zoni 07/05/2020
"O maior medo da vida do Jonathan é o amor que ele sente pela irmã." | Essa releitura valeu muito a pena, e eu até entendo melhor as razões da Cassie ter levado a história para onde levou.
Estava aqui pensando, a primeira vez que li esse livro, e essa série, eu tinha apenas 16 anos, e de lá pra cá tanto mudou em mim que consigo perceber coisas que não vi antes, ou que vi, mas que não me pareciam tão relevantes e que agora têm um peso muito maior em mim. Eu não tenho muitas dúvidas que na primeira leitura desse livro gostei de toda aquela tensão sexual que rola entre os protagonistas durante todo o livro, e isso se dá por razões como: eu era um adolescente que achava qualquer casal fofo, e porque eu tinha noção de que eles não eram irmãos. Mas hoje vendo que as personagens não tinham essa ideia em mente, isso me parece um pouco bizarro, há cenas em que os dois pensam e até verbalizam ignorar tudo e fingirem que não são irmãos para se pegarem sem peso na consciência, isso é meio doido, e um tanto problemático, pelo menos eu acho, vocês não precisam concordar.
Esse livro é muito bom? Não. Eu gostei muito dele nessa releitura? Sim! Eu acho incrível a forma como a Cassandra conseguiu crescer tanto a sua história em um livro do "meio", tá que depois deixou de ser o do meio, mas até então ele seria. A história se desenvolve de uma forma muito inteligente, tanto que a gente não consegue parar de ler e se envolver, Clare narra essa história em um ritmo gostoso e fácil de acompanhar, ela é direta nas ações, mas não perde todos aqueles clichês que a gente adora. E por mais que tenham tantos personagens em diversos locais fazendo coisas diferentes, e o foco principal esteja na Clary, a gente não sente que os outros personagens estão sendo negligenciados (o que eu acho que acontece em Chain of Gold).
Valentim não é um bom vilão, isso não mudou, ele não me empolgava há 8 anos, e continua não me empolgando agora. É um personagem burro, é chato e sem propósito, e talvez esse tenha sido o maior erro da autora em relação a ele, não dar um propósito real para o vilão. Eu fico me perguntando: ele quer destruir todos os seres do mundo das sombras e deixar só os Nephilim, ou, ele quer matar todo mundo de fato, e construir uma nova raça comandada por ele, onde ele fará o papel de Deus? Nem mesmo no último livro eu lembro de ter uma resposta real sobre isso, ele se perde em todos os propósitos e só é chato mesmo. Mas se alguém pensar diferente de mim, e souber a resposta certinha sobre isso, deixa aí nos comentários e vamos conversar. Sebastian maior e melhor que o pai.
Minha nota subiu muito em relação a primeira leitura, e eu não sei se surtei por conta da quarentena, mas quase ousei dar 5 estrelas para esse livro hoje. Mas como Valentim não é um bom vilão, e o chove, mas não molha entre os "irmãos" não me empolga mais, a nota precisou cair. Correndo pra começar a releitura do terceiro volume, pois sei que muita coisa está para acontecer, inclusive cenas que ainda estão vivas em minha memória... Vem aí.
site: www.instagram.com/nomeiodatravessia