@srlucasm 03/05/2020
Conselhos para imitar Cristo
É muito divertido ver alguém imitando algum famoso na internet. Tem comediantes que imitam a voz, outros imitam o rosto. Na infância, havia uma brincadeira que se chamava "Andamos todos iguais"; que consistia em andar igual ao que a pessoa ao lado fazia. Em nossa vida espiritual temos que imitar alguém. Essa imitação não pode ser feita nos domingos, é uma imitação diária. Quem devemos imitar? Cristo! E como devemos imitar? Esta obra de Tomás de Kempis responderá essa pergunta.
Dividido em quatro partes, o autor apresenta conselhos práticos para a vida cristã. O livro apresenta conselhos para a vida espiritual (Livro 1) e para a vida interior (Livro 2). Apresenta conselhos para nos consolar interiormente (Livro 3); e por fim, fala sobre o sacramento e como devemos nos portar (Livro 4).
A parte mais longa desse livro é o Livro 3 (Consolações Interiores). Nele, o discípulo dialoga com Jesus e vice-versa. São vários conselhos que Jesus apresenta ao seu discípulo. Na última parte, o Livro 4 (Sobre o Sacramento), apresenta uma visão bem clara sobre a Ceia do Senhor.
São vários conselhos que eu não conseguiria elencar todos, mas é bem frequente os conselhos sobre a humildade. Humildade para não se apegar às coisas daqui, humildade para não desejar vanglória terrena, humildade para não se achar melhor do que ninguém (inclusive referente à vida espiritual).
Ficou interessado em ler? Escrito no século XV, esse tratado de moral cristã (considerado por alguns), é um convite para viver uma vida cristã diferente da que você está vivendo atualmente. Recomendo a leitura, mas não recomendaria ler e deixar de lado nas leituras concluídas, pois são conselhos que valem a pena ler diariamente. Findo as minhas palavras destacando alguns trechos:
"Poderíamos desfrutar de muita paz, se não nos ocupássemos com as palavras e as ações de outros homens, com coisas que não nos dizem respeito."
"Concede-me, ó Senhor, saber aquilo que vale a pena saber, amar o que vale a pena amar, louvar aquilo que mais te agrada, valorizar aquilo que é precioso para ti e desprezar o que, diante de teus olhos, é desprezível."
Att,
Lucas M.
site: naodesistadedeus.tumblr.com/tagged/prores