O inspetor geral

O inspetor geral Nikolai Gógol
Sylvia Orthof
Sylvia Orthof




Resenhas - O Inspetor Geral


36 encontrados | exibindo 31 a 36
1 | 2 | 3


jmrainho 25/12/2015

O Inspetor Geral
Peça de teatro de Gógol, publicada em 1863.

Aborda a realidade de uma aldeia que descobre que será alvo da visita de um Inspector Geral, e o prefeito e gestores públicos locais ficam apavorados ao pensar que o governo central czarista irá descobrir suas más gestões e descaso com a coisa pública. O inspetor é confundido com um bonvivant de São Petesburgo em visita a aldeia. Viciado em jogo e repleto de dívidas, aproveita da situação para tirar dinheiro da comunidade.


site: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Inspector_Geral
comentários(0)comente



Franklin 13/06/2013

O inspetor geral
A historia desse livro passa na Rússia no século XIX, em uma pequena cidade da província , essa cidade e liderada por um prefeito, nessa cidade surge um boato de que um inspetor estaria por vim fazer uma investigação, no entanto esse homem não era inspetor seu nome verdadeiro era Khlestakov ele era um jovem ambicioso que estava viajando para visitar seus pais no interior ele estava completamente sem dinheiro, o tempo passou e esse jovem ficou noivo da filha do prefeito, as pessoas da cidade pedia que ele fosse embora antes que sua identidade fosse descoberta,logo então descobriram que ele não era o verdadeiro inspetor o verdadeiro estava por vim.
comentários(0)comente



Joelma 29/05/2013

Mar de lama
O livro O inspetor geral de Nicolau Gógol, adaptado por Sylvia Orthof com um enredo ocorrido numa aldeia do interior da Rússia, traz à baila o que é de mais atual nos requintes da corrupção, da incompetência e do mau- caratismo. Incrível perceber os intertextos da narrativa com o real; uma excelente história para quem deseja conhecer as entrelinhas implícitas e às vezes, até explícitas das elites preocupadas em enriquecerem ilicitamente. O inspetor causador dos grandes receios das “autoridades” do lugarejo acaba por fazê-las provar do mesmo veneno da desonestidade e da falta de escrúpulos dos habitantes de mais “alto gabarito”. Vale a pena lê-lo.
comentários(0)comente



Raquel 23/02/2010

Fica a dica!
É uma ótima comédia. Iniciadora do teatro realista e, por que não dizer, do teatro sério na Rússia.
Além do mais, Gógol é um mestre na arte do não-dito. Em sua obra, as entrelinhas são gritantes. E, no caso de O Inspetor Geral, hilariantes.
A tradução direta da Prof. Arlete Cavaliere (especialista em Gógol e teatro russo) é um presente para os admiradores da literatura russa. Os passeios de Gógol pelo mundo da cultura da Rússia do século XIX são fielmente seguidos pela tradutora.
A edição da Peixoto Neto traz uma cronologia, um ótimo prefácio da Arlete, capa dura e um "dossie Gógol".
Uma ótima dica!
comentários(0)comente



Marcos 07/12/2009

Grande obra!
Muita gente já deve conhecer o enredo deste clássico russo de algum lugar, provavelmente bastante adaptado para todo tipo de teatro, e aposto que em cartaz ao redor do mundo até hoje, por aí. Resolvi escrever a resenha para uma sugestão: é a primeira vez que leio a peça, e peguei a edição traduzida por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri (dois grandes nomes do teatro nacional, que morreram recentemente) - provavelmente não direto do russo, mas não sei. Independente disso, gostei bastante da escrita dos dois, ri bastante lendo toda a história, e, por isso, deixo aqui a indicação.
comentários(0)comente



Inlectus 16/04/2009

Boa obra.
Uma estória divertida, onde um grupo de poderosos de uma localidade na Rússia, toma uma bela lição, para aprender a ter mais respeito, pelo povo ao qual deveriam cuidar.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 31 a 36
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR