O inspetor geral

O inspetor geral Nikolai Gógol
Sylvia Orthof
Sylvia Orthof




Resenhas - O Inspetor Geral


36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Athaislle Ketlle 09/05/2014

O inspetor geral (1996.94 p, 7ª ed, editora: scipione.) do autor Nicolau Gógol. O livro conta uma história que aconteceu na Rússia em uma aldeiazinha que envolvia o governador e demais pessoas do poder que não administrava corretamente a aldeia e que estavam temendo a chegada de um inspetor que poderia mudar toda aquela situação de corrupção.
Essa história aconteceu na Rússia, há muito tempo, mas que poderia ter acontecido em qualquer outro país. Em uma aldeiazinha em meio a um cenário de neve, pessoas com ar importante corriam em direção a casa mais rica do lugar. Pois aquela é a casa do governador de Kolmogor. Ali foi convocada uma reunião de emergência, porque havia ocorrido algo muito grave, capaz de tirar o sossego de muitos habitantes do local. Dentro da casa estava o governador Anton Antonóvitch, já cercado por algumas das pessoas mais graúdas daquele pequeno mundo. Quem estava presente era o diretor do hospital, e o diretor da escola. Entrou em seguida o juiz, depois ainda chegaram mais dois soldados e um médico que não sabia falar russo. O motivo da convocação era a notícia de que estava para chegar a qualquer momento a aldeia um inspetor. O governador ficou sabendo por dois fazendeiros que tinha chegado ao hotel um hóspede, muito suspeito, com traje civil e que se chamava Ivan Alexándrovitch Klestakov e que para eles sem dúvidas era o inspetor. A partir dessa notícia o governador tentou mudar tudo o que precisava na aldeia para dar uma boa impressão de seu governo, então tudo foi organizado às pressas. O tal “inspetor” Klestakov estava instalado no hotel há duas semanas. Klestakov se aproveitou da situação de engano para conseguir dinheiro emprestado do governador e dos demais que faziam parte do poder administrativo. Klestakov se interessou pela filha do governador e a pediu a em casamento, após a aprovação do governador, ele pediu a melhor carruagem e inventou uma história de que ia visitar uma tia milionária.
É um bom livro. Pois conta a história de um governador que era “religioso” e caluniador, e que não se preocupava com o bem estar de se povo e só se interessava pelo dinheiro e poder. Ele acha que tudo esta ganho quando chega um homem que eles acham ter certeza que é um inspetor e pede a mão da filha do governador em casamento, para eles foi uma imensa alegria. Recomendo este livro para pessoas que acreditam que tudo pode mudar.
Virginia.Muniz 07/09/2020minha estante
Moça como que faz pra ler, não estou conseguindo KKKKKKK




Manu 22/01/2021

O inspetor geral
Qual a profissão mais antiga do mundo..? Essa nós já sabemos, Maria Madalena e suas histórias percorrem a história mundial, mas nem só de profissões se vive, e em "O inspetor geral" Gogol nos prova que existem diversas formas de sobrevivência. A cidade é tomada pela notícia de que irá chegar na um inspetor para avaliar a que maneira as coisas são feitas naquele vilarejo. Uma peça com diversos cenários, personagens e principalmente expressões o livro trata de uma maneira divertida a essência humana, em como sempre tentamos estar adiante e, se assim não for possível, comprar um lugar à frente. Uma dinâmica que a escrita russa vem me trazendo, é um livro para, tal qual os seus personagens, ficar chocado.
Flavia.Santana 22/01/2021minha estante
Texto incrível!




Darlene_Poetisa 25/01/2022

Numa pequena aldeia, o governador se desespera ao saber da iminente chegada de um Inspetor Geral vindo da Capital. São tantas as irregularidades a serem resolvidas que faz-se uma reunião com a elite da cidade.
O final surpreende bastante!
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor. Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




ScaredOn 19/01/2009

Excelente livro,não me arrependo de ter cadastrado.faz jus aos livros russos.Mais um do mestre Gogol.
comentários(0)comente



Inlectus 16/04/2009

Boa obra.
Uma estória divertida, onde um grupo de poderosos de uma localidade na Rússia, toma uma bela lição, para aprender a ter mais respeito, pelo povo ao qual deveriam cuidar.
comentários(0)comente



Marcos 07/12/2009

Grande obra!
Muita gente já deve conhecer o enredo deste clássico russo de algum lugar, provavelmente bastante adaptado para todo tipo de teatro, e aposto que em cartaz ao redor do mundo até hoje, por aí. Resolvi escrever a resenha para uma sugestão: é a primeira vez que leio a peça, e peguei a edição traduzida por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri (dois grandes nomes do teatro nacional, que morreram recentemente) - provavelmente não direto do russo, mas não sei. Independente disso, gostei bastante da escrita dos dois, ri bastante lendo toda a história, e, por isso, deixo aqui a indicação.
comentários(0)comente



