BeatrizFonseca1 25/03/2024
Conjunto estruturado e sistemático de ideias é a melhor definição de ideologias , Aristóteles criou o conceito das coisas, que são a causa material, por exemplo, a madeira, a causa material, a madeira se transformou em mesa, a causa motriz ou seja, o artesão que construiu a mesa com a madeira e a causa final, que o proposito da construção, da mesa, e existe uma hierarquia, com relação a esses ascptos.
A religião para Marx, é o opio do povo, ou seja ele não se revolta porque acredita que vai ser recompensado ,com a ideia do céu ou que é pobre, pq foi castigo, por seus pecados.
A dominação de se dá , por elementos políticos, leis , a educação e a cultura, quando o ser humano defende, que somos desiguais, porque a natureza ou Deus quis assim, estamos tirando nossa responsabilidades e nossas ações do jogo de relações sociais e econômicas, só o capital é fato propriedade, a terra e o trabalho não são.
A Ideologia é uma forma de dominação, e ela age através da ocultação da luta de classes,
os seres humanos se distinguem dos animais porque racionalizam , ou seja porque pensam
A dialética está associada ao pensamentos e ideias , que são divididos em polos , o trabalhador é uma mercadoria, porque ele vende sua força de trabalho, de acordo com as teorias de Karl, a mais valia é o lucro do burguês, sobre a mercadoria
A ciência deve ir dos fatos as ideias e não o contrario.
Marx argumentou que a História dos homens e a História da natureza, são interligadas e uma interfere na outra.
a cultura está relacionada com a arte, a filosofia e a linguagem , a História é contruida por um motor externo que produz acontecimentos, mas claro esses acontecimentos são influenciados por fatores humanos.
O Ser humano diferente das coisas da natureza, possui o livro arbitro, enquanto a natureza, segue leis mecânicas, na idade média, o clero argumentava que o acumulo de dinheiro era algo pecaminoso, mas as ideologias de Lutero e Calvino, argumentam que não pecado vc acumular o lucro.
Toda coisa vai ter um significado, se for uma empresa, seu significado é gerar lucros, se for uma montanha o significado para o pintor é suas linhas, texturas e cores, se for um aventureiro ele vai vai querer subir na montanha.
O empirismo está associada a ideias através das sensaes, e as ideologias , atreves de mecanismos das representações das ideias e símbolos, que defendem algum fator social ou politico.
A História não é a suspensão de fatos no tempo, e o progresso e a evolução de ideias, mas como os homens se desenvolvem em contextos e condições predeterminadas, que podem ser econômicos e socais, ela está veiculada a práxis, que significa modo como agimos e nos comportamos, de acordo com leis, regras e códigos, de sociabilidade .
a ideologia esconde as realidades sociais, uma ideologia pode ser quebrada ou destruída, de forma radical, ou de forma mais branda, através de reformas trabalhistas, por exemplo como uma revolução, exemplo revolução russa ou francesa, Marx pregava a doutrina que existe a luta de classes, e que o proletariado deve trabalhar para buscar melhores condições de vida e se livrar da influencia burguesa.
os iluministas, queriam destruir o poder da Monarquia e a influencia do clero, no estado, eles queriam que o estado fosse laico.
Os positivistas explicavam que as pessoas explicam os fatos, primeiramente por um viés, religioso, depois por um viés, metafisico e cientifico.
a ordem na ciência só ocorre se a teoria estiver em harmonia com a metodologia.
Para Marx, o materialismo está veiculado as relações de produção, que são as formas que o homem produz e reproduz e organizam a sua vida, existe as relações sexuais, que servem para a procriação e o trabalho é divido entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.
A alienação religiosa é a suprema das alienações, no fetichismo material, os homens se transformam em coisas e as coisas ganham a mais valor do que deveriam, no trabalho esxite uma hierarquia, entre os burgueses, os donos da meios de produção e os proletariados, que vendem sua força de trabalho para receber o capital, o homem é um alienado, porque não consegue perceber que ele que determina seus caminhos e que toma suas escolhas, e naõ seu chefe.
Uma ideologia é um sistema de representações e ideias, criadas por intelectuais"uns pensam, outros trabalham, alguns consomem e outros produzem, mas não podem consumir o produto dos seus trabalhos" (p.65)
O Grande poder do estado são as leis, que criam os mecanismos que regulam as relações sociais, as ideias de distribuição de características são distribuídas , através da educação e da religião e não existe universalidade humana, porque as ideias particulares, são modificas para existirem ideias gerais. Na sociedade medieval, não havia mobilidade de classe, existe o rei e o clero , em cima da pirâmide social e os trabalhadores rurais(camponeses) em baixo.