Lívia GM 30/10/2023
Redirecionando as motivações de um coração perfeccionista
Costumo dizer que a personalidade que temos potencializa algumas das áreas de nossa vida, enquanto nos limita em outras. Não é incomum nos sentirmos aprisionados dentro de nós mesmos ao observar o quanto certas características nossas têm nos impedido de prosseguir, de almejar novos ares e, até mesmo, de alcançar muitas de nossas idealizações pessoais e profissionais. Estava em meio a procura de leituras que me proporcionassem um trabalho com o meu interior quando encontrei essa obra e, é claro, não poderia deixar de lê-la. Ela veio em uma boa hora, pois necessitava confrontar algumas atitudes do meu próprio coração.
Por meio do relato da história de vida de pessoas perfeccionistas - e cristãos-, a autora procura analisar as características do perfeccionismo no comportamento de um indivíduo. Mostrando que muitos cristãos servem ao deus da Perfeição ao invés do Deus que é perfeito. Fato que os leva a colocar sobre si e não sobre a graça de Deus aquilo que fazem, assim as obras se tornam o centro de suas vidas e pouco a pouco Cristo é posto de lado. Além disso, apesar de serem crentes professos, não confiam plenamente que Deus é Aquele que os sustenta. Por isso, perseguem a perfeição e querem ter um desempenho livre de todo e qualquer erro. Afinal, se eles não assim fizerem, quem o fará? E é neste ponto que se enganam.
Mas a autora não para por aí, desvendando as minúcias da atuação de um coração perfeccionista, ela nos mostra que o fato de por vezes querermos fazer tudo de modo impecável - não errarmos na frente de outros, termos o lugar de destaque entre os demais etc. - esconde um outro desejo pecaminoso: desejamos a glória que é de Deus. Pois, se formos bem sucedidos, teremos o reconhecimento alheio, seremos benquistos e estimados.
Estas e outras confrontações são trazidas ao longo desta obra. Sua leitura me proporciou uma profunda autorreflexão, percebi que apesar de não transparecerem, muito dos pensamentos e atitudes que tenho e já tive, apesar da sua boa aparência, tinham raízes pecaminosas, levando-me assim a erros como: idolatria (ao deus da perfeição), falsa humildade, querer usurpar a glória que não é minha, mas de Deus e assim por diante.
Se você é um perfeccionista e deseja ressignificar o modo como você leva a sua vida, certamente esta obra é indicada para você.