dianatenorio 31/10/2024
Como saber que você ama alguém de verdade?
Ao escrever Amor de Redenção, a Francine Rivers se inspirou na história de Oseias, um profeta direcionado por Deus a se casar com uma prostituta para simbolizar a infidelidade de Seu povo e o Seu amor incondicional, misericordioso e eterno. O livro de Oseias, na Bíblia, usa muitas metáforas e simbolismos para mostrar que, apesar da recusa do povo de Israel de ter o seu coração voltado somente para Deus, Ele estava disposto a traçar um caminho de perdão e recomeço. ?Amor de Redenção? é cheio de referências bíblicas, mas não se preocupe, você só irá perceber se tiver algum conhecimento bíblico, o que também não irá lhe impedir de entender a história, se for o caso de você não conhecer nada da Bíblia. Vale também destacar que o livro não é um material de evangelização, pelo menos não diretamente, e pode ser lido por qualquer público.
?O que podia fazer para que compreendesse que Deus Pai era a única saída que ela tinha para aquela vida de inferno, se o único pai que conhecera quis que ela fosse arrancada do ventre da mãe e jogada no lixo??
De forma simples, objetiva e profunda, a Francine construiu a história da Angel, uma jovem que, quando criança, ainda se chamando Sarah, é rejeitada pelo pai e vendida para a prostituição, o que a leva a sofrer todo tipo de abuso, e como consequência disso, são desenvolvidos traumas que a impedem de acreditar no amor. Quem acreditaria se a pessoa que deveria ter lhe amado e protegido não o fez? Eu me coloquei muito no lugar da Angel ? o que me fez ver muitas coisas da minha própria história ?, e não, eu não conseguiria acreditar no amor de um homem se todos os homens que eu conheci me usaram e me fizeram acreditar que eu tinha nascido para isso e nada mais.
Um outro protagonista nos é apresentado, o Michael Hosea. Confesso que foi o personagem que mais me ensinou. Com o Michael eu descobri que sei que amo alguém de verdade quando essa pessoa erra comigo, vai embora e eu perco os benefícios, e nesse dia eu escolho ficar, esperar e perdoar. O Michael é um homem simples, íntegro, trabalhador e devoto, que se apaixona a primeira vista pela Angel e atende ao chamado de Deus de se casar com ela, mas como é de se esperar, ele vai ter que ter muita perseverança para conquistá-la e fazê-la acreditar não só no seu amor, mas de que o seu amor é a extensão do amor de Deus por ela. Não vou falar muito para não dar spoiler, mas posso dizer que essa persistência é do começo ao fim do livro.
Eu senti muita coisa ao ler essa história, e um desses sentimentos foi a raiva. Senti raiva da Angel por ser tão teimosa, apesar de entendê-la. Também senti raiva do Michael por insistir tanto, mas nesses momentos eu ouvia um: e Eu também não sou assim com você? Me senti tão constrangida ao ponto de chorar ao perceber que fui e ainda sou, muitas vezes, uma Angel. Já li algumas histórias de amor, mas essa aqui foi com toda certeza a mais marcante por diversos motivos. É um livro favoritado e se encaixa em muitas áreas da minha vida, o que já é motivo suficiente para eu recomendá-lo.
O livro trata de paternidade e maternidade, dependência emocional, abusos ? em diversas categorias ?; trata da importância das verdadeiras amizades, da fé que podemos ter ou não ter na mudança de alguém, do perdão e de um amor abnegado, capaz de ter o bem-estar do outro como prioridade, ainda que isso custe a sua felicidade. Eu poderia falar muita coisa sobre esse livro e tentar explicar como ele me fez sentir, mas, prefiro continuar indicando e levantando os questionamentos: será que o Michael conseguiu quebrar todos os muros e chegar no coração da Angel? Será que a Angel conseguiu se enxergar como Sarah?
?De qualquer modo, quando é que as coisas reais, de valor duradouro, podem ser planejadas??
?? Meu amor não é uma arma. É a linha da vida, um salva-vidas. Estenda a mão, agarre-se e não se solte mais?.
?Amem o Senhor seu Deus e amem-se uns aos outros. Amem-se uns aos outros como Ele os ama. Amem com força, propósito e paixão, não importa o que surja contra vocês. Não fraquejem. Enfrentem a escuridão e amem. Esse é o caminho de volta para o Éden. Esse é o caminho de volta para a vida?.