou uma abertura para uma continuação,que infelizmente o autor já descartou explicando que esse conto é isolado mas, que pretende escrever outros seguindo essa mesma pegada.
Espero que todos tenham a oportunidade de ler este livro, recomendo a leitura para você que gosta de sentir aquele arrepio na espinha, e para os curiosos de plantão que querem desvendar os mistérios e horrores da Colina de Darrington.
site: http://navibeblog.blogspot.com.br/