AdrianoBiLL 12/06/2023
O forte da Tess definitivamente não é o Sci fi.
Tess Gerritsen é minha autora preferida da vida. Já li vários livros dela, inclusive suas duas obras-primas em minha opinião são "O Cirurgião" e "Desaparecidas". Porém, "Gravidade" não é um trabalho que se sobressai da autora.
Confesso que fiquei bastante interessado em conferir esta obra da Tess, e exatamente por ser uma temática diferente do que geralmente ela costuma abordar em seus livros.
O maior problema pra mim foi o início do livro (diria que até a metade), porque ele não me prendia, não me sentia entusiasmado pela história que estava sendo contada, pelo contrário, era uma leitura cansativa, entediante, onde a história se embaralhava e não acontecia absolutamente nada de relevante.
Temos aqui uma história que demora para engrenar, demora pra tomar corpo, demora pra sua leitura realmente fluir e você de fato se sentir interessado naquela história.
Ainda assim o livro não é inteiramente ruim, pois justamente da metade em diante ele se torna mais interessante. A partir do momento que temos aquele contraponto do espaço com a terra, a leitura começa a fluir bastante e você começa a ficar cada vez mais curioso em descobrir o que de fato é aquilo que eles estão lidando.
Toda essa mistura de ficção científica, ciência espacial e medicina (que é a área da Tess) funciona no livro quando realmente é posto à prova. Porque antes realmente me entediou.
Outro ponto negativo que eu não posso deixar de mencionar: eu acho que esses inúmeros termos mais científicos, ou até mesmo as várias abreviações que encontramos durante a leitura, atrapalham demais exatamente a fluidez da leitura, pois ter que ir no final do livro buscar as explicações para os termos abreviados ninguém merece.
Em suma, é um livro ok, um livro bom, nada espetacular, pois a própria Tess tem obras infinitamente melhores e muito mais interessantes.
Recomendo o livro? Até recomendo, se você tiver um apreço por livros de ficção científica e tiver paciência com o início, que é maçante.
E só pra deixar registrado aqui: eu acredito que este livro daria um ótimo seriado, que poderia ser até melhor que o próprio livro.