Terra do Pecado

Terra do Pecado José Saramago




Resenhas - Terra do Pecado


4 encontrados | exibindo 1 a 4


ElisaCazorla 10/01/2024

Quase que não gostei, mas...
Desde que uma amiga me trouxe esse livro lá da terra de Saramago há alguns anos, ele encabeça minhas próximas leituras mas na hora do 'vamos ver', é desbancado por algum outro livro. Acredito que depois de ler tantas críticas sobre essa obra vindas do próprio autor, fiquei bastante desmotivada. Enfim, chegou a vez desse querido livro que abriu as portas da literatura para o meu amado Saramago.
Achei muito interessante ler este livro depois de ter lido muitas outras obras do autor, tanto as clássicas mais conhecidas quanto as menos conhecidas como Todos os Nomes e O Homem Duplicado, por exemplo.
Este é, sem dúvida, a obra mais distante do que reconheço como estilo saramaguiano.
Preciso admitir que ler as primeiras 80 páginas foi um desafio. O estilo todo único do Saramago não está aqui em sua grandeza, muito embora possamos reconhecer um início, um leve início. Recheado de diálogos, dividido por parágrafos curtos e marcado por capítulos, o livro pode não lembrar Saramago, mas quando nos aprofundamos na complexidade das personagens encontramos ali a semente que já germinava naquele cérebro genial. E isso, pra mim, foi o melhor do livro.
Apesar do esforço enorme e dos dias que tive que demorar para conseguir vencer as primeiras 80 lentas e enfadonhas páginas, o livro quase que se torna outro com a chegada do cunhado da viúva.
Aliás, Saramago queria que este livro se chamasse A Viúva. Honestamente, concordo com ele.
As últimas 100 páginas eu li numa sentada e completamente interessada! O final, ou algo que se pareça com um final, foi inesperado e, sim, bem típico do Saramago.
A experiência foi ótima!
comentários(0)comente



ManoelaBalbino 09/06/2023

Amei
Foi uma história totalmente diferente de tudo que já li do autor, mas eu amei! Gostei de todos os personagens, de toda a trama. Foi um pouco arrastado ali na página 120 até a página 180, mas foi muito gostoso de ler!
comentários(0)comente



dramosn 17/09/2020

Terra do Pecado foi o primeiro romance publicado por José Saramago, em 1947, pela Editorial Minerva. Em entrevista ao jornal O Independente, em 17 de maio de 1991, dizia o escritor sobre este seu primeiro romance: "Escrevi o meu primeiro livro aos 25 anos, em 1947. Chamava-se a "Viúva". Foi publicado pela Minerva, mas o editor achou que "A Viúva" não era um título comercial e sugeriu que se chamasse "Terra do Pecado".

nessa primeira obra do autor português, encontramos uma linguagem e escrita totalmente diferente do que já estamos acostumados nas suas últimas obras: há todos os usos estruturais da língua e suas formas de utilização (como devem saber, Saramago não utiliza pontuações em seus livros e essa fama nomeou esse estilo de escrita como ?saramaguiana?). Contudo, conseguimos ver o começo daquele estilo e escrita do Saramago do futuro, com seus leves toques de acidez, seus diálogos metafísicos durante as páginas e aquelas ?singelas críticas? que encontramos entrelinhas.

em ?Terra do Pecado? somos apresentados a Maria Leonor, uma viúva, mãe de duas crianças e que se vê sem chão após a morte do marido. não obstante, nossa personagem vive entre o passado feliz ? relembrando de seu casamento e vida amorosa ? e o presente que não é nada fácil e alegre para a atual dona do lar. assim, Maria Leonor se vê perdida em como administrar uma casa, empregados, dinheiro e educação dos filhos com sua atual situação. embora Maria Leonor ser uma mulher frágil, dependente e ensinada apenas aos afazeres domésticos e maternos, após a perda do marido, ela adoece rapidamente pela tristeza, mas precisa a todo custo levar o comando da propriedade da família e cuidar agora da vida de seus filhos e empregados.

ainda que Maria Leonor ache culpa por não seguir os passos do marido ? pois a sociedade da época e daquele local, indicava que toda viúva deveria ir junto com esposo falecido ou que jamais deveria sorrir novamente, demonstrando sentimentos felizes e alegres, em outras palavras: ficar de luto eterno ?, ela se vê entre a cruz e a espada quando lentamente e secretamente começa a desejar um outro homem. nascendo ali a ?terra do pecado?...

ao longo das páginas, já visualizamos a maestria de Saramago em descrever e contar histórias. aqui já vemos claramente uma crítica à religião e à Igreja, quando deixa evidente as opiniões dos personagens Benedita (empregada beata) e do padre; contra os comentários céticos e fortes do médico Viegas (ateu). a luta contra o certo e errado começa a crescer dentro da vida e consciência de Maria Leonor e a chegada de seu cunhado só piora toda a situação sem controle.

sem dúvida, ?Terra do Pecado? é um livro que parece ser simples e abordar uma história normal, mas vai muito além do que imaginamos! as opiniões, críticas e modos de uma sociedade é bem detalhada a cada página e ao longo do livro, somos abordados por questionamentos sobre moral e religião. o que é certo para mim, será certo para você? a visão do certo e errado é relativo e no final o que realmente importa: nossa felicidade ou moral?

?Foi o Doutor Viegas que me salvou, dirão os cépticos; foi Deus que, por intermédio dele, não quis que eu morresse já, dirão os crentes; ainda não era a minha hora, dirão os fatalistas. Todos temos razão, afinal. Eu fui salva quando me perdia?.
comentários(0)comente



Erika 14/12/2019

Nasce Saramago
Apesar do Portuga nunca ter gostado deste livro, já sinaliza nele tudo o que vem depois: mulheres desorientadas e por vezes histéricas; homens influenciáveis e por vezes frouxos e vilanias suaves e surreais. Leitura arrastada e previsível, mas já absurdamente carimbada: Saramago
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR