Erika Xavier 17/10/2024Meu novo favorito do autorA obra "Senhora" era meu favorito do autor até ouvir esse, como Amélia foi bárbara!!
As coisas realmente começam com a perda de um sapato feminino pequenino que ao ser encontrado por um rapaz "da moda" abre espaço para uma imaginação fértil e uma grande obsessão.
Horácio (o rapaz "da moda") se apaixona por um pé imaginário e vai em busca da dona para casar-se com ela, só para que consiga ter acesso a ele. Já Leopoldo apaixona-se por um sorriso e ainda sim, cria uma certa expectativa quanto a moça dona do sapato, mas um engano o desilude, a ponto de desconstruir sua visão do amor.
Ao longo do audiobook fiquei angustiada com o comportamento de Horácio em relação a Amélia e já estava sofrendo por ela, mas a moça consegue se livrar desse traste com um teste inteligente.
Leopoldo, que já caiu em si, entende o que ele realmente ama e não se importa mais com o fato de Amélia ter pés feios (ilusão que ele passa a crer fielmente), além disso, ele traz esse teor gótico à narrativa, o que me diverte.
Ao final tudo se revela, mas tarde demais para Horácio e isso para mim foi maravilhoso. Ele vê Leopoldo e Amélia se casando, bem como ver a moça mostrando ao marido os seus pés pequenos e belos, para uma cara que tem fetiche e é um verdadeiro babaca, achei pouco.
Sim, eu amei a narrativa, pois não foi um herói que salvou a mocinha, mas sim ela mesma ao perceber os interesses dos rapazes e interpretar o que lhe foi apresentado em várias situações.