spoiler visualizarLuiz Rodrigo de 13/04/2023
A Pata d Gazela, o Leão foi humilhado.
A Pata da Gazela
Décima leitura
Período de leitura 01/04/2023 à 12/04/2023
Páginas lidas: 152 / 2222
SPOLIERS
Está é a minha primeira resenha de um áudio-livro, narrado pela Izabella Lubrano, do Canal Ler Antes de Morrer no Spotify. A quem sou muito grato pelas explicações e curiosidades.
Bem vamos a história romântica de erros. Um triângulo amoroso que quase se torna um quadrado. Mas no final acabou não sendo. Dois rapazes que são chamados o tempo todo de mancebos. Um mais carnal, o Horácio o Leão da moda do Rio de Janeiro, e Leopoldo o tímido que se apaixonam de maneira diferente pela mesma mulher pelo mesmo motivo os pés da donzela, mas como eu já disse com olhares diferentes. A moça em questão é Amélia, que nas aparências temos a impressão que está alheia a disputa entre os mancebos. É lógico que não é bem uma disputa . Leopoldo o tímido, a princípio se apaixona pela ideia do pé da jovem, mas em uma determinada situação ele descobre a terrível verdade que os pés de sua amada é demasiadamente grande então Leopoldo se recolhe no amor platônico.
Já Horácio também se apaixona pela ideia dos pés da moça, e quase a leva para o altar para conhecer estes pés, mas quando consegue além de horrorizado rompe o noivado, pois não consegue se imaginar casado com um pé daquele tamanho.
É óbvio que is dois não estão certo. Mas toda a manipulação do rompimento o autor nos engana com todas as manipulações do Leão, mas na verdade ele é quem foi manipulado, não preciso dizer por quem?
Sei que a inspiração de José de Alencar foi o conto de La Fontaine o Leão Manhoso. Porém me lembrou de uma peça de teatro que não me lembro o nome com o triângulo picaderistico amoroso entre Pierrot, Colombina e Arlequim, o triângulo entre o amor platônico e carnal e o entre-meio deles.
Neste triângulo entre o amor celestial e o mais viceralo melhor é entre os dois mundos