dramosn 17/09/2020
Terra do Pecado foi o primeiro romance publicado por José Saramago, em 1947, pela Editorial Minerva. Em entrevista ao jornal O Independente, em 17 de maio de 1991, dizia o escritor sobre este seu primeiro romance: "Escrevi o meu primeiro livro aos 25 anos, em 1947. Chamava-se a "Viúva". Foi publicado pela Minerva, mas o editor achou que "A Viúva" não era um título comercial e sugeriu que se chamasse "Terra do Pecado".
nessa primeira obra do autor português, encontramos uma linguagem e escrita totalmente diferente do que já estamos acostumados nas suas últimas obras: há todos os usos estruturais da língua e suas formas de utilização (como devem saber, Saramago não utiliza pontuações em seus livros e essa fama nomeou esse estilo de escrita como ?saramaguiana?). Contudo, conseguimos ver o começo daquele estilo e escrita do Saramago do futuro, com seus leves toques de acidez, seus diálogos metafísicos durante as páginas e aquelas ?singelas críticas? que encontramos entrelinhas.
em ?Terra do Pecado? somos apresentados a Maria Leonor, uma viúva, mãe de duas crianças e que se vê sem chão após a morte do marido. não obstante, nossa personagem vive entre o passado feliz ? relembrando de seu casamento e vida amorosa ? e o presente que não é nada fácil e alegre para a atual dona do lar. assim, Maria Leonor se vê perdida em como administrar uma casa, empregados, dinheiro e educação dos filhos com sua atual situação. embora Maria Leonor ser uma mulher frágil, dependente e ensinada apenas aos afazeres domésticos e maternos, após a perda do marido, ela adoece rapidamente pela tristeza, mas precisa a todo custo levar o comando da propriedade da família e cuidar agora da vida de seus filhos e empregados.
ainda que Maria Leonor ache culpa por não seguir os passos do marido ? pois a sociedade da época e daquele local, indicava que toda viúva deveria ir junto com esposo falecido ou que jamais deveria sorrir novamente, demonstrando sentimentos felizes e alegres, em outras palavras: ficar de luto eterno ?, ela se vê entre a cruz e a espada quando lentamente e secretamente começa a desejar um outro homem. nascendo ali a ?terra do pecado?...
ao longo das páginas, já visualizamos a maestria de Saramago em descrever e contar histórias. aqui já vemos claramente uma crítica à religião e à Igreja, quando deixa evidente as opiniões dos personagens Benedita (empregada beata) e do padre; contra os comentários céticos e fortes do médico Viegas (ateu). a luta contra o certo e errado começa a crescer dentro da vida e consciência de Maria Leonor e a chegada de seu cunhado só piora toda a situação sem controle.
sem dúvida, ?Terra do Pecado? é um livro que parece ser simples e abordar uma história normal, mas vai muito além do que imaginamos! as opiniões, críticas e modos de uma sociedade é bem detalhada a cada página e ao longo do livro, somos abordados por questionamentos sobre moral e religião. o que é certo para mim, será certo para você? a visão do certo e errado é relativo e no final o que realmente importa: nossa felicidade ou moral?
?Foi o Doutor Viegas que me salvou, dirão os cépticos; foi Deus que, por intermédio dele, não quis que eu morresse já, dirão os crentes; ainda não era a minha hora, dirão os fatalistas. Todos temos razão, afinal. Eu fui salva quando me perdia?.