Antologia Poética

Antologia Poética Cecília Meireles
Cecília Meireles




Resenhas - Antologia Poética


61 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lucas.Kryzozun 05/11/2024

Interessante
Olha, eu gosto muito quando organizam e lançam antologias de escritores clássicos pois facilita o primeiro contato com o autor.

Essa antologia acaba sendo um pouco mais especial justamente porque quem fez a seleção dos poemas foi a própria autora.

Particularmente, eu achei a escrita muito boa, não atoa Cecília é considerada uma das maiores poetas da Língua Portuguesa. No entanto, eu não li com muito afinco, estava mais para: quero ir rápido para terminar rápido ou ser surpreendido em algum momento.

Eu procurava?

Enfim, em outro momento posso retornar a essa obra e encontrar o que procurava.
comentários(0)comente



Jasmimcafé 20/10/2024

Sai do planejamento e me surpreendi...
No dia do meu aniversário, eu fui ao sebo com a intenção de comprar "Orgulho e Preconceito", mas, ao chegar lá, decidi fazer diferente. Me deixei levar por um impulso e acabei comprando "Antologia Poética", de Cecília Meireles, sem nunca ter lido nada dela antes. Eu sempre estive presa à leitura de Clarice Lispector, mas essa decisão foi uma das melhores que já tomei. A poesia de Cecília me surpreendeu de forma encantadora, sua escrita é única e me fez mergulhar em uma nova fonte de inspiração. Ao longo da leitura, escrevi muitos dos meus próprios poemas, com um frescor criativo que só ela poderia me proporcionar. Amei a maioria dos poemas escolhidos e senti uma conexão forte com seu estilo, exceto pela seção dedicada à Índia, que achei um pouco entediante. Mesmo assim, não há dúvida de que ela é uma das melhores autoras brasileiras que já li.
comentários(0)comente



Jaime77 23/08/2024

Célia é amar a dor, Cecília é o mar e a dor
"Antes teu olhar não era, nem será depois, - primavera. Pois vivemos do que perdura, não do que fomos".

Pra mim, uma das melhores coisas sobre Cecília Meireles é a sua leveza, o ar de experiência que ela transmite em qualquer verso dos seus poemas, como quem vê o sofrimento do primeiro coração partido e pensa "haverá muitos outros, e já vivi tanto que pouco me importa o sofrimento futuro". Sinto que Cecília aborda o motivo do "ser" com um olhar conformado, com um sentimento de que "o que tiver que ser, será" - e é nesse momento no qual ela mais se aproxima de mim, por isso amo e admiro tanto suas obras. Sua paixão pela efemeridade, pelo mar, pelo céu e pelas estrelas constrói obras com um quê de dor conformada, com um sentimento de proximidade e superação. Superação essa que, no entanto, nunca se confunde com esquecimento. Seguir em frente, para Cecília, significa, também, lembrar. Cecília valoriza a dor e seu processo, inspira a superação na mesma medida que exalta o sofrimento. Os poemas de Cecília são belos, e igualmente tristes.

"Mas tudo é tão belo, embora triste, que já não me importa sua vida morta, se em mim subsiste"
comentários(0)comente



Pierre15 10/08/2024

Cecília é maravilhosa
49ª Leitura do ano. Palavras de Cecília: - "A vida é uma flor que se abre lentamente." - "Não sou alegre nem sou triste: sou poeta." - "A poesia é a linguagem da alma." - "Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira."Faltam-me palavras para demonstrar o amor que sinto por Cecília Meireles. Seu amor pela natureza, pela vida e pela arte transborda em cada palavra. Cecília nos ensina a encontrar beleza nas pequenas coisas, a apreciar a simplicidade e a descobrir poesia no cotidiano. Em sua obra, encontramos a força da mulher, a sensibilidade da artista e a sabedoria da vida. Cecília perdeu os pais muito cedo, sendo criada pela avó materna. Essa experiência marcante influenciou profundamente sua sensibilidade e seu amadurecimento precoce. Além de poeta (Poeta do Brasil, pois combateu a palavra "poetisa" devido à discriminação de gênero que depreciava outras artistas, como se houvesse caminhos distintos para um poeta), Cecília foi uma dedicada professora. Acreditava no poder da educação e fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Em uma época em que as mulheres tinham papéis sociais mais restritos, Cecília se destacou como intelectual e defensora dos direitos femininos. A Global Editora demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a literatura ao publicar a antologia poética de Cecília Meireles. A natureza é um elemento central na poesia de Cecília Meireles. Através de imagens vívidas e sensoriais, a poetisa estabelece uma profunda conexão com o mundo natural, utilizando-o como um espelho para refletir os estados da alma humana. Em 'Moema', por exemplo, o mar simboliza tanto a imensidão da vida quanto a profundidade do inconsciente. Ao comparar a mulher indígena à força das ondas, Cecília Meireles cria uma imagem poderosa e evocativa que transcende o tempo e o espaço. Essa relação íntima com a natureza é um ponto em comum com a poesia de Alejandra Pizarnik, que também utiliza elementos naturais para expressar seus sentimentos de angústia e solidão. Cecília Meireles é a minha poeta favorita junto com Alejandra Pizarnik. Seus versos me acompanham desde a adolescência e me ajudam a encontrar sentido em um mundo muitas vezes caótico.? @pierreaouza07
comentários(0)comente



Marvy 08/08/2024

Adorei
Escolhi esse livro na primeira oportunidade que tive porque já fazia um bom tempo que eu queria conhecer a escrita da Cecília Meireles, para além dos pequenos trechos que eu já vi por aqui e por ali.

Essa é uma obra com uma sensibilidade tão grande que a gente precisa de tempo pra digerir todas as palavras e todos os poemas. Eles são de temas variados e cada um possui sua beleza.

Foi incrível poder finalmente entender porque a Cecília fez, faz e ainda fará muita história com suas palavras e textos. Estou ansiosa pra ler outros livros dela!
comentários(0)comente



Karini.Couto 24/07/2024

Nesse volume temos uma coletânea com diversos poemas da autora que marcam sua trajetória e ultrapassa gerações.
*
A obra me proporcionou através desde título reler textos a muito lidos e outros inéditos, que tocam de formas diferentes e um verdadeiro mergulho na nostalgia, relembrando-me a primeira vez que tive contato com obras da autora.

Falar sobre os poemas de Cecília Meireles é falar sobre sentimentos, ações, reações, vida e os infinitos que compõe cada um de nós. Como costumo dizer: "nossos infinitos particular", e que vão de encontro com a complexidade de tudo aquilo que compõe o "Eu" evidenciando a riqueza de sentimentos, momentos... A vida, nós e seus significados que são intimistas e pessoais a cada um.

"O mar e a neblina
que um morto navega
são muito mais fáceis
que, aos vivos, a terra."

Uma seleção na voz universalizante de nossa tradição lírica, onde Cecília Meireles criou uma rede de significados em torno da solidão, do sonho e da melancolia refletindo complexidades e riquezas sem paralelos na poesia moderna.

"Nu como nascera
ali se caía.
Só tinha os sapatos:
lembrança da vida."


site: https://instagram.com/alempaginas
comentários(0)comente



Simone Pagliari 23/06/2024

Antologia
Uma obra sobre as pequenas maravilhas da vida até os questionamentos sobre o destino do mundo e da humanidade. A autora no prefácio comenta: Há muita maneira de fazer-se uma antologia e não se sabe qual seja a melhor.
comentários(0)comente



Livia2291 08/06/2024

Belíssimo
"Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta."
comentários(0)comente



João Pedro 19/05/2024

Poeta da alma
"Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta". Esse trecho do poema "Motivo", que abre esta antologia, está cravado no meu imaginário pessoal desde pequeno e reencontrá-lo nessa leitura foi um deleite. A "Antologia Poética" de Cecília Meireles foi publicada em 1963, um ano antes de sua morte, e a seleção dos poemas se deu pela própria autora, então reputo ser essa uma excelente maneira de ter um primeiro contato com sua poesia. É um olhar acurado da poeta sobre a obra de toda a sua vida. Verdadeira joia.

Cecília tem o tipo de poesia que mais me agrada, porque dotada de simplicidade nas palavras, mas de profunda sentimentalidade no que ela transmite. Por vezes melancólica, Cecília joga seu olhar lírico sobre alguns temas recorrentes na sua obra: o mar, a morte, o amor, o divino, a natureza, a beleza do simples e o mistério do tempo.

Reflexiva e contemplativa, a poesia de Cecília Meireles é daquelas que requer pausas para olhar o nada e pensar em tudo. Cecília é poeta da alma. As seleções dos livros "Viagem", "Mar Absoluto" e "Retrato Natural" foram as minhas favoritas.
comentários(0)comente



Jeh.vias 17/05/2024

Ótimo para ler aos poucos
Trata-se de um livro onde a autora publicou vários de seus poemas, alguns inéditos.
Em cada poema é possível perceber que Cecília pensava muito sobre a vida e a morte, ela também buscava utilizar elementos da natureza como animais, praias e falava bastante sobre o mar.
Acredito que este livro é muito bom para ler esporadicamente, um ou outro poema, mas para uma leitura corrida, não vale muito a pena, porque torna-se muito cansativo.
O tom da obra só vai mudar um pouco depois do "bloco" do Aeronauta, aí ela colocou umas poesias que falam sobre outras coisas, além da morte e do mar.
É curioso, porém, que a própria autora tenha escolhido os seus poemas para compor o livro.
Dei nota 3,5 por ter sentido bastante vontade de abandonar a leitura em alguns momentos, quando ficava um pouco repetitivo.
Segue um dos que favoritei:

"Máquina breve (1960) - inédito

O pequeno vaga-lume
Com sua verde lanterna,
Que passava pela sombra
Inquietando a flor e a treva
- meteoro da noite, humilde,
Dos horizontes da relva;
O pequeno vaga-lume,
Queimada a sua lanterna,
Jaz carbonizado e triste
E qualquer brisa o carrega:
Mortalha de exíguas franjas
Que foi seu corpo de festa.

Parecia uma esmeralda,
E é um ponto negro na pedra.
Foi luz alada, pequena
Estrela em rápida seta.

Quebrou-se a máquina breve
Na precipitada queda.
E o maior sábio do mundo
Sabe que não a conserta."
comentários(0)comente



bevivendo 01/04/2024

Gostei mais da primeira metade do livro e do final. o capítulo "romanceiros da inconfidência" é bem cansativo, muitos momentos históricos e palavras antigas, não é o tipo de poesia que gosto.

pensei em desistir mas fui até o fim, e que bom, as poesias que gostei valeram muito a pena.
comentários(0)comente



Dani 31/03/2024

Eterna Cecília
Poemas, vem direto da alma, um encanto por si só, traduz o que sentimos lá no fundo e reflete seus desejos.
comentários(0)comente



Cami Vitória 28/02/2024

Cecília!
Uma obra prima realmente, Cecília é incrível em suas palavras. Teve momentos do livro que me dispersei não consegui aproveitar bem, estava mais acostumada com livros de poesias mais curtos, mas acredito que essa tenha sido uma falha minha, a escrita de Cecília é poética, é encantador como a gente consegue ver traços de sua história, de suas viagens nas poesias...
comentários(0)comente



Elizeu.Alex 28/11/2023

Cecília, Cecília...
Como pode alguém escrever com tanta maestria?

Cecília consegue colocar em palavras as maiores angústias e aflições vividas ou sentidas por alguém que esperava mais da vida pra si.

eu choro com Cecília. tenho em minha memória claro os poemas que, durante muito tempo, se tornaram um lema, um suporte, um abrigo.

essa obra é uma pérola.
viva a literatura brasileira!
viva a língua!
viva o sentimento!
viva Cecília!
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 12/11/2023

Antologia Poética - Cecília Meireles
Sem palavras para a qualidade deste livro. Realmente, uma joia da literatura brasileira.
Cecília Meireles reúne neste livro uma coletânea de poemas escritos por ela mesma, os quais ela mesma selecionou para compor esta obra.
A qualidade das poesias é imensurável, não decaindo em nenhum momento, e mantendo uma beleza inexplicável.
É um livro que todos devemos ter em nosso repertório de leitura, podendo ser lido e relido inúmeras vezes, tamanha a sua qualidade.
Recomendo a todos que façam a leitura, e se deliciem com a extrema qualidade e poesia explícita nessas páginas.
comentários(0)comente



61 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5