Athaislle Ketlle 09/05/2014
O inspetor geral (1996.94 p, 7ª ed, editora: scipione.) do autor Nicolau Gógol. O livro conta uma história que aconteceu na Rússia em uma aldeiazinha que envolvia o governador e demais pessoas do poder que não administrava corretamente a aldeia e que estavam temendo a chegada de um inspetor que poderia mudar toda aquela situação de corrupção.
Essa história aconteceu na Rússia, há muito tempo, mas que poderia ter acontecido em qualquer outro país. Em uma aldeiazinha em meio a um cenário de neve, pessoas com ar importante corriam em direção a casa mais rica do lugar. Pois aquela é a casa do governador de Kolmogor. Ali foi convocada uma reunião de emergência, porque havia ocorrido algo muito grave, capaz de tirar o sossego de muitos habitantes do local. Dentro da casa estava o governador Anton Antonóvitch, já cercado por algumas das pessoas mais graúdas daquele pequeno mundo. Quem estava presente era o diretor do hospital, e o diretor da escola. Entrou em seguida o juiz, depois ainda chegaram mais dois soldados e um médico que não sabia falar russo. O motivo da convocação era a notícia de que estava para chegar a qualquer momento a aldeia um inspetor. O governador ficou sabendo por dois fazendeiros que tinha chegado ao hotel um hóspede, muito suspeito, com traje civil e que se chamava Ivan Alexándrovitch Klestakov e que para eles sem dúvidas era o inspetor. A partir dessa notícia o governador tentou mudar tudo o que precisava na aldeia para dar uma boa impressão de seu governo, então tudo foi organizado às pressas. O tal “inspetor” Klestakov estava instalado no hotel há duas semanas. Klestakov se aproveitou da situação de engano para conseguir dinheiro emprestado do governador e dos demais que faziam parte do poder administrativo. Klestakov se interessou pela filha do governador e a pediu a em casamento, após a aprovação do governador, ele pediu a melhor carruagem e inventou uma história de que ia visitar uma tia milionária.
É um bom livro. Pois conta a história de um governador que era “religioso” e caluniador, e que não se preocupava com o bem estar de se povo e só se interessava pelo dinheiro e poder. Ele acha que tudo esta ganho quando chega um homem que eles acham ter certeza que é um inspetor e pede a mão da filha do governador em casamento, para eles foi uma imensa alegria. Recomendo este livro para pessoas que acreditam que tudo pode mudar.