Lorena 08/01/2024
?Sempre somos ou muito gentis, ou muito grosseiros conosco mesmos?
O segundo livro finalizado de 2024. Precisava ser esse. Ainda não tinha me dado conta do quanto senti falta de ler algo, digamos, antigo. Um clássico. Algo elaborado, rebuscado. E a brutalidade, disfarçada de delicadeza aqui, caiu perfeitamente. Vai muito além da ideia principal de relação sadomasoquista.
Ocorre que, no meu ponto de vista, o autor não quis explorar o jogo sexual em si, ainda que seja pioneiro em escrever sobre o tema, e sim as questões psicológicas. É perceptível que ele retrata a forma como a mulher é vista na sociedade da sua época. É surreal pensar que esse livro foi escrito em 1870, mas ainda é atual. Em diversos capítulos.
Acompanhamos as questões traumatícas e reflexivas de Severin, um personagem complexo em tantas camadas, um pensador de fato. E toda essa complexidade veio à tona dentro de uma relação desenvolvida com Vanda, que envolvida dentro dessa teia que é a mente de Severin, se deixa experimentar uma aventura sexual de dominação e submissão. É um livro de 200 páginas, antigo, mas o começo é muito envolvente. O endeusamento do feminino, bem como as reflexões que o personagem trás sobre as próprias necessidades, viram um combo surpreendentemente sensual, ainda que esse não seja o foco principal. E pra mim, aqui é aonde se encontra o poder da escrita. Pode ser um livro incômodo, o personagem tem a necessidade de ser humilhado, de ser um escravo para a sua senhora, e isso realmente é narrado. Pouquíssimas vezes li algo tão cru, psicologicamente falando, sobre os pensamentos gerados na busca desse fetiche. É realmente algo transformador, em se tratanto de literatura no tema. Eu sou leitora de romance erótico, então posso afirmar que o que já li, dentro do BDSM, é bem longe da realidade crua e por vezes fantasiosa do fetiche. Mas assim, eu AMO esses livros, inclusive Christian Grey ainda tem o meu coração.
Eu amei a experiência dessa leitura, eu gosto de ler sobre essa temática, em todas as suas formas de escrita. É um livro mais focado na psíque, mas pra quem gosta do tema, indico forte!