Raquel 23/02/2010

Fica a dica!
É uma ótima comédia. Iniciadora do teatro realista e, por que não dizer, do teatro sério na Rússia.
Além do mais, Gógol é um mestre na arte do não-dito. Em sua obra, as entrelinhas são gritantes. E, no caso de O Inspetor Geral, hilariantes.
A tradução direta da Prof. Arlete Cavaliere (especialista em Gógol e teatro russo) é um presente para os admiradores da literatura russa. Os passeios de Gógol pelo mundo da cultura da Rússia do século XIX são fielmente seguidos pela tradutora.
A edição da Peixoto Neto traz uma cronologia, um ótimo prefácio da Arlete, capa dura e um "dossie Gógol".
Uma ótima dica!
comentários(0)comente



Joelma 29/05/2013

Mar de lama
O livro O inspetor geral de Nicolau Gógol, adaptado por Sylvia Orthof com um enredo ocorrido numa aldeia do interior da Rússia, traz à baila o que é de mais atual nos requintes da corrupção, da incompetência e do mau- caratismo. Incrível perceber os intertextos da narrativa com o real; uma excelente história para quem deseja conhecer as entrelinhas implícitas e às vezes, até explícitas das elites preocupadas em enriquecerem ilicitamente. O inspetor causador dos grandes receios das “autoridades” do lugarejo acaba por fazê-las provar do mesmo veneno da desonestidade e da falta de escrúpulos dos habitantes de mais “alto gabarito”. Vale a pena lê-lo.
comentários(0)comente



Franklin 13/06/2013

O inspetor geral
A historia desse livro passa na Rússia no século XIX, em uma pequena cidade da província , essa cidade e liderada por um prefeito, nessa cidade surge um boato de que um inspetor estaria por vim fazer uma investigação, no entanto esse homem não era inspetor seu nome verdadeiro era Khlestakov ele era um jovem ambicioso que estava viajando para visitar seus pais no interior ele estava completamente sem dinheiro, o tempo passou e esse jovem ficou noivo da filha do prefeito, as pessoas da cidade pedia que ele fosse embora antes que sua identidade fosse descoberta,logo então descobriram que ele não era o verdadeiro inspetor o verdadeiro estava por vim.
comentários(0)comente



jmrainho 25/12/2015

O Inspetor Geral
Peça de teatro de Gógol, publicada em 1863.

Aborda a realidade de uma aldeia que descobre que será alvo da visita de um Inspector Geral, e o prefeito e gestores públicos locais ficam apavorados ao pensar que o governo central czarista irá descobrir suas más gestões e descaso com a coisa pública. O inspetor é confundido com um bonvivant de São Petesburgo em visita a aldeia. Viciado em jogo e repleto de dívidas, aproveita da situação para tirar dinheiro da comunidade.


site: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Inspector_Geral
comentários(0)comente



Lorenzo 17/02/2018

O Inspetor Geral
Gostei bastante do livro, apesar de se tratar de um tema comum na época, como é explicado na edição da editora Veredas. Retrata bem a Russia do dado período e como era sua política, especificamente quando o Czar Nicolau I estava no poder
comentários(0)comente



André 06/05/2020

Uma sátira feroz e divertidíssima da burocracia czarista do século XIX. Para quem se incomoda com spoilers, aconselho não ler o texto introdutório que está presente nessa edição, pois ele revela toda a história antecipadamente.
comentários(0)comente



Isadora.Volino 25/05/2020

Mais atual impossível
É inacreditável que uma comédia de 1836 seja tão atual. Infelizmente discursos e atitudes podem ser facilmente comparados com muitos de 2020. A trama gira em torno da corrupção e ambição. Gogol nesta peça deixa o público rindo e abismado ao mesmo tempo. As artimanhas que giram em das trapaças, tudo pela sede de poder, são de fato muito bem escritas. Uma de minhas peças favoritas, sem sombra de dúvida.
comentários(0)comente



Luis1326 04/07/2020

Uma boa leitura
O livro conta a história de uma vila de província que receberá a visita de um Inspetor Geral mandando pelo império para fiscalizar e aplicar medidas disciplinares no que ele achar de errado, o problema é que nessa vila quase tudo é errado. O Governador, assim como os demais membros da administração, é corrupto e faz tudo, menos administrar bem a vila.
Com a notícia de que um inspetor chegará sem aviso, ele começam a tentar adivinhar quem seria para tentar suborna-lo. Eles encontram um homem que se encaixa na ideia que eles criaram de um inspetor, Ivan Aleksandrovitch.
Ivan é um funcionário do governo, mas está longe de ser um inspetor, ele é na verdade o oposto de disciplina. Vive gastando mais do que tem e vivendo de aparências.
A trama gira em torno do Governador tentando descobrir se ele é o Inspetor e tentando suborna-lo, e de Ivan assumindo esse papel pra conseguir dinheiro.

É uma historinha curta, rápida de ler. Como comédia deixa um pouco da desejar porque boa parte das piadas ficou datada, se levar em consideração a época do lançamento. Mas ainda assim é um livro divertido e perfeito pra encenação.
A tradução me deixou com uma pulga atrás da orelha, por se tratar de uma adaptação.

site: https://www.instagram.com/folhadpapel/
comentários(0)comente



Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
Clássico da literatura estrangeira, "O Inspetor Geral", é irônico, divertido e atemporal. O humor negro é o ponto chave deste livro, escrito por Gogol, um dos melhores escritores russos. Devorar o conteúdo deste livro na íntegra, até hoje, continua sendo um dos meus hobbys favoritos.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR