Julhaodobem 23/11/2021
Conhecendo Cecília
Conheça meu blog: https://jornalficticio.blogspot.com/?m=1
A cada leitura nova procuro dar uma chance a poesia, uma arte feita com palavras. A Antologia Poética de Cecília Meireles que chegou em minhas mãos é um desses livros que me mostrou a categoria de poemas que mais adoro. Durante os meus primeiros anos como leitor sempre ouvi falar de uma tal de Cecília Meireles, uma mulher importante da segunda fase do modernismo brasileiro, a famosa geração de 30 em pleno Estado Novo, uma década de crescimento dos movimentos autoritários e opressivo que culminou no Nazismo e o Fascismo. Infelizmente na época do meu ensino médio eu era um jovem distraído e pouco influenciado a ler poemas, mesmo com uma incrível professora de português que tentava passar um pouco do seu conhecimento literário para aos seus alunos, era logo ignorada pela falta de interesse dos adolescentes alienados com a preguiça, o consumismo e a vida fácil que as redes sociais prometiam, perdendo assim os ouvidos para as letras e versos. Queriam mais a pura e simples putaria, bolos com algo a mais e dormirem na carteira por 4 horas. Então não consegui entender o porquê devia se ler poemas, mesmo que naquele época o meu único refúgio da sala purgatório era a biblioteca da cidade onde li Machados, Tolkiens e Coelhos. Tudo mudou, agora que estou longe da opressão acabei resolvendo me aventurar no mundo da poesia e acabei encontrando esta Antologia que mudou a minha percepção de versos modernistas.
Pesquisando mais sobre a autora descobri que ela era jornalista, pintora, escritora, poeta e professora. Uma bagagem impressionante, ainda mais para uma mulher que viveu em uma época moderna do machismo entre guerras. Este livro foi o meu primeiro contato oficial com sua poesia, consegui me aprofundar na sua escrita pela forma peculiar que via o mundo. A Antologia culmina com vários poemas de outras publicações da autora junto com alguns exclusivos montando um grande livro que explora as fases de quem era Cecília Meireles, o que me fez entender o amor em seus poemas intercalado em vários temas como o próprio sentido de afeto, outros com toques religiosos, como algo simples junto com a morte e o tempo que na maioria são retratados com belos versos. O tom intimista também está presente em seus poemas, com um teor mais leve e fácil de compreensão sendo crucial pois é uma linguagem que é fácil de ser lida nos dias de hoje por conta da aproximação temporal da escola literária que ela se encontra.
Por fim não é um mistério nenhum que está Antologia Poética de Cecília Meireles se transformou em um dos melhores livros até agora sobre poemas que li este ano de 2021, consequentemente com um tema histórico que é um dos que mais dou atenção, o mordernismo com a época da Ditadura de Vargas. Sua poesia é algo que transparece a formalidade, a cada poema é um aperto de mão íntima que te leva a história da alma ou do mundo físico, por meio da observação e o conhecimento. É isto que admiro na poesia da Cecília, o poder tanto do coração e da racionalidade. Quando uma leitura fornece isso ao leitor, para mim abre o verdadeiro poder da poesia, mexer com seus sentimentos de formas inesperadas.